AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


domingo, 27 de maio de 2018

O HOLOGRAMA DA MÚMIA!



(Joaquim Vassalo Abreu, 25/05/2018)
cavaco_dedo
A Múmia voltou e voltou sob a forma de um holograma, isto é, não se sabe bem de onde veio, em que sarcófago estava, nem o que estava ali a fazer, mas deu para notar que estava preso por pinças e por adesivos transparentes e translúcidos que lhe davam uma forma aparentemente real, mas a que faltava algo: substância e corpo!
A substância ou o conteúdo, que definem a oportunidade, não estavam presentes e o seu aparecimento, vindo de uma tumba qualquer, exalou um cheiro tão nauseabundo que até as palavras que proferiu, em tom de ameaça como sempre, como se o seu reaparecimento isso o fosse, se sentia estarem envolvidas em enxofre. Terá vindo do inferno mandatado pelo demo?
E o que ele disse, em suma, foi: se votarem a favor da Eutanásia eu não voto em vós…
Não fiquei incrédulo com o que disse, pois incrédulo apenas fiquei com o seu reaparecimento e mais até com a forma, como antes disse. O que ele disse é para mim completamente irrelevante, mas não é tão irrelevante a dita forma.
Se repararam, à sua frente na secretária de onde a custo retirou a cábula que leu, em voz grave e de um pretensiosismo ameaçador de fazer ir às lágrimas, estava visivelmente ostensivo um placard com o seu nome: Prof. Dr. Cavaco Silva!
Que terá passado pela sua já desfragmentada cabeça, ou na de quem o “ameaçou” para o fazer, ao colocar aquilo? Com o medo de, colocando lá assim à americana, um “Former President”, não ser reconhecido? Colocando um “Former Prime Minister” levar com ovos ou tomates? Só poderá para mim ter sido para, à semelhança do actual, ser lembrado como Professor! E Dr., é claro!
Mas eu pergunto, a ver se alguém me responde: mas alguém se lembrará dele como Professor? Quantos anos terá dado aulas? Que terá ele escrito de relevante para a ciência económica? Pois, mas ele quer ser lembrado, ou quer que se recordem dele, como Prof. Dr.!
Mas foi pior a emenda que o soneto! É que em ambas as situações tudo cheira a mofo, tudo cheira a podre e tudo cheira a enxofre! É que poucos o recordarão na nossa História pelo que académica e politicamente exerceu, mas a grande maioria pelo seu farisaísmo insanável, pelo seu reaccionarismo militante e pela sua vacuidade absoluta.
Como pode um ser de pensamento tão vetusto como o do regime que apoiou, vir-nos dar, ainda por cima em tom ameaçador (com o fogo dos infernos onde certamente habita), lições sobre a Nossa Liberdade Individual e o de que fazermos com a nossa Vida?
Disse ele, ainda, e em jeito de resumo da sua explanação, que “a Eutanásia é perigosa”! Assim como o Aborto, o Casamento Gay, a Mudança de Sexo, os Direitos das Minorias, a Igualdade de Sexos, a Lei da Adopção….etc e etc… são perigosos, perigosíssimos até, diria eu! Como doloroso é muitas vezes viver e ainda mais doloroso morrer-se em sofrimento.
Ser-se, em nome não sei de quê, contra a liberdade individual de se escolher partir desta vida sem sofrimento não adiando o inadiável, só de cabeças de mentes tão farisaicas e hipócritas como as das “madames” de antanhos que recorriam amiúde a “serviços externos”, em Espanha e não só, para fazerem abortos e depois apareciam a rezar contra o mesmo de cartazes em punho…
Vote lá no sua Cristas à vontade, homem! Estão muito bem um para o outro! Recomendo, sim senhor!

estatuadesal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário