NOTA


Os textos assinados por outrem ou retirados de outros blogs ou sítios não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do editor do "desenvolturasedesacatos"

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O MITO DE " EL DORADO"

A cidade de ouro de El Dorado é um dos mitos mais famosos e persistentes na América desde a época da chegada dos europeus. Ávidos de riqueza e cheios de fantasias sobre os mistérios de um continente muitas muito maior que a própria Europa. As vastas florestas e montanhas foram povoadas com lendas e boatos sobre todo tipo de coisa: desde um reino secreto de mulheres guerreiras na selva que recebeu o nome de Amazônia, passando pela Fonte da Eterna Juventude na atual Flórida e a Cidade dos Césares na Argentina, cada nova terra explorada era motivo de perplexidade e surpresa.
Para muitos europeus, o Novo Mundo não era apenas um local onde encontrar riquezas mas também o próprio Éden, o Paraíso na Terra. Nesse contexto, a história de El Dorado circulou entre todos os exploradores que acreditavam realmente na existência de uma cidade feita inteiramente de ouro e onde os nativos viviam em perfeita harmonia, onde não existia sofrimento ou doença. Mas o mito pode ter uma base de realidade segundo pesquisadores que se debruçaram sobre os relatos de exploradores e nativos.
O mito de El Dorado pode ter surgido de um relato exagerado sobre a cerimônia de coroação de um cacique da tribo Muisca, na atual Colombia. Segundo registros da época na cerimônia, o cacique era pintado com pó de ouro e levado numa canoa cheia de oferendas de ouro até o centro de um lago sagrado onde acreditavam haver uma entrada para o mundo sobrenatural onde habitavam os deuses, Como parte da coroação, o cacique lançava as oferendas à agua mergulhava para se purificar. Esse relato, que circulou cada vez mais exagerado entre os conquistadores espanhóis, foi se tornando uma certeza que arrastou centenas, ou milhares de aventureiros à morte tentando achar a cidade de El Indio Dorado,  e depois só El Dorado.
Origens do ritual.
Ainda que cercada de muito mistério, acredita-se que o ritual do Indio Dourado foi inspirado pela queda de um meteoro na região do LagoGuatavita na Colombia, o impressionante espetáculo levou os nativos a acreditarem que se tratava da chegada de um deus e se apressaram a fazer ofertas de ouro e alimentos. Ainda que apreciado pela sua beleza, o ouro não era considerado um metal com valor de moeda, e tinha um valor sagrado, considerado as lágrimas do Sol, os nativos acreditavam estar simplesmente devolvendo aos deuses a sua propriedade e tentando, assim, conseguir o seu favor.
Mito ou lenda?
Acredita-se que o relato da cidade de El Dorado foi inspirado por fatos históricos, ainda que muito exagerados, o que a coloca no âmbito da lenda, mas a sua relação com um lugar ideal, um verdadeiro Éden, o Paraíso Terrestre, a situa na dimensão de mito, ou seja, uma ideia eterna que escapa à compreensão e inspirou milhares de pessoas a fazer a perigosa travessia pelo oceâno e uma busca desesperada pelo continente em busca de um ideal de um mundo perfeito, mais do que simplemente em busca de riqueza e poder.
Documentário do History Channel sobre El Dorado
VÍDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário