AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

VÍDEO - A LUTA ENCARNIÇADA DE DOIS ESCARAVELHOS POR UMA BOLA DE CÁCA



Uma pequena bola de cáca é um verdadeiro tesouro para estes rola-bosta-africanos (Digitonthophagus gazella). E neste pequeno canto da África do Sul, deve haver uma escassez de esterco devido a competição mortal entre dois escaravelhos por causa de uma bola de esterco. O narrador não pode deixar de rir, enquanto a Nat Geo apresenta curiosidades sobre os insetos. 

Esta espécie de besouro coprófaga tem grande relevância económica como controle biológico da mosca-dos-chifres (uma praga para o gado). Foi introduzida no mundo todo e no Brasil chegou pela mão da Embrapa em 1989.

vídeo
Ocorre que o esterco é o principal meio proliferador das larvas da mosca-dos-chifres, que pica as vacas incessantemente durante todo o dia, conduzindo o animal a um estado crítico de stresse, e que baixa produção de leite, perda de peso e inclusive à morte.

O rola-bosta-africano é bem eficiente, se comparado as espécies de rola-bostas encontradas no Brasil, consumindo mais esterco em um intervalo menor de tempo, multiplicando-se rapidamente e apresentando um ciclo de vida curto. Além de desmantelar e enterrar o esterco -destruindo o habitat das larvas da mosca-, ele acaba ampliando a área de forragem disponível para o gado.

https://www.mdig.com.br


Sem comentários: