NOTA

OS TEXTOS ASSINADOS POR OUTRÉM OU RETIRADOS
DE OUTROS BLOGUES OU SÍTIOS NÃO REFLECTEM NECESSÁRIAMENTE
A OPINIÃO OU POSIÇÃO DO EDITOR DO "desenvolturasedesacatos"

sábado, 29 de abril de 2017

VÍDEOS - VOCÊ NUNCA OUVIU O ROCK, O POP , COMO POR EXEMPLO PINK FLOYD DA MANEIRA COMO O TOCAM NO AZERBEIJÃO


Você pode (ou não) saber que o Azerbaijão é a "Terra do Fogo", mas a nação transcaucásica tem uma tradição musical longa e forte que remonta mais de mil anos. Acontece que na corrida para Festival Eurovisão da Canção de 2012, um empreendedor projeto chamado Bizimkiler (que significa "nosso"), no espírito da "world music" adaptou músicas ocidentais populares ao seu estilo tradicional e o resultado é no mínimo apaixonante.  Veja como seria se o Pink Floyd tivesse raízes azeris:

VÍDEO


O projeto foi criado por Seyfulla Mustafayev, vice-presidente de mídia do canal de televisão ANS. Explicando a ideia, ele disse a uma agência de notícias local, que o grupo não teria sido apropriado antes:

- "Todos conhecem a nossa música étnica, mas o Eurovisão criou uma nova ressonância. Eu queria mostrar aos nossos convidados de diferentes partes da Europa que a nossa vitória na Eurovisão (em 2011) não foi acidente. A música tem raízes profundas aqui. Eu também queria dar música internacional aos azeris no idioma de seus próprios instrumentos."

O projeto inicialmente começou a cobrir dez melodias ocidentais mundialmente conhecidas, além de três melodias adicionando um pouco da pegada oriental. Desde então, ele se expandiu para incluir covers de músicas de artistas que vão de Sting a Ray Charles, com o "Hit the Road Jack". As duas lindas vocalistas são a verdadeira acepção de "tanto faz".

VÍDEO

A música é um negócio sério no Azerbaijão. Foi influenciada pela ópera ocidental e o jazz, mas este projeto encontrou a resistência de muitos músicos e ouvintes, que ficaram perturbados por ver músicos, geralmente sérios e circunspectos, sorrindo e usando roupas casuais.

VÍDEO

Mas a resistência inicial parece que foi vencida e existem agora covers de artistas tão variados como Lady Gaga, Nelly Furtado, Selena Gomez, Michel Teló (sim) e outras estrelas pop, além dos antigos grandes como U2 e The Doors.

VÍDEO
www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário