segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

20 de Fevereiro de 1872: É inaugurado o Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque


No dia 20 de Fevereiro de 1872, o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque abre as suas portas ao público pela primeira vez. O museu já havia sido fundado dois anos antes, mas sem prédio fixo ou obras de arte. Com apenas um sarcófago na colecção, a aquisição de 174 pinturas em 1871, incluindo obras de Anthony van Dyck e Nicolas Poussin, iniciou o que é hoje o maior museu de arte dos Estados Unidos.


Um ano depois, o primeiro espaço de exposição foi alugado no prédio Dodworth, na Quinta Avenida, e a abertura realizada. “As pinturas estavam esplêndidas e os elogios eram tantos e tão fortes que receio que as bocas dos donos se curvariam permanentemente num largo sorriso”, escreveu John Taylor Johnston, presidente do Met, como ficaria conhecido.


Três meses depois, o superintendente George Putnam reportava que mais de seis mil visitantes haviam apreciado a exibição de abertura, “incluindo artistas, estudantes, críticos e amadores de outras cidades e vários de Boston”. Um dos críticos era Henry James, que se tornaria um famoso escritor norte-americano. Ele disse que a compra de 1871 fazia com que o Met obtivesse uma fundação sólida para o seu desenvolvimento e elogiou o catálogo artístico.


Em 1873, o Museu  muda-se para a mansão Douglas, na rua 14, e sete anos depois  estabelece-se onde está hoje, no Central Park. Actualmente possui mais de dois milhões de peças, das quais dezenas de milhares estão disponíveis ao público. Destaque para a Sala de Armas e Armaduras e a colecção de artefactos de rituais do Pacífico. 


Um facto curioso do museu é que os 25 dólares cobrados para a entrada não são obrigatórios, mas apenas "recomendados". Assim, muitas pessoas entram de graça ou fazem pagamentos simbólicos para ter acesso ao acervo.

Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
Gravura em madeira da abertura do Metropolitan Museum, publicada na Frank Leslie's Weekly em Março de 1872





O Museu em 1914




Sem comentários:

Enviar um comentário