AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Quem inventou a sauna?


Há algum tempo aqui no TriCurioso eu falei sobre fazer sauna e seus benefícios para a saúde, porém pensando hoje esta prática me surgiu uma nova curiosidade. Afinal, quem inventou a sauna?
A história conta que a primeira sauna surgiu através dos povos egípcios no aano de 4.000 a. C. Além deles, outros povos já se usufruiam dos benefícios dos banhos de vapor, eram eles os árabes, fenícios e chineses. Desde sua origem a sauna é utilizada para fins de saúde e relaxamento, sendo recomendada para tratamento de ressaca, insônia, estresse, artite, reumatismo, sinusite, pele, combate ao envelhecimento precoce dentre diversos outros problemas.
Já a sauna seca surgiu na Finlândia através dos povos nômades e se tornou um símbolo do país, para se ter ideia hoje existem mais de 2,2 milhões de saunas no país e todas são consideradas ambientes sagrados com espaço para purificação do corpo e também da alma. Anos após, surgiram na Grécia antiga as saunas a vapor, técnica que após acabou sendo aprimorada pelos turcos através do uso de caldeirões de bronze cheios de água, este é conhecido hoje como banho turco.
ww.tricurioso.com

Sem comentários: