AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


terça-feira, 11 de abril de 2017

HISTÓRIA DA ARTE


  • HITÓRIA DA ARTE
    A HISTÓRIA DA ARTE ESTÁ RELACIONADA À CULTURA DOS MAIS VARIADOS POVOS EXISTENTES. ,. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, Um ARTE ESTÁ PRESENTE A NOSSA VOLTA E COM ELA COMPOMOS A HISTÓRIA DE UMA SOCIEDADE. CADA OBJETO ARTÍSTICO APRESENTA UMA FINALIDADE. DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, O HOMEM SEMPRE CRIOU ELEMENTOS QUE O AJUDASSEM UM SUPERAR COM SUAS NECESSIDADES EA VENCER DESAFIOS.

  • PRÉ-HISTÓRIA

     PRÉ-HISTÓRIA
    A PRÉ-HISTÓRIA É UMA ÉPOCA ANTERIOR À ESCRITA, INICIADA PELO APARECIMENTO DOS PRIMEIROS HOMINÍDEOS, ENTRE 1.000.000 ATÉ 4000 AC 
    NÃO HÁ NENHUM DOCUMENTO ESCRITO REVELANDO ALGO SOBRE ESSE PERÍODO. PESQUISADORES, ANTROPÓLOGOS E HISTORIADORES, POR MEIO DA ARQUEOLÓGIA, FIZERAM ESTUDOS PARA DESVENDAR OS POVOS QUE VIVIAM NESSA ÉPOCA. E FOI SE EVOLUINDO. 
    AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS FORAM ENCONTRADAS NÃO PALEOLÍTICO SUPERIOR OU IDADE DA PEDRA LASCADA.

  • IDADE ANTIGA

    IDADE ANTIGA
    A IDADE ANTIGA FOI O PERÍODO DA HISTÓRIA QUE SE DESDOBROU DESDE A INVENÇÃO DA ESCRITA (4000 AC A 3500 AC) ATÉ A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE (476 DC) .JÁ HAVIA VESTÍGIOS DE CIVILIZAÇÕES BASTANTE AVANÇADAS, MOSTRANDO ESTRUTURAS DE SOCIEDADES ESCRAVISTAS E DE SERVIDÃO COLETIVA.O POVO ERA MARCADO POR UMA REALIDADE MÍSTICA: A RELIGIOSIDADE DOS EGÍPCIOS, COMO BUSCAS GREGAS PELA PERFEIÇÃO, O RETORNO DA NATUREZA HUMANA ATÉ A FUNDAÇÃO DO CRISTIANISMO, UM RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO.

  • ARTE ROMANA

    ARTE ROMANA
    A INFLUÊNCIA DA ARTE ROMANA VEÍCULO DA CULTURA ETRUSCA, ARTE POPULAR QUE RETRATAVA O COTIDIANO E DA CULTURA GRECO-HELENÍSTICA, EXPRESSANDO O IDEAL DE BELEZA, ENTRE OS SÉCULOS XII E VI AC, EM DIFERENTES REGIÕES DA ITÁLIA. SUA CIVILIZAÇÃO SURGIU EM 753 AC, POR MEIO DE LENDAS E MITOS.

  • ARTE EGÍPCIA

    ARTE EGÍPCIA
    A ESCULTURA EGÍPCIA, AO LONGO DE SEU DESENVOLVIMENTO, ENCONTROU CARACTERÍSTICAS BASTANTE PECULIARES. APESAR DE APRESENTAR GRANDE RIGIDEZ NA MAIORIA DE SUAS OBRAS, PERCEBEMOS QUE COMO ESTÁTUAS EGÍPCIAS CONSEGUIAM REVELAR RIQUÍSSIMAS INFORMAÇÕES DE CARÁTER ÉTNICO, SOCIAL E PROFISSIONAL DE SEUS REPRESENTADOS. NO GOVERNO DE AMENÓFIS IV TEMOS UMA FASE BASTANTE DISTINTA EM QUE A RIGIDEZ DA ESCULTURA É SUBSTITUÍDA POR IMPRESSÕES DE MOVIMENTO.

