NOTA


Os textos assinados por outrem ou retirados de outros blogs ou sítios não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do editor do "desenvolturasedesacatos"

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

NOTA DO GABINETE DE IMPRENSA DO PCP - Aumento extraordinário das pensões de reforma: PCP promove acção de contacto e esclarecimento



O PCP promove, de 7 a 10 de Agosto, uma acção de contacto e esclarecimento sobre o aumento das pensões de reforma dirigida a reformados e pensionistas. A acção, que envolverá a distribuição de um folheto e a programação de iniciativas junto de locais de maior concentração de reformados, coincide com o momento em que se efectivará o aumento extraordinário.
Por acção e luta dos reformados e com a contribuição decisiva do PCP, foi possível consagrar no Orçamento do Estado para 2017 que o aumento das pensões não fosse fixado (como o DL de 2006 estipula) em apenas 0.5%, avolumando a perda do seu poder compra. O aumento extraordinário que assegura, a partir de 1 de Agosto, um aumento mínimo de 10 euros (para os pensionistas que as viram congeladas entre 2011 e 2015) e de 6 euros (para os pensionistas que até ao limite de 2.5 IAS tenham tido alguma actualização) corresponde a um avanço e a uma inversão no rumo de cortes desenvolvido pelo governo anterior do PSD/CDS. Um avanço que fica, entretanto, aquém da proposta do PCP que defendia um aumento extraordinário de 10 euros para todas as pensões e que este vigorasse a partir de 1 de Janeiro e não apenas em Agosto, independentemente da actualização de 0.5%. Proposta que como se sabe foi rejeitada. O PCP continuará a intervir para garantir que se consolide e amplie a progressiva recuperação do poder de compra dos reformados.

www.pcp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário