NOTA

OS TEXTOS ASSINADOS POR OUTRÉM OU RETIRADOS
DE OUTROS BLOGUES OU SÍTIOS NÃO REFLECTEM NECESSÁRIAMENTE
A OPINIÃO OU POSIÇÃO DO EDITOR DO "desenvolturasedesacatos"

quarta-feira, 10 de maio de 2017

10 Animais Recentemente Descobertos

Cerca de 200 espécies de plantas e animais tornam-se extintas todos os dias. Enquanto isso, milhares de novas espécies aparecem todos os anos, cada um com características espetaculares. O nosso planeta é uma verdadeira caixinha de surpresas!

De acordo com a lista divulgada pelo Instituto Internacional para a Exploração de Espécies, da Universidade do Arizona, separamos para vocês os 10 animais recentemente descobertos:
1 – Tatuzinho da caverna
Tatuzinho da caverna
Seu nome cientifico é Luiuniscus iuiuensis”. Ele mede pouco mais de 9 milímetros, um animal realmente muito pequeno e com múltiplas pernas. Foi descoberto em uma caverna no município de Iuiú, na Bahia. Ele constrói abrigos de lama, um comportamento nunca antes visto em outras espécies. O “tatuzinho das cavernas” foi descrito com a participação direta do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
2 – Homo Naledi
Homo Naledi
Homo Naledi
Uma antiga espécie do gênero humano, foi descoberto em 2015 em uma caverna da África do Sul, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos. Ele é semelhante em tamanho (entre 144,5 e 147,8 cm) e seu peso é o de um humano moderno, e tem mãos e pés humanoides. Segundo os cientistas, a nova espécie tem uma caixa craniana mais similar às de seus antepassados que viveram de 2 a 4 milhões de anos atrás.
3 – Tartaruga gigante de Galápagos 
Tartaruga gigante de Galápagos
Tartaruga gigante de Galápagos
Seu nome científico é “Chelonoidis donfaustoi”Durante décadas, os cientistas assumiram que as pequenas diferenças entre as populações ocidentais e orientais das tartarugas na Ilha de Santa Cruz eram uma simples variação genética dentro das espécies conhecidas. Uma análise cuidadosa, porém, revelou a existência de uma nova espécie, a Chelonoidis donfaustoi, nomeada em homenagem a um guarda do parque conhecido como “Don Fausto”, que trabalhou 43 anos na conservação desses animais.
4 – Peixe monstrinho do Golfo do México
Peixe monstrinho do Golfo do México
Peixe monstrinho do Golfo do México
Esta espécie de peixe foi descoberta durante uma avaliação de danos ambientais realizada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, após o derramamento de petróleo em águas profundas do Golfo do México, provocado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, da BP, em 2010. Diferentes espécies de tamboril podem ser distinguidas visualmente apenas por detalhes no filamento incomum que se projeta sobre sua cabeça como uma vara de pesca. Na ponta, há uma fonte luminosa, chamada “isca”, que funciona como uma armadilha na escuridão do mar e é lar de bactérias simbióticas que são bioluminescentes.
5 – Sapo pinóquio
Sapo pinóquio
Sapo pinóquio
Esta espécie de sapo foi descoberto apenas no ano de 2008, na Indonésia, e os dados sobre o animal foram publicados no ano de 2010. Como vocês podem ver, o sapo possui um nariz longo, que aumenta de tamanho quando se sente ameaçado.
6 – Esquilo voador
Esquilo voador
Esquilo voador
Uma nova espécie de esquilo voador foi descoberta por cientistas de uma forma incomum: eles analisaram o corpo de um espécime obtido em uma feira de alimentos em uma província do Laos, na Ásia, situada em um ponto distante da capital do país. Esse roedor “voador” é o maior esquilo do mundo, e suas “asas” realmente podem servir como um para-quedas, ajudando-o a se mover através do ar.
7 – Neopalpa Donaldtrumpi 
Neopalpa Donaldtrumpi
Neopalpa Donaldtrumpi
Um cientista nomeou uma espécie recentemente descoberta de traça em homenagem ao presidente americano Donald Trump. É uma criatura pequena encontrada em partes da Califórnia e de Baja, no México.
8 – Olinguito
Olinguito
Olinguito
O predador Olinguito é o primeiro descoberto no Ocidente nos últimos 35 anos. Durante muito tempo, ele era confundido com seus parentes próximos, os olingos, e só no ano de 2013 eles separaram as espécies. Pouco se sabe sobre o seu comportamento, mas sabe-se que eles são animais noturnos, e apesar de serem predadores, normalmente se alimentam de folhas e frutas.
9 – Sapo Kermit
Sapo Kermit
Sapo Kermit
Este sapo foi descoberto no ano de 2015, e foi nomeado de hyalinobatrachium dianae, em homenagem a Diana Janet Kubicki, mãe do pesquisador que descobriu a espécie. Pela semelhança com o famoso sapo da televisão americana, o “Muppet Show”, o sapo é chamado de Kermit.
10 – Rhinopithecus
Rhinopithecus
Rhinopithecus
Rhinopithecus é um gênero de macacos da família Cercopithecidae. Somente cinco espécies integram este gênero endêmico de uma área que se estende do sul da China ao norte do Vietnã e Mianmar. Esses macacos foram descobertos no ano de 2010 e vivem exclusivamente na Birmânia. Devido à anatomia especial do seu nariz, esses macacos espirram quando chove.


www.listadecuriosidades.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário