AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Deputada Isaura Lemos explica sobre o golpe contra Dilma




A deputada estadual do PCdoB por  Isaura Lemos, discursa explicando sobre o golpe contra Dilma.


VÍDEO


FRANÇA - MANIFESTAÇÕES E BARRICADAS EM RENNES (VÍDEOS)



VÍDEOS



Colômbia: O fim da guerra para dezenas de crianças-soldado das FARC




A guerrilha colombiana das FARC comprometeu-se ontem a desmobilizar todas as crianças soldado das suas fileiras.

A decisão representa um novo passo nas negociações de paz com o governo colombiano que decorrem há três anos e meio em Havana.

Segundo o representante do governo, Humberto de la Calle, “anunciámos hoje três medidas importantes, a desmobilização dos menores de 15 anos e a elaboração de um plano que permita a desvinculação progressiva de todos os restantes menores de 18 anos, assim como a criação de um programa de reinserção destas crianças que saiem da guerra”.

As FARC tinham-se já comprometido em Fevereiro a não recrutar menores. A aplicação do novo acordo vai ser supervisada, no terreno, pela UNICEF e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Para o representante das FARC, Ivan Marquez,

“Acordámos com o governo que estes menores não podem ser perseguidos pela justiça, pois são vítimas de uma situação política e social dramática e serão tratadas como tal e nunca como criminosos”.

As FARC teriam recrutado mais de 9 mil crianças nas últimas décadas, mantendo atualmente cerca de três dezenas de menores de 15 anos nas suas fileiras.

O novo entendimento ocorre num momento decisivo para as negociações de paz, depois dos dois campos terem acordado, na semana passada, que todas as decisões anunciadas em Havana serão inscritas na Constituição, para evitar quaisquer modificações no futuro.

Os dois campos, que prometem para breve a assinatura de um acordo de paz, parecem mostrar-se favoráveis à possibilidade de submeter o conjunto de entendimentos a um referendo nacional.

O consenso em Havana destoa, no entanto, da posição da população colombiana quando, segundo a última sondagem Gallup, 66% dos colombianos mostram-se céticos quanto ao resultado das negociações, face a 27% que apoiam os acordo forjados em Havana.

VÍDEO

clique na seta para abrir


video
pt.euronews.com

Cidadãos e associação de professores levam AO a tribunal



Acção judicial popular argumenta que a aplicação do Acordo Ortográfico exigiria um acto legislativo e não poderia ter sido imposta por uma Resolução do Conselho de Ministros.



A Associação Nacional de Professores de Português (ANPROPORT) e vários membros do grupo do FacebookCidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990 – um grupo público que conta actualmente com mais de 29 mil seguidores – intentaram uma acção judicial popular contra a norma administrativa que mandou aplicar o Acordo Ortográfico de 1990 (AO) ao Governo e organismos dele dependentes, incluindo as escolas públicas do 1.º ao 12.º ano.

A acção deu entrada esta quarta-feira no Supremo Tribunal Administrativo e tem como objectivo conseguir a declaração de ilegalidade e consequente revogação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, emitida pelo Governo de José Sócrates, que ordenou a aplicação do AO no Governo e na função pública a partir do início de 2012. Um diploma que “contém ilegalidades flagrantes”, alegam os proponentes da acção.
A Resolução de 2011 “foi o passo decisivo” para que se começasse a aplicar o AO, que até aí “ninguém usava”, observou ao PÚBLICO um dos autores da acção, o jurista Artur Magalhães Mateus. Ora, “mesmo que o AO90 fosse constitucional, e não é, aquilo que foi feito mediante esta Resolução”, defende, “só podia ter sido feito por acto legislativo”, ou seja, através de uma lei ou de um decreto-lei.
Este é um dos fundamentos da acção, que contesta também a legalidade do Segundo Protocolo Modificativo do AO. “O Acordo só entraria em vigor após a ratificação de todos os países, mas como isso não foi conseguido, pretendeu-se reduzir a três o número de ratificações necessárias, o que altera os pressupostos do Acordo originário, conduzindo à invalidade, quer deste, quer do Segundo Protocolo”, resume o jurista, que considera ainda que a imposição do AO viola o artigo 43.º da Constituição, onde se estipula que o Estado não pode programar a educação e a cultura segundo directrizes políticas.
Caberá agora ao tribunal notificar os réus da acção – o Estado português, representado pelo Ministério Público, o Conselho de Ministros (CM) e a Presidência do CM – e, decorrido o prazo para contestação, avaliar as alegações de ambas as partes e tomar uma decisão. Os autores do processo esperam que este seja “apreciado com celeridade”, de modo a “evitar o agravamento de situações de facto consumado inconstitucional”, como a aplicação do AO aos funcionários administrativos e às escolas públicas, que consideram “inconstitucionalíssima”.
Seja qual for a decisão na secção do Supremo Tribunal Administrativo (STA) no qual a acção deu entrada, esta será sempre passível de recurso para o pleno do STA, e eventualmente ainda para o Tribunal Constitucional.
Se no final do processo, a Resolução n.º 8/2011 vier de facto a ser revogada, o entendimento de Magalhães Mateus é que seria reposta a situação anterior àquele diploma, e que as escolas e a administração pública deveriam voltar a usar “a ortografia costumeira, estabilizada há mais de 70 anos”.

www.publico.pt

O NIGERIANO ANYANG UDOGVO INTERPRETA "YOU ARE SO BEAUTIFUL" DE JOE COKER



Os pais do nigeriano Anyang Udogvo sempre quiseram que o filho fosse médico. 
Pois ele não desperdiçou as chances que teve na vida e hoje é um cirurgião 
respeitado em Kiev. Mas Anyang sempre teve o sonho de ser cantor e 
recentemente, então, decidiu correr atrás dele ao participar do The Voice da Ucrânia. 
O vídeo que ilustra este post mostra o médico cantando o clássico de Joe Cocker 
"You Are So Beautiful" e encantando a delicinha Tina Karol.

VÍDEO


Anyang Udogvo está na final do programa ao lado do francês Pierre Edel. Outra atração que chamou bastante a atenção do público e que se tornou viral nas redes sociais ucranianas foi a batalha entre Christina Azarov e Diana Dikovsky cantando em português. Sério!

VÍDEO


 http://www.mdig.com.br

UM BELO MOMENTO NO GOT TALENTS - DIVIRTA-SE !




VÍDEO


Senhora Morte Negra A agricultora que semeou o terror entre os nazistas durante a II Guerra Mundial






















A vida da jovem Yevdokiya Zavaliy mudou radicalmente no verão de 1941, quando, com apenas 17 anos, os nazistas bombardearam e ocuparam seu povoado, Mykolaiv, na Ucrânia. 

Todos os habitantes correram em pânico procurando um esconderijo. Foi quando Yevdokiya topou com um soldado soviético ferido por estilhaços de metralhadora. Sem pestanejar a ainda adolescente entrou em uma casa e rasgou alguns lençóis com os quais deteve a hemorragia daquele soldado.

Este seria o primeiro de muitos feridos que ela atenderia naquele fatídico dia que mudaria sua vida para sempre. No outro dia, sem poder contar com seu emprego de lavradora na roça, Yevdokiya apresentou-se como voluntária para incorporar-se ao destacamento militar deslocado na região, mentindo sobre sua idade já que ainda não tinha completado os 18 anos.

Um dos oficiais, que viu o que a garota fez durante o bombardeio, aceitou-a como enfermeira de imediato. Antes de marchar, sua avó lhe diria algumas palavras que jamais esqueceria:

- "Sangrará quatro vezes, mas os gansos brancos te trarão de volta..."




























Ela começou a servir como enfermeira, mas aproveitava todo seu tempo livre para aprender a atirar com toda classe de armas. Seus serviços sanitários lhe valeram a Ordem da Estrela Vermelha, mas ela queria mais e sabia que como assistente de enfermagem não conseguiria.

No entanto, um erro acabou por lhe dar a oportunidade de lutar na frente, já que um oficial a confundiu com um homem, pois Yevdokiya tinha raspado a cabeça depois de uma infestação de piolhos. Deste modo, ela acabou se unindo à Sexta Brigada Aerotransportada para tentar frear à ofensiva alemã perto de Goryachy Klyuch. Esta seria a primeira de muitas batalhas.

Uma de suas grandes proezas aconteceu quando os alemães sitiaram a cidade de Mozdok, na Rússia, na margem esquerda do rio Terek. Entre os defensores da cidade começavam a escassear os alimentos e a munição, de modo que Yevdokiya atravessou o rio a nado pela noite, entrou no acampamento alemão, roubou alimentos e munição e carregou-os em uma lancha que também roubou para regressar. Tudo isso sem a ajuda de ninguém.

No ano seguinte, na região de Kuban, sua companhia perdeu o oficial ao comando, deixando os soviéticos completamente sem saber como proceder. O sargento Yevdokiya -ela foi nomeada sargento sem que ninguém percebesse que era uma mulher- tomou o comando e alentou seus colegas para que fizessem um contra-ataque que acabou rompendo as filas inimigas.




Neste último confronto a temerária acabou se ferindo e foi levada à enfermaria, temendo que os médicos descobrissem que em realidade era uma mulher, e que isso supusesse o final de sua carreira militar.

Nada mais longe da realidade, seus feitos no campo de batalha pesaram bastante mais, motivo pelo qual em 1943, com menos de 20 anos, foi nomeada comandante de um pelotão de artilharia. No princípio, muitos militares, que não a conheciam, não entendiam como uma adolescente podia estar à frente de todo um batalhão, mas assim que viam como lutava, não demorava em ganhar o respeito e a admiração de todos.


A valentia e as ousadas proezas daquela adolescente também chegaram aos ouvidos das tropas alemãs, até o ponto de que era conhecida como "Frau Schwarzer Tod" ("Senhora Morte Negra"). A comandante Yevdokiya participou na defesa do Cáucaso, na batalha da Crimeia e, em última instância, na libertação da Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Hungria, Áustria e Tchecoslováquia.

No ocaso da guerra, e tal como tinha predito sua avó antes de abandonar seu povoado natal, ela foi ferida gravemente em 4 ocasiões. No entanto, o que a avó não sabia é que sua neta voltaria para casa após ter recebido 40 medalhas de honra por serviços prestados, incluindo entre elas as maiores condecorações militares do seu país, já com a identidade revelada.




Em 1947 ela abandonou o exército e instalou-se em Kiev, Ucrânia, onde se casou e formou uma família. Ali passaria grande parte de sua vida como gerente em uma mercado, ainda que também percorreria uma grande quantidade de cidades e bases militares compartilhando sua história com seus compatriotas.

Yevdokiya Zavaliy faleceu em Kiev, em 5 de maio de 2010, aos 86 anos de idade.

Fonte
comunidademib.blogspot.pt

17 factos surpreendentes sobre Londres



Com 2000 anos de história, Londres é suficiente para manter o visitante curioso entretido por um bom tempo. Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território. A população da cidade é de 8 416 535, dados de 2013. 

Descubra alguns fatos surpreendentes e você certamente não sabe sobre a fabulosa capital inglesa.

De acordo com dados de 2011 fornecidos pelo Banco Mundial, se Londres fosse um país, seu PIB seria o 28º maior do mundo, à frente da África do Sul, Suécia, Malásia e Bélgica.
 title=

Apenas metade do Metro de Londres é subterrânea.
 title=


Karl Marx escreveu seu famoso livro O Capital na sala de leitura da Biblioteca Britânica.
 title=

Durante o Grande Incêndio de Londres ocorreu em 1666, apenas seis mortes foram registradas oficialmente.
 title=

O famoso Big Ben, um monumento impressionante da cidade, não é o nome do relógio ou mesmo da torre: é o nome do sino principal, localizado na torre, no lado norte do Palácio de Westminster. Em 2012, para marcar o Jubileu de Diamante da rainha da Inglaterra, a torre foi rebatizado "Torre Elizabeth".
 title=

O Shard, o maior arranha-céu na UE, medindo 306 metros, contém 44 elevadores e é de 95% de materiais de construção reciclados.
 title=

O endereço "Number One, London" (literalmente "Number One, London"), refere-se a bela Apsley House, na esquina do Hyde Park, a antiga residência do Primeiro-Ministro Arthur Wellesley, duque de Wellington.
 title=

Em 11 de maio de 1812, o primeiro-ministro Spencer Perceval foi alvejado e morto na Casa dos Comuns. Até o momento, ele é o único primeiro-ministro britânico ter sido assassinado.
Foto: Burning J. Rogers descreve o assassinato de Spencer Perceval por John Bellingham.
 title=

Aqueles que passam o "Conhecimento", a triagem necessária para aqueles que querem dirigir um táxi preto de Londres, deve memorizar 25.000 ruas e 20.000 locais-chave dentro de 10 quilômetros de Charing Cross. Leva entre dois e quatro anos para aprender tudo.
 title=

Quatorze equipes de futebol profissional são baseadas em Londres, incluindo cinco da Premier League: Arsenal, Chelsea, Crystal Palace, Tottenham Hotspur e West Ham United.
 title=

O autor de Peter Pan , JM Barrie (foto), vendeu os direitos de seu trabalho para o Hospital Great Ormond Street Children em 1929. O hospital possui os direitos britânicos em perpetuidade, os direitos norte-americanos até 2023 e de Espanha até 2017. No mundo, os direitos de Peter Pan da história são de domínio público.
 title=


Uma das casas onde viviam Charles Dickens ainda está de pé. Esta é a 48 Doughy Street, que é agora um museu.
 title=

Em 1811, Londres atingiu uma população de um milhão antes de todas as outras cidades. Ela manteve essa posição até 1957, quando Tóquio levou o título.
 title=

Existem mais de 240 museus em Londres e seus subúrbios, a partir do grandioso Museu Britânico para outros lugares dedicados à oftalmologia, o serviço postal ou de transportes públicos.
 title=

A enorme árvore de Natal que ilumina a cada ano o Trafalgar Square foi um presente de Oslo, Noruega, para agradecer os britânicos por sua ajuda durante a Segunda Guerra Mundial.
 title=

A sepultura do poeta Edmund Spenser, localizado na esquina da Abadia de Westminster dos Poetas, conteria obras desconhecidas de seus contemporâneos (incluindo Shakespeare), que apresentaram poemas na sepultura para o enterro.
 title=

All Hallows, a igreja mais antiga em Londres perto de Tower Hill, foi fundada no ano de 675.
 title=


Fonte MSN
elfandarilha.blogspot.pt

COMO ERA SER JOVEM NOS ANOS 70 ? - SÉRIE FOTOGRÁFICA


Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica


Joseph Szabo, um professor, fotógrafo e autor, que ensinou fotografia na Malverne High School, em Long Island (de 1972 a 1999) e considerado pela revista Times no final da década de 70 como“o segredo mais bem guardado da fotografia americana”, fez uma série fotográfica especial, apresentando-nos o comportamento, paixões e confusões dos seus alunos , mas tudo de um jeito descompromissado.

Os registros foram iniciados na sala de aula, depois passaram para festas celebrações. Ele até incentivou  os jovens a se fotografarem entre si.

Os seus trabalhos resultaram em um livro chamado Almost Gronw , publicado em 1978.Depois surgiram um segundo livro (Teenage), um terceiro (Rolling Stone Fans) e um quarto (Jones Beach) .

Confira suas fotografias,que foram retiradas dos quatro livros:
Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica

Como era ser jovem nos anos 70 ? - Série Fotográfica


ladymoio.blogspot.pt