AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturasedesacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


terça-feira, 12 de junho de 2018

Leia e veja 8 invenções surpreendentes feitas pelos russos

A Rússia vai se tornar o país mais observado entre os dias 14 de Junho a 15 de Julho, pois neste intervalo de tempo o país será sede da maior competição de futebol: a 21ª Copa do Mundo de Futebol. O país será sempre lembrado como sede da copa de2018, mas poucas pessoas sabem que a Rússia também é conhecida por várias outras razões.
Pensando nisso, trouxemos uma pequena lista com algumas das contribuições deste país tão incrível para o planeta e a humanidade, confira:
1. Exploração espacial


foto/reprodução

Os humanos podem hoje observar todo o espaço usando sondas graças à União Soviética que no fim dos anos 1950, começou a se empenhar para mandar satélites para o espaço.
Em 1957, os soviéticos foram os primeiros a enviar um satélite artificial para o espaço (Sputnik 1, 1957), também um ser vivo em 1957, que foi a cachorrinha Laika, logo depois um homem em 1961, o astronauta Iuri Gagarín e em 1963 a primeira mulher, Valentina Tereshkov, mostrada na foto acima.
A primeira estação espacial monolítica e ser levada no espaço, também foi da Rússia, era chamada de Salyut 1, em 1971 e também a primeira estação espacial modular (Mir, 1986). O maior satélite artificial na órbita da Terra também era russo, mas em 2001 ele foi desativado por completo, pois os russos estavam focados na Estação Espacial Internacional.
2. Telefone Móvel


foto/reprodução

Entre 1957 e 1961, o engenheiro soviético Leonid Kupriyanovich desenvolveu um parelho experimental portátil, que era capaz se comunicar com aparelhos da mesmo gênero em uma raio de té 30 Km. Essa com certeza foi a base para os aparelhos sem fio que conhecemos hoje.
Mesmo que a invenção fosse muito interessante, o governo não deu nenhum incentivo para o desenvolvimento do projeto e preferiu dar prioridade a um projeto semelhante, que colocava telefones em veículos, chamado sistema Altay, também criado por Kupriyanovich.
3. Tetris


foto/reprodução

O jogo foi lançado em 1984 e foi criado pelos desenvolvedores Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov e foi o primeiro software soviético que ganhou o mundo.  No jogo, a linha que é preenchida por completo pelos tetraminós é eliminada.
Tetris se tornou o jogo mais vendido no mundo todo, com cerca de 500 milhões de unidades já comercializadas, e é lembrado constantemente como um dos jogos mais influentes do mundo.
4. Bonde Elétrico


foto/reprodução

Os bondes não foram inventados pelos russos, mas antes eles eram puxados por cavalos, depois passaram a ser movidos por uma tração elétrica. Ela foi desenvolvida pelo engenheiro russo, mas de origem ucraniana Fiódor Pirotski, que entre os anos de1874 e 1876, fez seus testes com transmissão de rede elétrica que mais tarde lhe renderam a criação do motor móvel, que era capaz de promover autonomia a uma linha na cidade de Sestroretsk.
A invenção não foi levada a diante, mas serviu com certeza de base para o primeiro bonde elétrico, que foi inaugurado em 1881, em Berlim na Alemanha.
5. Radiocomunicação


foto/reprodução

Como sabemos a radiocomunicação tem muitos colaboradores, um deles foi o físico russo Aleksandr Popov, na foto acima. Ele apresentou em 1885, um aparelho que era capaz de comunicar usando a radioatividade eletromagnética, sendo o primeiro rádio de comunicação do mundo. Depois de alguns anos, o italiano Guglielmo Marconi apresentou um aparelho semelhante e começou a comercializá-lo rapidamente.
Por causa desta história, os dois estão na disputa para saber quem é o verdadeiro pai do invento, que mais tarde sem dúvida ajudou no avanço da comunicação no século 19.
6. AK-47


foto/reprodução

A AK-47 é um fuzil de assalto que  foi criado pelo engenheiro militar Mikhail Kalashinikov, na antiga União Soviética em 1947.Ela foi bem aceita devido a sua fácil manutenção e resistência. Foi muito usada tanto pela URSS, quanto por países aliados e também por guerrilheiros que lutavam pele independência da Africa, na América Latina e na Ásia.
Em um levantamento feito no ano de 2004, estimava-se que de 500 milhões de armas de fogo que existiam no planeta, 100 milhões fossem AK-47. Apenas no ano de lançamento da arma e do mesmo modelo de criação, foram feitas cerca de 80 milhões de unidades.
7. Gravação de vídeo em fitas


foto/reprodução

O inventor russo Alekasandr Poniátov fundou a AMPEX nos EUA, onde desenvolveu um método capaz de capturar sinais de vídeo e gravá-los em fitas. Com esse experimento foi um dos primeiros na área e acabou influenciando um setor inteiro de aparelhos de gravação e também domésticos.
8. Helicóptero


foto/reprodução

O engenheiro russo Igor Sikorsky testou vários experimentos funcionais entre os anos de 1910 e 1912, mais tarde em 1939 se mudou para os EUA onde apresentou seu primeiro protótipo funcional do helicóptero, sendo também a primeira vez que levantou voo. Pelos fato de ter acoplado flutuadores na base do veículo, ele acabou criando também o primeiro helicóptero anfíbio do mundo. O Sikorsky R-4, de 1944, foi o primeiro helicóptero produzido em larga escala global.
Acima podemos ver o quento os russos contribuíram para o desenvolvimento de várias tecnologias que entraram para a história e hoje facilitam muito a nossa vida.


VÍDEO


zipnoticias.net

Sem comentários:

Enviar um comentário