NOTA


Os textos assinados por outrem ou retirados de outros blogs ou sítios não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do editor do "desenvolturasedesacatos"

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Um pouco de Açaí ?



Além de ser delicioso, o açaí é também é uma fruta muito nutritiva!
No início era mais consumido por esportistas, principalmente os surfistas, que depois de horas no mar, saiam cansados e famintos. Mais tarde, o açaí acabou virando moda e hoje é consumido por milhares de pessoas preocupadas com a saúde, sendo indicado na prevenção de inúmeras doenças.
Considerada uma das plantas medicinais mais importante e populares, o açaí é detentor de inúmeras propriedades nutricionais e terapêuticas, podendo ser consumida das mais diversas formas, tanto como sucos, em pó ou suplementos nutricionais.
Essa fruta, possui vários benefícios, entre elas a capacidade de proteger o coração, devido apresentar uma grande parte de ácido graxo monoinsaturado essencial, em torno de 60%, como oleico (ômega 9) que auxilia na redução dos níveis do LDL, enquanto mantém os do HDL e 12 % de linoléico (ômega 6), que são ácido graxo poliinsaturado essencial, comprovadamente são gorduras que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.
O açaí também capaz de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, ajudar no transporte e absorção de vitaminas lipossoluveis (Vit. A, E, D. e K).
Excelente tônico natural que pode ser incorporado na maioria das dietas e regimes diários da alimentação para melhorar a disposição e a resistência. Mas deve ter bastante cuidado, uma vez que essa fruta é altamente calórica, oferecendo em 100 g de polpa uma média de 247 calorias.
Em um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida (EUA), mostrou que a fruta do açai tem um grande potencial para ajudar pessoas que enfrentam condições debilitadas de saúde e até mesmo apresenta benéficios para o tratamento do câncer, uma vez que vai enfraquecer ou até mesmo destruir células cancerígenas.
Além disso, o açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, esse mineral vai auxiliar na oxigenação das células do sangue, evitando a anemia, e ajudar no fortalecimento muscular, contribuindo no ganho de massa muscular, isso devido a apresentar um complexo essencial de aminoácidos, juntamente com valiosas substâncias minerais, vitais à adequada contração e regeneração muscular.
O açai, é também uma importante fonte de fibras, atuando na saúde do trato digestivo, com a eliminação de resíduos pelo corpo. Mas, não pense que para por ai, essa maravilha de fruta é rica em vitamina E, um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. Essa fruta contém um volume de 10-30 vezes maior de antiocianinas (antioxidantes roxos) se comparado ao vinho tinto.




Amanda Torres,Nutricionista.

Sem comentários:

Enviar um comentário