AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


quinta-feira, 22 de junho de 2017

Os pardais de Java: Os percussionistas do mundo dos pássaros


Os machos dos pardais de Java (Lonchura oryzivora) produzem sons como "clicks" junto com suas canções durante as exposições da coorte, bem como quando cantam a si mesmos quando estão sozinhos. A descoberta foi por uma equipe de ornitólogos da Universidade de Hokkaido, Japão.

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2015/06/os-pardais-de-java-os-percussionistas.html
Casal de pardal de Java (Lonchura oryzivora). Fonte da imagem: iStock.

VAMOS DESCOBRIR...

As aves podem se comunicar usando ambas as vocalizações e movimentos, como por exemplo ocorre durante exposições da coorte, mas a compreensão dos cientistas sobre como eles coordenam seus movimentos com os sons que eles produzem é limitado.

Para investigar mais habilidades comunicativas desses lindos pássaros musicais, Dr Masayo Soma e Dr Chihiro Mori, do Departamento de Biologia da Universidade de Hokkaido, analisaram as vocalizações e os sons associados com a cantar do pardal de Java.

Um pardal de Java adulto (Lonchura oryzivora) em Honolulu, Havaí. Crédito da imagem: Kim Pontes / CC BY 3.0.

Especificamente, eles investigaram diferenças na frequência do ‘clique’, a coordenação entre as notas de canto e esses "cliques" que eles produzem, e também a capacidade de aprendizado dos "cliques", sendo analisados com gravações musicais. Foram feitos em 30 pardais de Java machos.

Os ornitólogos observaram que os pardais de Java machos coordenam seus sons ‘click’ com as notas da música, semelhante à músicos percussionistas. Veja no vídeo abaixo que incrível:

VEJA ATÉ AO FIM PARA OUVIR O BELO CANTO :)

Eles também observaram aves produtoras de "cliques" com freqüência para o início de músicas e notas de música em tons específicos.

Os pássaros selecionados apresentaram padrões de "clique" semelhantes, mas os cientistas também observaram que as aves não expostas a sons de "cliques" também produzem os sons assim mesmo.

"Pode haver alguma capacidade de aprendizado nos "cliques" que são aprendidos, mas que pode ser um comportamento intrínseco", disse o Dr. Soma e Dr. Mori, autores do documento que discutem os resultados na revista PLoS ONE.

"Os sons "clique" faturados podem ser integrados com sinais de cortejo para acasalamento, mas são necessárias mais pesquisas para compreender o papel da vocalização e comunicação."

bio-orbis.blogspot.pt

Fonte: Sri-News.com

Sem comentários:

Enviar um comentário