AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


domingo, 2 de abril de 2017

SEPARADORES DE PRAIA, UMA TRADIÇÃO POLACA

Popularmente se fala que não existe espaço mais democrático do que a praia, onde em matéria de minutos você pode fazer um monte de amigos. Mas se você está planejando passar férias nas margens do Mar Báltico, no norte da Polônia, é melhor comprar um separador de espaço pessoal se você quiser se ajustar aos costumes locais. O acessório bizarro é aparentemente uma obrigação em praias polonesas, pelo menos se você quiser se encaixar com a multidão.

Recentemente estava navegando em algumas fotos obscuras do Leste Europeu de agregadores de notícias, quando me deparei com uma coleção de estranhas fotos de praia, onde todos tinham uma cerquinha de pano ao redor do pequeno pedaço de areia.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 01
Essas coisas estavam em toda parte, nunca tinha visto nada parecido antes, e fiquei intrigado. Mas que porra é essa?
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 02
Infelizmente, além do título, "Polish Beach Introverts", que sugeria um propósito relacionado à privacidade, não havia nenhuma explicação de por que todo mundo usava aquilo.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 03
Então eu comecei a googlear todos os tipos de frases que poderiam esclarecer o mistério de separadores de praias polonesas.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 04
No início, eu só encontrei duplicatas da mesma coleção de fotos que tinha encontrado originalmente, sem nenhuma outra informação, mas eventualmente encontrei um site russo sobre assuntos poloneses que realmente cobriu este "fenômeno" bastante extensivamente.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 05
Segundo a Polomedia, os separadores de praia fazem parte da cultura polonesa durante muito tempo, mas recentemente receberam muita atenção on-line, depois que turistas estrangeiros de férias no Mar Báltico começaram a postar fotos dos separadores nas redes sociais como Facebook e Instagram.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 06
Consistindo de um longo pedaço de pano colorido esticado entre um número de tubos metálicos ou estacas de madeira que são fáceis de fincar na areia.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 07
Os separadores variam em tamanho de acordo com o grupo que se destinam a acomodar. Você verá minúsculos que circundam o espaço em torno de uma única toalha de praia, e os gigantes que separam uma grande parte da praia.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 08
Ao contrário do título da primeira foto que eu vi, que sugeria que os separadores foram criados para proteger seus usuários de olhares indiscretos.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 09
No entanto, não é nenhum segredo que os ventos fortes são muito comuns nas margens do Mar Báltico, então os separadores foram originalmente destinados a permitir que os amantes da praia desfrutem de um banho de sol sem que seus pertences saiam rolando pela praia, ou que tomem banhos de areia soprada pelos ventos.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 10
A teoria de que os separadores são usados por turistas poloneses para se isolar de turistas de fora originou-se em posts de sites na mídia social, como o Facebook e o VKontakte, de pessoas que tentam explicar algo que desconhecem, então inventam gerando fakenews.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 11
No entanto, há também um lado controverso para estes chiqueirinhos. Nos últimos anos, as pessoas começaram a abusar desses acessórios para ocupar muito mais espaço na praia do que eles precisam. Não é raro ver uma ou duas toalhas de praia no meio de um tremendo vazio de areia cercado por um desses separadores.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 12
Durante o verão, os separadores de praia são colocados tão perto uns dos outros que uma pessoa mal pode passar entre eles, e muito menos encontrar um lugar para esticar suas próprias toalhas ou esteiras.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 13
Isso cria um problema para os turistas estrangeiros não familiarizados com esses acessórios, que só querem um lugar para deitar na areia.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 14
Os separadores de praia são uma parte importante da cultura polonesa, e muitas vezes aparecem em camisetas, ímãs e outras lembrancinhas vendidas em resorts à beira-mar.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 15
No entanto, não há como negar que, conforme as praias se tornam mais lotadas durante a alta temporada, eles criam todos os tipos de conflitos devido à falta de espaço. Por exemplo, algumas pessoas deixam a praia por horas, mas deixam seus separadores no lugar, para garantir que seu espaço não seja ocupado por outra pessoa.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 16
A enorme popularidade dos separadores de espaços na praia é exclusiva da Polônia e, tendo visitado um número considerável de balneários em toda a Europa, posso confirmar que nunca vi nada parecido com isto antes, nessa escala.
Separadores de espaço na praia, uma tradição polonesa 17
Fonte: Zefirka.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário