AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


quinta-feira, 30 de março de 2017

TUDO LEGAL - ESTE É O ATOL DE CLIPPEERTON UM PARAÍSO DE PESCA DE ATUM E DE NARCOTRAFICANTES


A Passion Clipperton, um atol desabitado na costa sudoeste do México, Paris renovou acordo de partilha com o México, para o benefício de seus pescadores e ... narcotraficantes.
Os confetti Clipperton paixão com menos de 9 km2 no Oceano Pacífico, ao sudoeste do México.
A cena se repete dezenas de vezes por ano. A pesca do atum mexicano nas águas da Paixão de Clipperton, um atol localizado a sudoeste do México no Pacífico. 

Um navio de 70 metros de comprimento engole1100 toneladas de peixe, numa fábrica flutuante. Com o seu sonar sofisticado e um helicóptero, ele sempre localiza os cardumes de atum. 
Nada ilegal. Um acordo de pesca foi assinado em 29 de Março de 2007 para dez anos entre França e México. O acordo acaba de ser renovado nas mesmas condições, de acordo com uma fonte diplomática. Os vasos mexicanos devem continuar a relatar as suas capturas e a registaram a apanha na  Tuna Interamericana Tropical (CIAT), uma entidade reguladora. 

Em troca, eles podem solicitar licenças de pesca gratuitos com redes redes na zona económica exclusiva (ZEE) Clipperton, incluindo as águas territoriais, e sem quota predefinida.
As águas estão cheias de peixe. De acordo com estatísticas oficiais da IATTC, entre 1975 e 2014, capturaram-se uma média de 10 000 toneladas de atum por barco todos os anos  a partir de uma dúzia de países.  É difícil de controlar a pesca neste círculo que tem o tamanho de MarrocosNessas áreas, a França tem direitos soberanos sobre qualquer tipo de atividade.


www.lemonde.fr

Sem comentários:

Enviar um comentário