NOTA

OS TEXTOS ASSINADOS POR OUTRÉM OU RETIRADOS
DE OUTROS BLOGUES OU SÍTIOS NÃO REFLECTEM NECESSÁRIAMENTE
A OPINIÃO OU POSIÇÃO DO EDITOR DO "desenvolturasedesacatos"

sexta-feira, 24 de março de 2017

24 de Março de 1874: Nasce Harry Houdini, "O Grande Houdini", um dos ilusionistas mais famosos de todos os tempos


Mágico e ilusionista norte-americano, Harry Houdini nasceu a 24 de março de 1874, em Budapeste, na Hungria, e faleceu a 31 de outubro de 1926, em Detroit. 


Aos quatro anos, mudou-se com a família para os Estados Unidos da América. O seu nome de batismo era Erick Weisz, que em 1913 mudou legalmente para Harry Houdini.

Pertencendo a uma família pobre, Houdini, que vivia em Appleton, no Wisconsin, viu-se forçado a trabalhar desde criança, tendo sido perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista e ferreiro. Foi enquanto ferreiro, já a viver em Nova Iorque, que descobriu a sua vocação para o ilusionismo. O seu chefe pediu-lhe para abrir umas algemas de um polícia que perdera as chaves e Houdini usou um truque para o fazer que viria, posteriormente, a usar nos seus números. Decidiu então dedicar-se à carreira de mágico apostando em números onde se libertava de algemas, correntes, cadeados, escapava de caixas e de tanques fechados, às vezes colocados dentro de água.


Aos 17 anos, tornou-se mágico profissional e adotou o nome Houdini em homenagem ao ilusionista francês Jean Eugène Robert-Houdini. Dois anos mais tarde, conheceu Wilhelmina Rahner, com quem casou quase de imediato. A mulher de Houdini passou a ser a sua assistente em palco, situação que se manteve ao longo de toda a sua carreira.

Depois de inicialmente se ter dedicado a truques com cartas e a fazer desaparecer objetos e seres vivos, apostou em espetáculos onde, com as mãos atadas, escapava de caixas fechadas. Esta tornou-se a sua especialidade e, em 1900, fez a sua primeira digressão na Europa, onde acabou por ficar quatro anos. Regressou então à América, onde continuou a sua carreira de grande sucesso.

O seu número mais famoso foi criado em 1913 e tinha o nome de Câmara Chinesa de Tortura com Água. Houdini era colocado de cabeça para baixo, com as mãos atadas, numa caixa de vidro e aço que era cheia com água, conseguindo libertar-se sozinho. 

O ilusionista participou também como ator em filmes de Hollywood, alguns dos quais com argumento escrito por ele. Dedicou-se ainda, em colaboração com as autoridades, a desmascarar médiuns e espíritas graças aos seus conhecimentos de ilusionismo. 

Seis dias antes de morrer, Houdini foi socado no abdómen por um estudante que assistia a um dos seus espetáculos em Montreal, no Canadá. Após ter feito uma demonstração de resistência dentro de água sem respirar, um estudante invadiu o palco e deu-lhe dois socos, sem que Houdini tivesse preparado os músculos. O mágico ficou ferido no apêndice e acabou por falecer mais tarde num hospital de Detroit.

Fontes: Infopédia
wikipedia (imagens)
Houdini  cerca de 1900
The Houdini Serial, 1919 movie poster

VÍDEO



Sem comentários:

Enviar um comentário