AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturasedesacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá, obviamente, da minha aprovação que depende da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente, com a excepção dos que o sistema considere como SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam a apologia do racismo, xenofobia, homofobia ou do fascismo/nazismo.


sexta-feira, 10 de março de 2017

VÍDEOS - JÁ VIU UMA MÁQUINA SINFÓNICA DE VIOLINOS ?



Você muito provavelmente já viu um órgão ou realejo tocando alguma canção automaticamente com base na partitura impressa em um rolo de papel perfurado. Entretanto, provavelmente nunca viu um Hupfeld Phonoliszt-Violina,que pode tocar um conjunto de três violinos usando um arco circular especial, e dezenas de "dedos" mecânicos que pressionam as cordas, segundo o mapeamento do papel perfurado. Este instrumento incomum foi inventado em 1907 por Ludwig Hupfeld e restaurado pelo holandês Frank Bernouw.

VÍDEO

A montagem da máquina é intrincada, mas o funcionamento é simples (mais ou menos): 3 violinos (cada um com apenas uma corda ativa) montados verticalmente são tocados por um arco giratório redondo feito com 1300 fios de crina de cavalo, de acordo com o programa no rolo de papel perfurado.
VÍDEO
O pequeno fole substituiu os dedos do violinista, pressionando as cordas para alcançar as notas necessárias. O piano que faz parte do conjunto pode ser conduzido por um músico ou junto com os violinos. Os sistemas pneumáticos são controlados integramente por um motor elétrico.
VÍDEO
www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário