AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


terça-feira, 12 de junho de 2018

Os elegantes «garis samurais» japoneses

Os Gomi Hiroi Samurais ("samurais garis”) são membros do "Issei Ichidai Jidaigumi", um grupo de artistas de rua que percorre as ruas coletando lixo com suas katanas. O grupo originou-se na cidade de Quioto, mas desde então abriu filiais em outras cidades japonesas. Eles têm um visual muito parecido com os samurais de antigamente, mas muitas vezes incrementam sua aparência com chapéus elegantes e calçados modernos.


Os elegantes «garis samurais» japoneses
Eles são conhecidos por apresentar músicas inspiradas em samurais, com danças e shows de espadas em vários eventos públicos, mas nos últimos anos, a filial de Tóquio do Jidaigumi vem fazendo manchetes nacionais por seus esforços teatrais na limpeza do lixo. Eles basicamente transformam lixo de rua em uma performance que vale a pena o ingresso.
Os elegantes «garis samurais» japoneses
Como você poderá ver nos vídeos abaixo, o Gomi Hiroi Samurai faz poses impressionantes sempre que localizam e descartam lixo, enquanto ao mesmo tempo gritam frases ameaçadoras como "Quem fez isso?" ou "Puna aqueles sem moral!", mas são completamente inofensivos, na verdade, um de seus lemas é "odeio o crime, não a pessoa que o cometeu", mas a dramatização é uma grande parte do seu desempenho.
Os elegantes «garis samurais» japoneses
Mesmo em um país geralmente limpo como o Japão, o lixo é um grande problema, especialmente durante os festivais populares. Então os samurais da coleta de lixo se encarregam de livrar as ruas de lixo e entreter as pessoas ao mesmo tempo.
Os elegantes «garis samurais» japoneses
Eles vasculham as ruas vestindo roupas de época e empunhando katanas e pegadores, com tradicionais cestos presos às costas. E quando vêem uma porção de lixo, gritam palavras de ordem e adotam uma postura de batalha. Alerta de spoiler: eles sempre ganham seus duelos.
Como dá para imaginar, os samurais Issei Ichidai Jidaigumi são um grande sucesso entre os transeuntes, muitos dos quais param para tirar fotos e gravar suas batalhas teatrais contra o lixo das ruas.

VÍDEO

Então, se você for a Tóquio e se deparar com um grupo de samurais de aparência legal empunhando ferramentas de coleta de lixo e gritando ameaças, não corra para as montanhas. Apenas relaxe e aproveite o programa, não é algo que podemos ver todos os dias.

VÍDEO
Fonte: Mainichi.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário