AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturasedesacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


domingo, 27 de maio de 2018

Os aquedutos e arcos mais impressionantes do planeta


O planeta tem vários monumentos antigos que fascinam os turistas de todo o mundo. Os arcos e aquedutos são hoje em dia símbolos de cidades. Contudo, no passado serviam para outros fins.
Com cimento vulcânico, tijolos e pedras, os romanos mostraram ao mundo como distribuir, ao longo de um imenso território, um dos bens mais preciosos que existem: a água. Os aquedutos que construíram por seu vasto império ajudaram a forjar o poder de sua civilização e mudaram a história da engenharia e da arquitetura ocidentais. Além de fornecer água potável para a população de suas distantes colônias, essas estruturas representavam – e ainda representam – o incrível domínio da tecnologia da construção atribuído aos engenheiros da Roma Antiga.
Aqui apresentamos os mais incríveis e imponentes arcos e aquedutos do mundo.
AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES, PORTUGAL
Este aqueduto é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa. Foi mandado construir por D. João V por volta do século XVIII. Hoje é um marco histórico da cidade que resistiu inclusive ao Terramoto de 1755.
Elfandarilha
© Gonçalo Villaverde/Global Imagens

ARCO DE CONSTANTINO, ITÁLIA
Este imponente arco foi construído em Roma a mando do Senado Romano para homenagear a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia. O monumento situa-se ao lado do Coliseu romano e é um hoje marco histórico da cidade italiana.
Elfandarilha
© Shutterstock

ARCO DO TRIUNFO, FRANÇA
Em Paris situa-se este incrível arco que foi mandado construir por Napoleão Bonaparte em 1806 para homenagear as suas vitórias militares. O monumento, situa-se na praça Charles de Gaulle próximo dos Campos Elísios e foi inaugurado no ano de 1836. É um dos marcos históricos mais incríveis de Paris.
Elfandarilha
© iStock

AQUEDUTO DE SEGÓVIA, ESPANHA
Acredita-se que este monumento tenha sido construído pelos romanos por volta do século I d.C. É um dos mais antigos e bem preservados aquedutos deixados por este império ao mundo. Hoje é um marco histórico e um dos símbolos da cidade espanhola de Segóvia.
Elfandarilha
© iStock

AQUEDUTO DA AMOREIRA, PORTUGAL
Em Elvas, situa-se este magnífico aqueduto com cerca de 8,5 quilómetros de extensão e mais de cinco arcadas que se elevam até 31 metros de altura. O fim da sua construção foi por volta do ano de 1620 e foi a partir daí que primeiras águas entraram dentro dos muros da cidade. Hoje, o monumento é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Elfandarilha
© iStock

CESAREIA MARÍTIMA, ISRAEL
Cesareia Marítima era uma cidade situado perto do mar Mediterrâneo construída no século I d.C. por Herodes, o Grande. Um aqueduto foi construído para fornecer água de nascentes no sopé do Monte Carmelo para a cidade.
Elfandarilha
© iStock

AQUEDUTO DOS MILAGRES, ESPANHA
Este é outro belo aqueduto romano e também uma das estruturas mais bem preservadas da Península Ibérica. Situa-se na cidade espanhola de Mérida e acredita-se que tenha sido construído pelos romanos por volta do século I d.C.
Elfandarilha
© Shutterstock
LES FERRERES AQUEDUCT, ESPANHA
Este impressionante monumento tem mais de 200 metros de comprimento e servia para fornecer a água do rio Francolí para a cidade espanhola de Tarragona. Hoje é um marco histórico da cidade e um dos monumentos mais impressionantes do passado.
Elfandarilha
© iStock

ARCO DE TITO, ITÁLIA
Este arco foi construído para homenagear as vitórias militares de Tito, um antigo imperador romano. Este arco, que sobreviveu praticamente intacto e serviu de referência para diversos arcos triunfais construídos depois do século XVI, incluindo o icónico arco do triunfo de Paris.
Elfandarilha
© iStock

ARCO DO TRIUNFO DE BARCELONA, ESPANHA
Este arco foi projetado pelo arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas em 1888 e destaca-se pela sua arquitetura diferente e original. É um dos símbolos da cidade de Barcelona e também uma das atrações que fascina os turistas.
Elfandarilha
© iStock

AQUEDUTO DA CARIOCA, BRASIL
No Rio de Janeiro situa-se esta impressionante construção também conhecida como arcos da Lapa. É considerada a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial. Hoje é um cartão postal da cidade.
Elfandarilha
© iStock

AQUEDUTO DE VALENTE, ISTAMBUL
Este é mais um dos vários patrimônios históricos da cidade de Istambul. Foi construído por volta do século IV e desde então passou por várias modificações. É um dos vestígios históricos mais bem preservados e antigos da Turquia.
Elfandarilha
© iStock

GATEWAY ARCH, ESTADOS UNIDOS
Este arco moderno e ultra-sofisticado localiza-se em St. Louis, Missouri, e foi projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen em 1947. Tem 200 metros de altura e foi inaugurado em 1968. O monumento é um símbolo do local e fascina pela sua arquitetura.
Elfandarilha
© iStock

ARCO DE TRAJANO, ARGÉLIA
O Arco de Trajano é um monumento triunfal romano localizado na comuna de Timgad, perto da província de Batna, na Argélia. Foi construído entre o final do século II e o início do século III.
Elfadnarilha
© iStock

ARCO DA RUA AUGUSTA, PORTUGAL
Na praça do comércio, em Lisboa, situa-se este incrível arco inaugurado no ano de 1815. O monumento impressiona pela sua imponência, arquitetura e é uma 'porta de boas vindas' da cidade.
Elfandarilha
© iStock

ARCO DE CARACALLA, ARGÉLIA
O Arco de Caracalla é um arco triunfal romano localizado em Djémila na Argélia. Acredita-se que tenha sido construído por volta do século III em homenagem ao imperador Caracala.
Elfandarilha
© iStock

ARCO DE LA VICTORIA, ESPANHA
A cidade de Madrid também tem um arco do triunfo no seu interior. Foi erguido entre 1953 e 1956 a mando de Francisco Franco com o objetivo de comemorar a vitória na guerra civil. Hoje é um dos monumentos mais icónicos desta cidade espanhola.
Elfandarilha
© iStock

ARCO DO TRIUNFO DO CARROSSEL, FRANÇA
Este monumento foi erguido por volta de 1809 a mando de Napoleão I. Está localizado na Praça do Carrossel e perto do museu do Louvre em Paris.
Elfandarilha
© iStock

ARCO DE BARÁ, ESPANHA
Este monumento é mais um dos vestígios dos romanos na cidade de Tarragona. Foi declarado Patrimônio da Humanidade em 2000 e hoje é uma das atrações do local e um dos marcos históricos de Espanha.
Elfandarilha
© iStock

AQUEDUTO DA ÁGUA DE PRATA, ÉVORA
Esta incrível obra de engenharia hidráulica renascentista foi construída com o objetivo de abastecer com água a cidade portuguesa de Évora. Foi inaugurado no ano de 1537 e edificado no reinado de D. João III.
Elfandarilha
© iStock

ARCOS DE GUADALAJARA, MÉXICO
Este monumento situado na cidade mexicana de Guadalajara foi construído para homenagear os 400 anos de fundação da cidade. Hoje continua a ser um dos monumentos mais famosos e emblemáticos do local.
Elfandarilha
© iStock

"A água é aqueduto à vida." - Carlos Rafael - 

elfandarilha.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário