AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sexta-feira, 14 de julho de 2017

Oito secretários de Estado tomam posse esta sexta-feira


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, assiste à tomada de Álvaro Novo, o último secretário de Estado a ingressar no Governo, ficando com a pasta do Tesouro. Palácio de Belém, Lisboa, 6 de Fevereiro de 2017

A tomada de posse está marcada para as 19h30, no Palácio de Belém, indica nota oficial da Presidência da República. Aos três secretários de Estado que se demitiram no passado domingo, somam-se novas caras em quatro pastas, para além do titular da nova Secretaria de Estado da Habitação, anunciada pelo primeiro-ministro no debate sobre o Estado da Nação, na quarta-feira.
Para além de Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais), João Vasconcelos (Indústria) e Jorge Costa Oliveira (Internacionalização), estão de saída os secretários de Estado Margarida Marques (Assuntos Europeus), João Prata Roque (Presidência do Conselho de Ministros), Carolina Ferra (Administração e Emprego Público) e Amândio Torres (Florestas e Desenvolvimento Regional).

Novas caras no Executivo

Assuntos Europeus

Ana Paula Zacarias ocupava o lugar de embaixadora da União Europeia (UE) na Colômbia, depois de uma passagem pelo Brasil. É diplomata de carreira e foi assessora diplomática de Mário Soares na Presidência. Antes de integrar o Serviço de Acção Externa da UE, esteve na Representação Permanente de Portugal na UE (Reper).

Internacionalização

Eurico Brilhante Dias era, até agora deputado, e foi o relator da comissão parlamentar de inquérito ao Banif. Professor no ISCTE, foi porta-voz do PS com António José Seguro como secretário-geral.

Presidência do Conselho de Ministros

Tiago Antunes é jurista e ocupava o lugar de chefe de gabinete de um deputado do PS no Parlamento Europeu. Dos nomes que tomam posse hoje, é o único que vai depender directamente de Costa, tendo já ocupado lugares em gabinetes de secretários de Estado sob tutela directa de José Sócrates, entre 2005 e 2011.

Assuntos Fiscais

António Mendonça Mendes é adovgado e dirigente regional do PS. Passou por vários gabinetes ministeriais em governos do seu partido e foi director da REFER, entre 2011 e 2013. As alterações nos impostos, designadamente o reforço da progressividade fiscal sobre os rendimentos do trabalho, são uma das expectativas em relação ao próximo Orçamento do Estado.

Administração e Emprego Público

Fátima Fonseca trabalha desde os anos 90 na Câmara Municipal de Lisboa e era, actualmente, directora de Recursos Humanos da autarquia. Tem pela frente a resolução dos problemas que persistem para os trabalhadores da Administração Pública, como sejam o combate à precariedade, o descongelamento das carreiras e dos salários.

Indústria

Ana Teresa Lehmann dirigia a InvestPorto, uma entidade na dependência do presidente da Câmara Municipal do Porto e direccionada para a captação de investimentos para o concelho. Foi eleita, nas listas de Rui Moreira, para a Assembleia Municipal do Porto, em 2013. É professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Florestas e Desenvolvimento Regional

Miguel Freitas é engenheiro agrónomo, já foi deputado e dirigente do PS, e ocupou diversos cargos relacionados com o sector na Administração Pública e na Reper. Era, até agora, secretário da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Habitação

Ana Pinho dirigia, até ao momento, o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, criado pelo actual Governo para apoiar a reabilitação urbana. Foi investigadora no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e é consultora na área, tendo trabalhado para a Câmara Municipal de Lisboa entre 2010 e 2015.


www.abrilabril.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário