NOTA

OS TEXTOS ASSINADOS POR OUTRÉM OU RETIRADOS
DE OUTROS BLOGUES OU SÍTIOS NÃO REFLECTEM NECESSÁRIAMENTE
A OPINIÃO OU POSIÇÃO DO EDITOR DO "desenvolturasedesacatos"

domingo, 2 de julho de 2017

PRECIOSIDADES ABANDONADAS EM PORTUGAL

Do lado de fora, os edifícios das Termas dos Cucos estão bem pintados e o jardim bem arranjado, mas no interior são já visíveis sinais de degradação. As termas deixaram de funcionar em 1998. Apenas o parque está aberto para uso da população (foto: patrimoniodetorresvedras.blogspot.pt) 
Conhecida como Casa dos Ingleses, a Quinta do Esteiro Furado (Sarilhos Pequenos, Moita) foi pertença de família inglesa. Ainda hoje é possível ver o que resta do palácio, das levadas de água, do moinho de maré e do porto privado onde os produtos eram enviados para Lisboa (foto: mistergambit.deviantart.com)
Há meses foi devastado por um incêndio

As histórias de assombrações rodeiam o Palácio Fonte da Pipa, em Loulé. Mandado construir para receber o rei D. Carlos, o palácio foi batizado de Quinta da Esperança, mas ficou conhecido por Fonte da Pipa dada a fonte com o mesmo nome que existia no local. (foto: o-outro-bau-do-zejulio.blogspot.pt/
A Casa da Praça (freguesia de Frazão) foi construída no séc. XVIII. Considerada uma das mais belas casas solarengas do concelho de Paços de Ferreira, pertenceu à família Alves Barbosa e é lembrança (em ruínas) das fidalgas tradições de Frazão. (foto: Junta Freguesia Frazão)
O Convento de São Francisco do Monte localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo. Foi um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a ser erguido em Portugal, datando dos finais do séc. XIV. Atualmente encontra-se em ruínas. (foto: Wikipedia)


    Foto 1
   Foto 2
Foto 3

Termas Águas Radium/Hotel Serra da Pena – Sabugal   
                                                                                                                                                                Reza a lenda que neste lugar, construído no inicio do século XX, Don Rodrigo (conde espanhol) terá curado a sua filha de uma grave doença de pele, com o recurso às águas deste lugar. No decorrer dessa situação, o senhor decidiu construir este hotel termal que se encontra hoje conforme as imagens acima. 
......................................................................//.....................................................................


Este é um dos 19 Sanatórios situados no Caramulo, a "via Sanatorial", desenvolvida pelo médico Jerónimo de Lacerda, com a finalidade de tratar doentes com tuberculose.
A erradicação da doença levara à ruína de muitos destes sanatórios


Inaugurado pelo rei D. Carlos I (1907), o Sanatório Sousa Martins foi o primeiro instituído pela Assistência Nacional aos Tuberculosos (rainha D. Amélia). Em janeiro de 2014 foi classificado como conjunto de interesse público, na expectativa de que trave a degradação do complexo.


encontrogeracoesbnm.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário