AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturasedesacatos"

sexta-feira, 27 de abril de 2018

ERMELINDA DUARTE - SOMOS LIVRES - E QUEM É ERMELINDA DUARTE ?





"Somos livres", por Ermelinda Duarte


VÍDEO

"Somos Livres da Ermelinda Duarte" Letra (obtida in: Arquivo Portugal, 12/07/2017)

Ontem apenas Fomos a voz sufocada Dum povo a dizer não quero; Fomos os bobos-do-rei Mastigando desespero. Ontem apenas Fomos o povo a chorar Na sarjeta dos que, à força, Ultrajaram e venderam Esta terra, hoje nossa. Uma gaivota voava, voava, Asas de vento, Coração de mar. Como ela, somos livres, Somos livres de voar. Uma papoila crescia, crescia, Grito vermelho Num campo qualquer. Como ela somos livres, Somos livres de crescer. Uma criança dizia, dizia "quando for grande Não vou combater". Como ela, somos livres, Somos livres de dizer. Somos um povo que cerra fileiras, Parte à conquista Do pão e da paz. Somos livres, somos livres, Não voltaremos atrás.

E quem é Ermelinda Duarte?

in: 45cat.com

Maria Ermelinda Oliveira Duarte (Lourenço Marques6 de outubro de 1946) é uma atriz e dobradora portuguesa.
Em 1969 entrou para o TEL – Teatro Estúdio de Lisboa.
Em 1970 desempenhou o papel de Clara no filme Pedro Só de Alfredo Tropa onde contracenou com António Montez, com quem viria posteriormente a casar. Em 1971 participa na peça "Emilío e os Detectives", encenada por Glicinia Quartin, no Teatro Villaret.
Participa na peça "Lisboa 72-74" de Luzia Maria Martins. Foi a autora e cantora da canção "Somos Livres", produzida por José Cid, que foi um grande sucesso no pós-25 de Abril e que pertencia a essa peça. Em 1976 é lançado o single "Nossas Armas São As mãos".
Em 1980 participou na série Retalhos da Vida de Um Médico baseada na obra homónima de Fernando Namora. Colaborou nas peças "Brinca Brincando" e "Tá Entregue À Bicharada" também apresentadas na RTP.
Na peça "Paga As Favas" do Teatro Ádoque canta as canções "Jovem, Jovem" e "Agora É Festa" que também são lançadas em single. Ainda em 1981 grava um novo single com duas marchas de Lisboa: "Cantar Lisboa" e "Lisboa Num Pregão".
Além do teatro infantil passou a dedicar-se mais à dobragem de séries de desenhos animados, como por exemplo nas "Aventuras de Tom Sawyer".
Do casamento com António Montez tem uma filha, a também actriz Helena Montez.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ermelinda_Duarte

in caras.sapo.pt:
António Montez,
marido de Ermelinda Duarte
(já falecido)
in: https://muzika.sapo.cv
(Helena Montez, filha do casal)

Sem comentários:

Enviar um comentário