AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sábado, 1 de julho de 2017

PORQUE É QUE OS BOTÕES DO HOMEM ESTÃO À DIREITA E OS DA MULHER À ESQUERDA ?

Algumas pessoas não sabem e outras pouco importam-se de saber. Que lado estão os botões de sua camisa, esquerdo ou direito? Em realidade, a resposta é simples: se você usa roupa feminina, os botões estão no lado esquerdo. Ao contrário, se usa roupa de homem, estarão no direito. A verdade é que esta regra faria sentido se a maioria das mulheres fossem canhotas e a maioria dos homens destros, mas não é o caso. Pode parecer uma grande bobagem este tipo de convenção, mas é assim e tem um pouco de história sobre o assunto.

Por que os botões da roupa de homem estão à direita e os da mulher à esquerda?
Assim como muitos outros costumes antigos, não está de todo claro o início do desenho dos botões. No entanto, segundo alguns historiadores, no caso das mulheres a resposta deveria estar na Europa.

Considera-se uma tradição dos dias em que a roupa era bem mais complicada. No Renascimento e durante a era vitoriana, as mulheres -em particular as mulheres ricas- usavam vestimentas muito elaboradas (e complicadas), e muitas vezes desfrutavam do luxo de ter uma ajudante para vesti-las.

Nesse caso, para a servente era mais fácil ter os botões no lado direito com a suposição de que a servente fosse destra, como geralmente é a maioria das pessoas. Por outro lado, os homens normalmente vestiam-se eles mesmos, daí que os botões deveriam estar no outro lado.

Posteriormente, acredita-se, que à medida que a roupa foi sendo produzida em ingentes quantidades, as roupas femininas acabaram adotando os botões na esquerda e o desenho acabou se transformando em padrão.

Para os homens também existe outra teoria: a forma em que se vestiam para a guerra. De novo, pensando que a maioria são destros, estes poderiam sacar sua arma com sua mão direita e desabotoar-se com a esquerda.

Se retrocedermos um pouco mais, pensa-se que os homens deviam ser capazes de desembainhar suas espadas sem obstáculos. A mão direita devia atingir o lado esquerdo do corpo, e não devia ser impedida com o fechamento da vestimenta no processo.

Curiosidade: até faz relativamente pouco tempo, ser canhoto era considerado uma cisma, um defeito proporcionado pelo "cramulhão", e não uma condição comum e corriqueira. Muitos canhotos tinham que aprender forçadamente a usar a mão direita. Alguns devem ter conhecido o famoso caso de um avô que escrevia com a direita e fazia todo o demais afazeres com a esquerda.
www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário