NOTA

OS TEXTOS ASSINADOS POR OUTRÉM OU RETIRADOS
DE OUTROS BLOGUES OU SÍTIOS NÃO REFLECTEM NECESSÁRIAMENTE
A OPINIÃO OU POSIÇÃO DO EDITOR DO "desenvolturasedesacatos"

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Sabe quem foi Nevada Hayes, também conhecida como Nevada de Bragança?


Nevada Stoody Hayes nasceu em Sandyville no Ohio a 21 de Outubro de 1885 e faleceu em Tampa,  na Flórida,  a 11 de Janeiro de 1941. Conhecida também como Nevada de Bragança, foi esposa de D. Afonso de Bragança, Duque do Porto, cujo sobrinho, D. Manuel II, foi o último rei de Portugal. Porém, nunca foi aceite como membro pela exilada família real portuguesa.

Nevada Stoody era a segunda filha de Jacob Walter Stoody  e da sua esposa, Nancy Miranda McNeel. O sobrenome"Hayes", que adoptou, não correspondia ao do seu registo nem ao de nenhum dos seus ex-maridos.

Nevada foi casada quatro vezes. O primeiro marido foi Lee Agnew (1867-1924), representante em Nova Iorque do  Record-Herald. Deste primeiro casamento teve um filho, abandonando-o cedo pois não se sentia preparada para ser mãe.O segundo marido, com quem casou um dia depois do seu divórcio, foi o septuagenário William Henry Chapman (1834-1907) que à morte, um ano depois do casamento, lhe legou a quantia milionária de 8 milhões de dólares, facto que os jornais utilizaram para apelidar Nevada como "the $10 million widow”. Viúva, viajou pela Europa onde se contam vários potenciais pretendentes de famílias da velha aristocracia europeia. Viria a casar terceira vez em 1909 com Philip Van Valkenburgh, membro de uma prestigiada família nova-iorquina e de quem se divorciou pouco tempo depois, após uma longa batalha judicial. O quarto e último marido foi o 3.° Duque do Porto, D. Afonso de Bragança, com quem se casou morganaticamente a 26 de Setembro de 1917, em Roma, e a 23 de Novembro daquele mesmo ano, em Madrid. Nevada usava o título de Duquesa do Porto.

Por testamento, Nevada foi herdeira universal do marido. Esteve em Portugal durante o litigioso processo de entrega dos bens e por ocasião da transladação do corpo do infante para o panteão dos Bragança, em São Vicente de Fora,Lisboa.

Nevada Stoody Hayes faleceu aos cinquenta e cinco anos. Apenas após sua morte, a Fundação da Casa de Bragança pôde comprar o quadro "Batalha do Cabo de São Vicente", que se encontra actualmente no Museu da Marinha. A obra estava incluída na sua herança.

Fontes: realfamiliaportuguesa.blogspot.com/.
wikipédia

Nevada Stoody Hayes, em 1920
Don Alfonso, duque de Oporto, infante de Portugal (J.C. Fernandes, Lisboa, 1903).png
D. Afonso de Bragança


Sem comentários:

Enviar um comentário