AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


domingo, 27 de maio de 2018

ESCULTURAS FAMOSAS E MISTERIOSAS

O genial polímata renascentista Michelangelo acreditava que esculpir era muito fácil, mas a realidade está longe de ser tão simples. Uma obra-prima escultural parece algo divino, e criá-la a partir de um bloco de pedra é apenas algo que somentes gênios podem fazer. Aqui estão 9 estátuas mundialmente famosas e os mistérios por trás delas:
1. Moisés com chifres
esculturas famosas
Michelangelo fez uma escultura de Moisés com um par de chifres. Muitos historiadores da arte acreditam que essa estátua em particular surgiu graças a uma má interpretação da Bíblia. O Livro do Êxodo afirma que os judeus tiveram dificuldade em olhar para o rosto de Moisés quando ele desceu do Monte Sinai com os Dez Mandamentos nas mãos. No entanto, a palavra hebraica usada na passagem da Bíblia em questão pode ser traduzida tanto como “esplendor” e “chifres”, mas é bastante óbvio que Moisés irradiava luz neste contexto.
2. Antiguidade colorida
esculturas famosas
O fato de as estátuas romanas terem sido elaboradamente coloridas só foi descoberto recentemente graças a vários estudos que investigaram o assunto. Acontece que muitas delas foram pintadas em cores brilhantes que se apagaram ao longo dos séculos, até desaparecerem completamente.
3. O sofrimento da Pequena Sereia
esculturas famosas
A estátua da Pequena Sereia em Copenhague, na Dinamarca, é uma das mais famosas do mundo, mas também é um ímã para vândalos. Ela foi quebrada e serrada em pedaços mais de uma vez, deixando ‘cicatrizes’ em volta do pescoço, indicando que a cabeça dela deve ser substituída. Depois de uma série de incidentes de vandalismo ao longo de mais de 40 anos, as autoridades da cidade fizeram com que a Pequena Sereia se mudasse para o porto, a fim de evitar que mais vandalismo e turistas tentassem subir por ela.
4. O beijo sem beijo
esculturas famosas
Esta escultura, que é conhecida como O Beijo, foi uma vez chamada Francesca da Rimini, após uma nobre italiana do século XIII ter se apaixonado pelo irmão mais novo de seu marido. A nobre e seu amante foram descobertos pelo marido enquanto liam a história de Lancelot e Guinevere, que prontamente os assassinou. O amante é representado segurando um livro em sua mão na escultura, e seus lábios não tocam a nobre, insinuando que eles morreram antes de cometer um "pecado" juntos.
5. O segredo do véu de mármore
esculturas famosas
É incrível pensar que essa escultura foi feita em pedras simples, isso por causa dos véus semitransparentes que cobrem os rostos das figuras. O segredo no trabalho foi usar um bloco de mármore que tem duas camadas separadas, sendo uma mais espessa e uma mais transparente. Embora sejam difíceis de encontrar, essas pedras realmente existem. O escultor Raffaele Monti trabalhou o mármore e preservou a textura normal da superfície, enquanto esculpia as bordas que separam a camada espessa das mais transparentes. Isto é o que faz os véus parecerem transparentes.
6. A imagem perfeita de Davi feita com mármore imperfeito
Embora a estátua de Davi, feita por Michelangelo, seja frequentemente considerada retrato da beleza masculina perfeita, um professor da Universidade de Stanford, que examinou Davi com a tecnologia de computação a laser, afirmou que a imagem é vesga. Outra possibilidade é que o ‘defeito’ de Davi tenha sido feito de propósito por Michelangelo, para que ele parecesse impecável quando visto de ambos os lados.
7. O beijo da morte
O cemitério de Poblenou, em Barcelona, é o lar de uma estátua misteriosa, cujo criador permanece desconhecido até hoje. Acredita-se que tenha sido feito por Jaume Barba, mas outros contestam essa afirmação e acham que ela foi feita por Joan Fonbernat. Está situado em um dos cantos mais distantes do cemitério e se tornou a inspiração para o filme de Ingmar Bergman, O Sétimo Selo, que trata do Cavaleiro e da Morte.
8. Os braços de Vênus de Milo
Uma das esculturas mais conhecidas do Louvre foi descoberta por um camponês na ilha grega de Milos, na década de 1820. Infelizmente, Vênus foi realmente dividida em duas partes quando foi encontrada. Ela segurava uma maçã na mão esquerda e segurava o vestido com a mão direita. Seu valor histórico foi reconhecido por oficiais navais franceses, então ela foi prontamente requisitada em um navio quando uma briga começou e ela foi jogada longe, um acidente que resultou em ambos os braços sendo quebrados.
9. A bela imperfeição de Vitória de Samotrácia

Sem comentários:

Enviar um comentário