AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A PONTE VECCHIO, A PONTA CHEIA DE LOJAS EM FLORENÇA - ITÁLIA

Muitos séculos atrás, as pontes serviam a muitos propósitos. Além de atravessar um curso de água, era comum que as pontes medievais tivessem capelas e lojas construídas sobre elas, e muitas foram fortificadas com torres e muralhas porque serviam como pontos de entrada para importantes cidades. A Ponte Velha sobre o rio Arno, em Florença, Itália, é uma ponte de pedra medieval notável por ter lojas construídas ao longo dela.




01
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 01
Via







A primeira ponte sobre o rio Arno foi provavelmente construída pelos romanos em pedra e madeira e é mencionado em um documento que remonta a 996. A ponte foi varrida por uma enchente em 1117 e foi reconstruída em pedra para ser destruído novamente por outra inundação em 1333, restando apenas seus dois pilares centrais. Novamente a ponte foi reconstruída, 12 anos depois, projetada por Taddeo Gaddi, pupilo mais talentoso do arquiteto e pintor Giotto.

Hoje, o rio Arno é cruzado por seis pontes e todas permitem a travessia de carros e pedestres, exceto a Ponte Vecchio. Isso porque esta ponte medieval icônica está sempre lotado de turistas e compradores.

A Ponte Vecchio foi o lar de lojas em toda a sua extensão desde o século 13. Comerciantes vinham vender suas mercadorias em bancadas após receber a aprovação para fazê-lo junto das autoridades competentes. Quando um comerciante não podia pagar suas dívidas, a bancada sobre a qual ele vendia suas mercadorias (banca) era quebrada (rotta) fisicamente pelos soldados, fechando efetivamente o seu negócio. Esta prática era chamada de "bancarrota" e acredita-se que o conceito econômico de falência originou aqui.

As lojas pertenciam à Comuna e eram alugadas originalmente para açougueiros, peixarias, e curtidores. Mas estes comerciantes produziam tanto lixo e mau cheiro que o Duque Ferdinando de Medici expulsou-os dali substituindo-os por ourives. O problema era que o Corredor de Vasari, que liga a Câmara Municipal de Florença com o palácio da família governante, passa sobre a Ponte Vecchio e tinha que suportar o mau cheiro. Assim, o duque decidiu que os novos ocupantes da ponte deviam ser ourives.

Os joalheiros ainda compõem a maioria das lojas de Ponte Velha hoje. Na verdade, alguns dos melhores joalheiros de Florença vendem suas criações nesta ponte medieval. Existem também alguns estúdios de arte e lojas de souvenires.

No século 15, as lojas que eram originalmente alugadas foram vendidas a proprietários privados e começaram a alterar a superestrutura acrescentando terraços externos e quartos que se estendiam em direção ao rio apoiados em suportes de madeira. Até o século 17 a ponte havia assumido uma aparência caótica.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães se retiraram da Itália para a Alemanha, eles destruíram muitas pontes na Itália para impedir os avanços dos Aliados. Todas as pontes de Florença foram explodidas, mas a Ponte Vecchio foi poupada. Em vez de ser demolida, seu acesso foi bloqueado com a demolição dos edifícios medievais de cada lado. O próprio Adolf Hitler reconheceu que destruir a Ponte Vecchio seria um crime contra o patrimônio histórico e cultural.
02
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 02

03
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 03

04
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 04

05
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 05

06
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 06

07
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 07

08
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 08

09
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 09

10
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 10

11
Ponte Vecchio: A Ponte Medieval cheia de lojas em Florença, Itália 11



https://www.mdig.com.br

Sem comentários: