quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Esta ilha foi posta em quarentena por 75 anos


Nosso planeta é o lar de inúmeras pequenas ilhas desabitadas. Alguns desses lugares remotos permanecem intocados por razões ambientais. Mas outros são deixados sozinhos por causa de algo muito mais sinistro.
Um deles é Gruinard Island, uma pequena massa localizada a cerca de 0,6 milhas da costa noroeste da Escócia, e sua história é chilling ...
De longe, a Ilha Gruinard parece calma e serena. Mas suas pacíficas colinas verdes contam uma história diferente, uma de um período sombrio na história da humanidade.

Quando a Segunda Guerra Mundial atingiu, e as forças britânicas estavam preocupadas com um ataque químico. Então eles decidiram começar a testar um químico mortal . Chamava-se antraz. O governo britânico estabeleceu-se na ilha de Gruinard como o lugar para o testar, e em 1942 requisitaram a ilha pequena sonolento de seus proprietários.

Para realizar o teste, os pesquisadores trouxeram 80 ovelhas para a ilha e, em seguida, lançaram esporos preenchidos com a altamente infecciosa antraz estirpe Vollum 14578. As ovelhas começaram a morrer de infecção dentro de dias.

Os cientistas concluíram que uma grande liberação de antraz em uma cidade alemã acabaria com a população e torná-la-ia inabitável por décadas depois.


Depois que a guerra terminou em 1945, o proprietário original pediu que a ilha de Gruinard fosse devolvida, mas o governo admitiu que o terreno estava tão contaminado que não poderia ser liberado até que fosse limpo e declarado seguro "para a habitação pelo homem e pela besta. "

Mas uma descontaminação maciça foi considerada muito cara e perigosa, de modo que a ilha foi colocada em quarentena e fechada ao público nas próximas décadas.


Em 1981, uma equipe de microbiologistas tinha recolheu amostras. Sob a cobertura da noite, eles embarcaram na Operação Dark Harvest: roubando 300 quilos de amostras de solo da ilha e ameaçando deixá-los em instalações estratégicas do governo até que a ilha fosse restaurada.

Em 24 de abril de 1990, quatro anos após os esforços de descontaminação e 48 anos após a quarentena inicial, a ilha Gruinard foi finalmente declarada segura e livre de antraz. Uma semana mais tarde, os herdeiros do proprietário inicial compraram-na de volta para o preço de venda original de £ 500.

Nem todo mundo está convencido de que o perigo biológico na ilha acabou. O arqueólogo Dr. Brian Moffat adverte que o antraz é uma bactéria altamente resiliente, afirmando: "Eu não iria andar em Guinard." 


boredomtherapy.com

Sem comentários:

Enviar um comentário