  • A ARTE NA CIVILIZAÇÃO EGEIA

    A ARTE NA CIVILIZAÇÃO EGEIA
    A ARTE EGÉIA OU ARTE DO MAR EGEU SE ASOCIA ÀS CULTURAS QUE SURGIRAM NO MAR EGEU ANTES DO APARECIMENTO DOS GREGOS POR VOLTA DE 3000 AC, A CIVILIZAÇÃO EGÉIA ERAM VÁRIOS POVOS QUE APRESENTAVAM CARACTERÍSTICAS COMUNS, MAS EM RAZÃO DA DIVERSIDADE DO TERRITÓRIO, MANTIVERAM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, QUE POR SUA VEZ PERMITEM DIVIDIR A CIVILIZAÇÃO EM TRÊS PRINCIPAIS CULTURAS:
    • CIVILIZAÇÃO CICLÁDICA
    • CIVILIZAÇÃO MINÓICA
    • CIVILIZAÇÃO MICÊNICA

  • ARTE GREGA

    ARTE GREGA
    A ARTE GREGA FOI CONSIDERADA LIVRE, POIS VALORIZAVA O HOMEM, COMO SENDO O SER MAIS IMPORTANTE DO UNIVERSO. A INTELIGÊNCIA HUMANA ERA SUPERIOR À FÉ, ENCONTRADA NA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA. O DIA A DIA, A NATUREZA E AS MANIFESTAÇÕES DOS GREGOS ERAM RETRATADAS NA ARTE. ELES PROCURAVAM O EQUILÍBRIO, O RITMO, A HARMONIA, POIS ESTAVAM EM BUSCA DA PERFEIÇÃO.

  • ARTE BIZANTINA

    ARTE BIZANTINA
    CONSTANTINOPLA FOI FUNDADA EM 330, PELO IMPERADOR CONSTANTINO. LÁ SE LOCALIZAVA BIZÂNCIO, UMA ANTIGA COLÔNIA GREGA QUE ABRIGAVA VÁRIAS CULTURAS (GRECO-ROMANO E ORIENTAL), DANDO ORIGEM AO TERMO BIZANTINO PARA DESIGNÁ-LAS. O IMPÉRIO BIZANTINO TEVE SUAS MANIFESTAÇÕES NO ÁPICE, NÃO GOVERNO DO IMPERADOR JUSTINIANO, REINADO 527-565.
     EXPRESSÃO DE PODER, GRANDIOSIDADE E RIQUEZA,  USO DA FRONTALIDADE, PROVENIENTE DA ARTE EGÍPCIA, DAVA IDEIA DE AUTORIDADE E RESPEITO AO PERSONAGEM.

  • ARTE PALEOCRISTÃ

    ARTE PALEOCRISTÃ
    DEVIDO AS PERSEGUIÇÕES, OS PRIMEIROS CRISTÃOS FAZIAM A ARTE NAS CATACUMBAS, NAS PAREDES E TETOS, NOS SEPULCROS, O ONDE ERAM COLOCADOS OS MÁRTIRES. PRIMEIRO, PINTURAS SOMENTE REPRESENTAVAM A CRUZ (SACRIFÍCIO DE JESUS), A PALMA (MARTÍRIO), A ÂNCORA (SALVAÇÃO) EO PEIXE (SUAS LETRAS EM GREGO SÃO COMO INICIAIS DO NOME DE JESUS) QUE ERAM OS SÍMBOLOS DOS CRISTÃOS. LOGO DEPOIS, COMEÇARAM UM SURGIR CENAS DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, SENDO QUE, EM DESTAQUE, OS ARTISTAS RETRATAVAM JESUS ​​CRISTO
  • IDADE MÉDIA

    IDADE MÉDIA
    A IDADE MÉDIA TEVE SEU INÍCIO 476 dc FOI COM O FIM DO IMPÉRIO ROMANO NÃO OCIDENTE, SE SE TERMINO FOI CARCTERIZADO PELA INVAÇÃO DOS TURCOS A CONSTANTINOPLA EM 1453. DURANTEA AIDADE MEDIEVAL (séculos V-XIV) A ARTE SE CARACTERIZOUPELA INTEGRAÇÃO DA PINTURA, ESCULTURA E ARQUITETURA.
  • ARTE GÓTICA

    ARTE GÓTICA
    NÃO INÍCIO DO SÉCULO, A ARTE ROMÂNICA EM SEUS GRANDIOSOS EDIFÍCIOS, AINDA ERA PREDOMINANTE, MAS NÃO SÉCULO XVI, SURGE UMA NOVA ARQUITETURA, CHAMADA DE GÓTICA, EM HIPÓTESE, DIZEM QUE ELA FOI CRIADA PELOS BÁRBAROS QUANDO INVADIRAM O IMPÉRIO.
    O PRIMEIRO E GRANDE EXEMPLO DE ARQUITETURA GÓTICA PODE SER ENCONTRADO NA FRANÇA, NA ABADIA SAINT DENIS, UMA IGREJA CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 1140.
  • ARTE ROMÂNICA

    ARTE ROMÂNICA
    ESTE ESTILO PREVALECEU NA EUROPA NO PERÍODO DA ALTA IDADE MÉDIA (ENTRE OS SÉCULOS XI E XIII). NA ARQUITETURA, PRINCIPALMENTE DE MOSTEIROS E BASÍLICAS, PREVALECEU O USO DOS ARCOS DE VOLTA-PERFEITA E ABÓBADAS (INFLUÊNCIAS DA ARTE ROMANA). OS CASTELOS SEGUIRAM UM ESTILO VOLTADO PARA O ASPECTO DE DEFESA. AS PAREDES ERAM GROSSAS E EXISTIAM POUCAS E PEQUENAS JANELAS. TANTO AS IGREJAS COMO OS CASTELOS PASSAVAM UMA IDEIA DE CONSTRUÇÕES "PESADAS", VOLTADAS PARA A DEFESA.
  • RENASCIMENTO

    RENASCIMENTO
    NA ITÁLIA, A PARTIR DO SÉCULO XIV, O RENASCIMENTO SE INICIA DE 1300 A 1650. ESSE FOI UM PERÍODO MARCANTE NA HISTÓRIA E REPRESENTOU MUITO MAIS QUE SIMPLES VOLTA DA ARTE GRECO-ROMANA.
    CIENTIFICAMENTE, O HOMEM BUSCAVA ABRIR O PENSAMENTO E HIPÓTESES FORMULARES E TEORIAS, DEIXANDO O LADO RELIGIOSO E VALORIZANDO MAIS O HOMEM. FOI NESSE PERÍODO QUE SURGIU O HUMANISMO.
  • ARTE BARROCA

    ARTE BARROCA
    A ARTE BARROCA ORIGINOU-SE NA ITÁLIA (séc XVII) MAS NÃO TARDOU A IRRADIAR-SE POR OUTROS PAÍSES DA EUROPA EA CHEGAR TAMBÉM AO CONTINENTE AMERICANO, TRAZIDA PELOS COLONIZADORES PORTUGUESES E ESPANHÓIS. AS OBRAS BARROCAS ROMPERAM O EQUILÍBRIO ENTRE O SENTIMENTO EA RAZÃO OU ENTRE A ARTE EA CIÊNCIA, QUE OS ARTISTAS RENASCENTISTAS PROCURAM REALIZAR DE FORMA MUITO CONSCIENTE; NA ARTE BARROCA PREDOMINAM COMO EMOÇÕES E NÃO O RACIONALISMO DA ARTE RENASCENTISTA.
  • ROCOCÓ

    ROCOCÓ
    ROCOCÓ É UM ESTILO ARTÍSTICO QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA NO SÉCULO XVIII. SURGIU EM 1700, NA CIDADE DE PARIS, BUSCANDO A SUTILEZA EM CONTRAPOSIÇÃO AOS EXCESSOS E SUNTUOSIDADES DO BARROCO. ESPALHOU-SE PELA EUROPA NO SÉCULO XVIII E CHEGOU À AMÉRICA EM MEADOS DESTE SÉCULO. ESTEVE PRESENTE NA PINTURA, ARQUITETURA, MÚSICA E ESCULTURA.
    A PALAVRA ROCOCÓ TEME ORIGEM NÃO TERMO FRANCÊS "ROCAILLE" QUE É UM TIPO DE DECORAÇÃO DE JARDIM EM FORMATO DE CONCHAS.
  • IDADE MODERNA

    IDADE MODERNA
    IDADE MODERNA É O PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1453 A 1789 - DADOS QUE MARCA O INÍCIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. ELA MOSTRA PARTE DA HISTÓRIA DO OCIDENTE. EM 1453, TEMOS A QUEDA DO IMPÉRIO COM UM TOMADA DOS TURCOS PELA CAPITAL CONSTANTINOPLA. ESSE FOI UM PERÍODO DE MUITAS TRANSIÇÕES, DE REVOLUÇÕES E SUBSTITUIÇÃO DO SISTEMA FEUDAL PARA O SISTEMA CAPITALISTA NÃO FINAL DA IDADE MÉDIA, A ARTE MODERNA JÁ SE INICIAVA, SENDO UMA FORMA DE PREPARAÇÃO PARA O RENASCIMENTO DE UM NOVO MARCO NA HISTÓRIA DA ARTE.
  • NEOCLASSICISMO

    NEOCLASSICISMO
    O NEOCLASSICISMO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL NASCIDO NA EUROPA EM MEADOS DO SÉCULO XVIII, QUE TEVE LARGA INFLUÊNCIA NA ARTE E CULTURA DE TODO O OCIDENTE ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX. TEVE COMO BASE OS IDEAIS DO ILUMINISMO E UM RENOVADO INTERESSE PELA CULTURA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA, ADVOGANDO OS PRINCÍPIOS DA MODERAÇÃO, EQUILÍBRIO E IDEALISMO COMO UMA REAÇÃO CONTRA OS EXCESSOS DECORATIVISTAS E DRAMÁTICOS DO BARROCO E ROCOCÓ.
  • IMPRESSIONISMO

    IMPRESSIONISMO
    SURGIDO NA FRANÇA EM 1874, O IMPRESSIONISMO FOI UM MOVIMENTO ARTÍSTICO QUE PASSOU UM EXPLORAR, DE FORMA CONJUNTA, A INTENSIDADE DAS CORES EA SENSIBILIDADE DO ARTISTA. A DENOMINAÇÃO "IMPRESSIONISMO" FOI DADA APÓS A DECLARAÇÃO PEJORATIVA DO CRÍTICO DE ARTE FRANCÊS LOUIS LEROY AO VER UM TELA "IMPRESSÃO DO SOLEIL LEVANT", DE MONET, UM DAS PRINCIPAIS ARTISTAS DO MOVIMENTO.
  • ROMANTISMO

    ROMANTISMO
    OS ROMÂNTICOS SE CARACTERIZAM POR ESTAR EM OPOSIÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA. ELES QUERIAM SE LIBERTAR DAS REGRAS E VALORIZAR O ESTILO DO ARTISTA NA OBRA. ELA SE CARACTERIZA POR ADERIR OS SENTIMENTOS, A IMAGINAÇÃO, O NACIONALISMO EA NATUREZA, ATRAVÉS DAS PAISAGENS. PRESENCIAMOS UM CONTRASTE ENTRE O ESTILO ANTERIOR E OROMANTISMO QUE SURGIU POR VOLTA DO SÉCULO XIX. SÉCULO AGITADO POR MUDANÇAS SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAIS CAUSADAS PELAREVOLUÇÃO INDUSTRIAL E PELA REVOLUÇÃO FRANCESA.
  • IDADE COMTEMPORÂNIA

    IDADE COMTEMPORÂNIA
    IDADE CONTEMPORÂNEA É O PERÍODO QUE MARCA DESDE UMA REVOLUÇÃO FRANCESA, FATO ESSE QUE MODIFICOU TODA A HISTÓRIA POLÍTICA E SOCIAL DA FRANÇA E SEGUINTE ATÉ HOJE, COM COMO DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE SURGIRAM. A GLOBALIZAÇÃO JÁ ESTAVA ACONTECENDO EO ILUMINISMO, UMA CORRENTE FILOSÓFICA QUE ACREDITAVA NA RAZÃO DO HOMEM E NÃO NA RELIGIOSIDADE SE PROPAGOU.FOI TAMBÉM NESSE PERÍODO QUE OCORRERAM COMO GRANDES GUERRAS EA REVOLTA DE ARTISTAS ATRAVÉS DA ARTE.
  • REALISMO

    REALISMO
    O REALISMO SURGE ENTRE 1850 E 1900. FRUTO DAS ARTES PRODUZIDAS NA EUROPA. ELE FOI INFLUENCIADA PELA INDUSTRIALIZAÇÃO QUE DOMINAVA A ÉPOCA. 
    O HOMEM CONTEMPORÂNEO ENTENDEU QUE PRECISAVA SER REALISTA, TENDO UMA VISÃO MAIS TÉCNICA E DEIXANDO UM POUCO DE LADOS COMO EMOÇÕES HUMANAS.

www.timetoast.com

Sem comentários:

Enviar um comentário