AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturasedesacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


sábado, 9 de junho de 2018

CURIOSIDADES SOBRE SALVADOR DALI

O homem, o mestre, a maravilha. Quem é que não o conhece? Salvador Dalí é, definitivamente, um dos artistas mais excecionais e extravagantes que alguma vez conhecemos. Dali é o rosto do surrealismo, mas também é conhecido pela sua aparência característica. Leia este artigo e descubra dez coisas que desconhece sobre o mestre da pintura, Salvador Dalí.
1. Salvador Dalí acreditava que era a reencarnação do seu irmãoAntes de Dalí nascer, a sua mãe tinha dado à luz o seu irmão. O seu irmão adoeceu e morreu quando tinha apenas 22 meses. Nove meses depois, o Dalí que conhecemos nasceu e recebeu o nome do seu irmão. Quando ele tinha cinco anos, os seus pais disseram-lhe que ele era a reencarnação do seu irmão. Ele manteve esta crença durante a sua vida adulta.
2. Dalí tinha uma ligeira obsessão por HitlerNa altura da ascensão de Hitler, a maioria dos artistas surrealistas rejeitava tudo o que estava relacionado com o fascismo de Hitler. Dalí, pelo contrário, era fascinado por Hitler. Em 1939, criou um quadro chamado The Enigma of Hitler". Os seus amigos surrealistas acusavam-no de glorificar o ditador. No entanto, Dalí negou ser simpatizante do nazismo. Depois da guerra, criou mais duas obras que faziam referência a Hitler; "Metamorphoses of the Hitler’s face in a moonlit landscape with accompaniment" (1958) e "Hitler Masturbating" (1973).
Fonte: art-dali.com
3. Dalí teve um casamento invulgarQuando Dalí conheceu a sua adorada esposa, Gala, esta ainda era casada com o poeta francês Paul Eluard. Ela era dez anos mais velha do que Dalí. Estiveram juntos até à morte de Gala, apesar dos seus diversos casos amorosos. Em 1969, Dalí comprou um castelo para a sua esposa em Pubol (Espanha) e ele apenas a podia visitar mediante convite por escrito. Apesar de tudo isto, aparentemente tinham um casamento feliz. A parceria era tão importante que Dalí assinava frequentemente a sua arte com ambos os nomes.
Fonte: bbc.com
4. Foi Dalí que criou o logótipo da Chupa ChupsEm 1969, Dalí foi contactado pela empresa espanhola, Chupa Chups. Ele criou o novo logótipo que se tornou um enorme sucesso. Atualmente, praticamente não foi alterado.
5. Avida DollarsOs artistas surrealistas descobriram que o trabalho de Dalí se estava a tornar altamente comercializado. Decidiram exclui-lo do movimento surrealista e deram-lhe o apelido de "Avida Dollars," que significa "ávido por dólares".
Fonte: maryhallarted.wordpress.com
6. Dalí tenha uma relação estranha com animais domésticosNa década de sessenta, Dalí tinha como animal de estimação um ocelote chamado Babou. Até a sua escolha de animais domésticos era curiosa. Há rumores que dizem que Dalí teve um papa-formigas como animal de estimação. Descobriu-se que era falso, apenas tinha sido fotografado a caminhar junto do animal.
Fonte: reelfoto.blogspot.nl
7. Dali descobriu um significado profundo nas couves-florUma vez, Dalí foi de carro de Espanha para França carregado de couves-flor. Explicou que tinha encontrado um significado profundo neste vegetal. "Tudo se afasta do corno do rinoceronte! Tudo se afasta do "The Lacemaker" de Jan Vermeer! Tudo termina na couve-flor!"
8. Dalí publicou o seu próprio livro de receitas Salvador Dalí adorava comida. Gostava tanto que, em 1973, publicou o seu próprio livro de receitas. Este inclui 12 litografias exclusivas e 136 receitas ilustradas.
9. Dalí tornou os seus secretários milionáriosDalí não gostava de pagar um salário fixo aos seus secretários. Em vez disso preferia pagar com uma comissão das suas obras. Na altura não era muito dinheiro, mas anos mais tarde os resultados ascenderam a valores com 7 dígitos.
10. Dali quase sufocou ao dar uma palestra vestido com um fato de mergulhoDalí sempre quis ter uma aparência extravagante, mesmo durante as suas palestras. Uma vez deu uma palestra equipado com um fato e capacete de mergulho. Quando começou a sufocar dentro do fato a audiência pensava que tudo fazia parte da encenação. Quase morreu, mas felizmente isso não aconteceu.
Fonte: the guardian.com

Sem comentários:

Enviar um comentário