AVISO

O administrador deste blogue não é responsável pelas opiniões veiculadas por terceiros, nem a sua publicação quer dizer que delas partilhe, apenas as publica como reflexo da sociedade em que se inserem, dando-lhes visibilidade, mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia de situações menos claras do ponto de vista ético.

Atenção este blog tem tradutor se quiser traduzir clique com o botão direito do rato ou procure o tradutor no fim da publicação e clique onde diz traduzir para português ou outro idioma.


sexta-feira, 10 de março de 2017

VÍDEOS - JÁ VIU UMA MÁQUINA SINFÓNICA DE VIOLINOS ?



Você muito provavelmente já viu um órgão ou realejo tocando alguma canção automaticamente com base na partitura impressa em um rolo de papel perfurado. Entretanto, provavelmente nunca viu um Hupfeld Phonoliszt-Violina,que pode tocar um conjunto de três violinos usando um arco circular especial, e dezenas de "dedos" mecânicos que pressionam as cordas, segundo o mapeamento do papel perfurado. Este instrumento incomum foi inventado em 1907 por Ludwig Hupfeld e restaurado pelo holandês Frank Bernouw.

VÍDEO

A montagem da máquina é intrincada, mas o funcionamento é simples (mais ou menos): 3 violinos (cada um com apenas uma corda ativa) montados verticalmente são tocados por um arco giratório redondo feito com 1300 fios de crina de cavalo, de acordo com o programa no rolo de papel perfurado.
VÍDEO
O pequeno fole substituiu os dedos do violinista, pressionando as cordas para alcançar as notas necessárias. O piano que faz parte do conjunto pode ser conduzido por um músico ou junto com os violinos. Os sistemas pneumáticos são controlados integramente por um motor elétrico.
VÍDEO
www.mdig.com.br

Sem comentários :

Enviar um comentário