NOTA


Os textos assinados por outrem ou retirados de outros blogs ou sítios não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do editor do "desenvolturasedesacatos"

sexta-feira, 23 de junho de 2017

SUPOSTAMENTE ESTE ÍNDIO OJIBUA MORREU COM 138 ANOS

John Smith foi um índio do povo ojíbua que morava na área do Lago Cass, em Minnesota. O obituário do jornal Minneapolis Morning Tribune diz que Ga-Be-Nah-Gewn-Wence (que no idioma chippewa significa "Carne Enrugada") tinha 138 anos quando morreu. Apesar de ter um nome civil e indígena ele era conhecido mesmo como "Índio Velho" pelos brancos. Seja lá qual era a sua idade precisa, seu rosto, que dava um real significado à expressão "maracujá de gaveta", indicava que o homem teve uma vida longa e plena.

01
Supostamente este índio ojíbua morreu com 138 anos 01
Ele tinha oito esposas, mas nenhum filho natural, apenas um adotado, que se chamava Tom Smith. A idade exata de John no momento de sua morte sempre foi uma questão de controvérsia. Alguns argumentam que sua pele enrugada era devido a uma doença e não por um fator da idade. Paul Buffalo, que, quando era criança, conheceu John -a quem chamava de Vovô-, disse que repetidamente ouvia o homem dizer que tinha "dez anos quando as estrelas caíram".

A queda de estrelas provavelmente era uma referência a chuva de meteoros do fenômeno Leônidas, de 13 de novembro de 1823. Acontece que as datas de nascimento dos índios do século XIX geralmente eram determinadas pelo incansável banho de meteoritos que queimavam os céus americanos. Isso indicaria que John Smith tinha uns 110 anos no momento da sua morte. No entanto o que vale é o que está registrado no obituário e na sua lápide: 138 anos.

Conta a história que após a proibição das bebidas alcoólicas durante a Lei Seca, alguns índios sacanas venderam para John o que eles alegavam ser um litro de uísque, mas que no fim era água de barrela. O "Índio Velho" não disse nada, mas três anos depois, os mesmos índios compraram um quarto de traseiro de carne de veado dele. Na verdade era carne de um cavalo velho que acabara de morrer.

John se manteve ativo até poucos meses antes de sua morte. Para ilustrar sua vitalidade, dizem que quando tinha 130 anos foi atropelado por um trole ferroviário, quando atravessava a linha do trem. Ele ficou no hospital por apenas três semanas e saiu andando sem nenhuma sequela.

Em seu enterro não foram realizados ritos indígenas pagãos. John se convertera ao catolicismo há cerca de oito anos antes.
02
Supostamente este índio ojíbua morreu com 138 anos 02
03
Supostamente este índio ojíbua morreu com 138 anos 03
04
Supostamente este índio ojíbua morreu com 138 anos 04
05
Supostamente este índio ojíbua morreu com 138 anos 05
06
Supostamente este índio ojíbua morreu com 138 anos 06
www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário