NOTA


Os textos assinados por outrem ou retirados de outros blogs ou sítios não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do editor do "desenvolturasedesacatos"

sábado, 22 de abril de 2017

MOLHO DE ALHO

Churrasco aqui em casa não passa sem molho de alho!


Aliás, dou muito valor aos acompanhamentos. Além de molho de alho, um vinagrete de tomate, pãozinho, salada verde bem fresquinha, arroz, mandioca cozida desmanchando! A mesa farta de churrasco me remete a casa da minha mãe onde sempre foi assim.
Tenho lembranças vivas na minha memória de toda a mesa cheia de gostosuras que acompanhavam a carne e deste molho de alho que chamavamos de “Ajo blanco”. Não sei o porque do nome, tempos depois descobri que este é o nome de uma sopa fria espanhola que não tem nenhuma relação com este molhinho de alho! rs
Além de ser maravilhoso para acompanhamento do churrasco, este molho de alho cremoso, para quem ama alho como eu é perfeito para acompanhar torradinhas e temperar saladas! Combina com salada de folhas maravilhosamente bem!

receita de molho para churrasco

Se feito no dia anterior perde um pouco o sabor forte do alho.

Se quer dar uma corzinha diferente ao branquinho deste molho, acrescente nos minutos finais cheiro verde, lemon pepper, pimenta vermelha, temperos desidratados, milhões de formas para deixar o molho ainda mais gostoso! 
Amo  o clássico, mas sempre divido a receita ao meio e bato com um pouquinho de cheiro verde e raspinhas de limão. Versátil que só da para dividir a receita em vários potinhos e acrescentar temperos diferentes!
Tem quem substitua o leite por creme de leite, adicione maionese no final, ele além de fácil de fazer é muito democrático! Cada um tem uma forma especial de fazer.
Essa receita rende bastante, eu nunca reduzi a receita pois aqui em casa sempre teve muita saída!
Coloque aos poucos na mesa do churrasco, se sobrar na geladeira não se esqueça de usar para temperar a salada no dia seguinte! 

Molho de alho para churrasco

  • Porções: 700ml
  • Tempo: 20 mins
Molho de alho para churrasco na versão branco ou verde, fácil de fazer e super cremoso!

Ingredientes

  • Sumo de 1 limão grande
  • 200 ml de leite gelado
  • 2-3 dentes de alho
  • sal a gosto
  • 300 à 400 ml de óleo (aproximadamente)

Para a versão verde

  • 1/2 xícara de cheiro verde picadinho

Modo de preparo

  1. Coloque no copo do liquidificador o leite, o limão, o sal e o alho e bata até triturar o dente de alho (ajuda a ser mais rápido se os dentes já estiverem cortadinhos, assim garantimos que nenhum pedaço grande fique sem triturar)
  2. Diminua para a velocidade mais baixa do liquidificador e com o compartimento da tampa aberto despeje o óleo em fio continuamente
  3. Observe que aos poucos o molho vai se tornando mais espesso, quando atingir textura de maionese pare de bater,
  4. não tem problema se você parou de bater e ainda não ficou a textura que você queria, ligue novamente o liquidificador e continue adicionando o óleo em fio
  5. Após atingir a consistência cremosa se quiser adicione o cheiro verde e bata bem pouquinho, só para colorir o molho e deixar alguns pedacinhos enfeitando o molho

Notas

Eu costumo fazer o molho branco, tirar metade do copo do liquidificador e bater a outra metade com o cheiro verde, assim temos 2 versões de uma só vez!
Pode preparar no dia anterior que fica ainda melhor!


acasaencantada.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário