AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturasedesacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


sábado, 2 de junho de 2018

A história do contexto desta foto é uma delícia irónica por si só



Para além do primeiro nível de fotos icônicas que circulam pela rede e que quase todos conhecemos há uma coleção de autênticas maravilhas gráficas resgatadas das catacumbas da Internet. Testemunhas fotográficas de histórias mínimas, normalmente deliciosas e que perfilam a história desde o lado menos mediático. Por exemplo, nem todas as fotos do final do Século XIX são sérias e aborrecidas ainda que a sensação que temos é que essa gente embutida em trajes e adornos impossíveis se movia menos que o bigode do Seu Madruga.


A história do contexto desta primeira foto é uma delícia irônica por si só
Nada mais longe da realidade, o problema fundamental residia no fato de que as primeiras técnicas fotográficas exigiam a imobilidade absoluta para que o resultado não saísse tremido. A foto logo acima conta mais do que isso, os quatro apaixonados dançarinos estão dançando o cakewalk, uma dança nascida nas plantações de escravos do sul dos Estados Unidos.
A história do contexto desta primeira foto é uma delícia irônica por si só
A ironia de tudo é que este tipo de dança ridicularizava o movimento de seus amos nas suas festas pomposas. Ou seja, os escravos parodiavam de forma satírica as danças formais preferidas pelos donos de escravos, fazendo imitações exageradas das danças europeias, combinadas com passos tradicionais de danças africanas.
A história do contexto desta primeira foto é uma delícia irônica por si só
O movimento era absolutamente ridículo e espasmódico, mas alguns donos de escravos e daquelas plantações observaram aquilo e interpretaram que seus trabalhadores forçados não sabiam dançar direito, quando, em verdade, era uma maravilhosa crítica irônica a sua ostentação e falta de bamboleio na cintura.
A história do contexto desta primeira foto é uma delícia irônica por si só
Foi então que as danças dos escravos acabaram se tornando passatempos populares entre os donos de escravos, geralmente em competições de dança nos domingos, quando os vencedores recebiam bolos (cake) como prêmio de consolação, daí seu nome: cakewalk. Mas tem mais: os trejeitos exagerados acabaram sendo incorporados as próprias danças dos patrões que exageravam ainda mais. Rssssssss!
A história do contexto desta primeira foto é uma delícia irônica por si só
Acabou que o cakewalk acabou saindo do quilombo e assumiu o protagonismo nas danças se salão dos finais do século e assim evoluiria até sentar as bases do Jazz e do Ragtime. A dança também foi inserida na Grã-Bretanha e em suas festas, mas, devido à "metideza" e ao snob caráter britânico, ignoraram a origem humilde e crítica do movimento. Bendita história!!!

VIDEO


Fonte: Reddit.
www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário