49_festivaisbizarros_main.jpg
Por todo o mundo, festivais estranhos são promovidos para pessoas de gostos peculiares. Tais eventos atraem visitantes locais e estrangeiros para experiências diversas, desde descer uma colina atrás de um queijo rolante até pular obstáculos de bebês e jogar tomates na cara dos outros.
Existem muitas pessoas loucas por aí, cada uma delas com sua forma exótica, sofisticada (e estranha) de se divertir. A combinação de diferentes hábitos faz com que culturas se unam em prol do entretenimento.
Festivais podem prover experiências extraordinárias e ajudar as pessoas a se conhecerem melhor. A união de pessoas em prol da diversão é o catalisador para eventos serem produzidos sob condições únicas e variadas.
Por exemplo: em Kawasaki, no Japão, as pessoas se juntam para reverenciar o símbolo do pênis (o tema principal do evento). Em Gloucester, na Inglaterra, amantes de queijo e de adrenalina se jogam abaixo numa colina para ver quem chega primeiro na encosta. Na Tailândia, pessoas preparam e servem um buffet de frutas e comida para macacos se esbaldarem de tanto comer. Em Sonkajärvi, na Finlândia, homens participam de uma corrida de resistência levando suas esposas no colo. No estado da Flórida, Estados Unidos, as pessoas mergulham em lagos para tocar instrumentos musicais em um concerto, mesmo que não possam ouvir nada além de zunidos.
Não faltam atrações bizarras para satisfazer todas as excentricidades possíveis. Abaixo, estão 20 dos festivais mais bizarros que o ser humano pode conhecer:
20. Crying Baby Festival
49_festivaisbizarros_20.jpg
No distrito de Komaki, Japão, bebês são detidos por lutadores de sumô que se enfrentam: o vencedor é aquele que fizer um bebê chorar primeiro. O festival é baseado num provérbio japonês que diz "o choro dos bebês cresce rápido". Segundo a interpretação dos organizadores, o choro é visto como um sinal de saúde e benção.
19. Near Death Experience Festival
49_festivaisbizarros_19.jpg
Na cidade espanhola de Las Nieves, há um festival que celebra as pessoas que enfrentaram a morte e viveram para contar a história. A festa é realizada em honra de Santa Marta de Ribarteme, uma santa padroeira da ressurreição. No dia do desfile, os sobreviventes são colocados em caixões e carregados pela multidão alvoroçada ao redor de um cemitério e uma igreja, onde oferendas simbólicas são feitas.
18. Pamplona Bull Run Festival
49_festivaisbizarros_18.jpg
Todos conhecem a corrida de touros de Pamplona, que se tornou famosa na Espanha e depois no resto do mundo. Durante as duas primeiras semanas de julho, homens e mulheres correm desesperadamente de touros enfurecidos pelas ruas da cidade.
17. Ivrea Orange Festival
49_festivaisbizarros_17.jpg
Em fevereiro, há uma batalha de laranjas em Ivrea, na Itália. Nove equipes de guerra são formadas, e as pessoas podem então atirar laranjas umas nas outras.
16. Wife Carrying World Championships
49_festivaisbizarros_16.jpg
A celebração anual desse esporte praticado em Sonkajärvi, Finlândia, irá testar os limites conjugais ao máximo. Trata-se de uma corrida em que maridos carregam o peso de suas esposas no colo, por um percurso total de 254 metros. Uma das regras do torneio é que "todos os participantes devem se divertir". Isso pode ser difícil.
15. Tarantula Awareness Festival
49_festivaisbizarros_15.jpg
A grande maioria das pessoas tem medo de tarântulas, mas há muitos interessados nessas criaturas. Em um festival anual realizado no distrito Coarsegold, Califórnia, há concursos de fantasias, exposições e oportunidades para brincar com tarântulas adultas. Bizarro.
14. Argungu Fishing Festival
49_festivaisbizarros_14.jpg
Todos os anos, na cidade de Argungu, Nigéria, todos os homens locais competem para ver quem consegue pegar o maior peixe do rio usando nada mais que suas próprias mãos. Vence quem conseguir uma bela captura.
13. Day Of The Dead Festival
49_festivaisbizarros_13.jpg
Tradicionalmente, esse festival é comemorado em todo o México e carrega um monte de semelhanças visuais com o Halloween. A festa é focada em reuniões de família em memória daqueles que já morreram.
12. Bolas de Fuego Festival
49_festivaisbizarros_12.jpg
No início do século XX, um vulcão quase destruiu a cidade de Nejapa, em San Salvador. Todos os anos, desde então, os moradores têm organizado uma congregação, na praça da cidade, para uma celebração temática que consiste em jogar bolas de fogo uns nos outros.
11. Cat Food Festival
49_festivaisbizarros_11.jpg
O festival de comida de gato é realizado em uma cidadezinha no sul de Lima, Peru. Durante o evento, vários pratos de carne de gato são preparados e cozidos pelo povo que comemora comendo. Dizem que a carne de gato é afrodisíaca.
10. Mud Festival
49_festivaisbizarros_10.jpg
Na cidade de Boryeong, Coréia do Sul, existe um festival com muita música e uma série de atratividades baseadas em luta e lama, além de haverem fogos de artifício no fechamento do evento.
9. Bug Fest
49_festivaisbizarros_9.jpg
Grande parte das pessoas não é fã de insetos. Quem odeia esses animais vai odiar também esse festival realizado em Raleigh, nos EUA. Nele, os participantes entram em contato com insetos, e instrutores fornecem curiosidades sobre os bichos.
8. Roswell UFO Festival
49_festivaisbizarros_8.jpg
Em Roswell, Novo México, as pessoas se juntam todos os anos para desfilar e conversar sobre as teorias conspiratórias embasadas em supostos alienígenas visitantes da cidade.
7. Monkey Buffet Festival
49_festivaisbizarros_7.jpg
Esse festival bizarro é realizado todos os anos na Tailândia, onde 2.000 quilos de comida e frutas são dados para uma população de macacos faminta. A motivação da festa é supersticiosa: dizem que os macacos retribuem os alimentos com fortuna e boa sorte para o povo.
6. La Tomatina Festival
49_festivaisbizarros_6.jpg
A cidade de Buñol, na Espanha, recebe cerca de 20.000 visitantes para que eles possam jogar tomates uns nos outros em uma luta de comida de grandes proporções. Todo ano, milhares de tomates são despedaçados na cara das pessoas.
5. Kanamara Matsuri Festival
49_festivaisbizarros_5.jpg
Festival japonês centrado em esculturas no formato de pênis; doces e decorações festivas. Quem participa são, em maioria, prostitutas da cidade japonesa de Kawasaki.
4. Cooper's Hill Cheese-Rolling And Wake
49_festivaisbizarros_4.jpg
Esse festival é exatamente o que parece. Centenas de pessoas, na maioria homens, se reúnem na Inglaterra e pedaços de rolo de queijo descem uma colina. A primeira pessoa a correr abaixo até o final ganha o prêmio: o rolo de queijo.
3. World Toe Wrestling Championship
49_festivaisbizarros_3.jpg
Dois adversários sentam-se um diante do outro e colocam seus pés em uma "arena". Entrelaçados, eles lutam com ambos os pés até o pé de um candidato ser forçado para o lado, nessa versão bizarra e adaptada do braço de ferro. Bizarro.
2. Underwater Music Festival
49_festivaisbizarros_2.jpg
No recife de coral Looe Key na Flórida, EUA, você pode participar de um festival de música nada usual. Promovido em meados de julho, é de longe um dos festivais mais estranhos do mundo. Grupos de pessoas tocam instrumentos musicais subaquáticos e mergulhadores descem para ouvi-los, como se pudessem.
1. Baby Jumping Festival
49_festivaisbizarros_1.jpg
O Baby Jumping Festival é um festival extremamente anormal e perigoso, realizado numa cidadela espanhola. Basicamente, saltadores vestem-se com roupas em simbologia ao diabo e, em seguida, pulam bebês que ficam deitados em colchões no chão. Não existem precauções contra lesões nos recém-nascidos, no entanto. Esse evento bizarro acontece numa rua em Castrillo de Murcia, norte da Espanha, e tem acontecido desde 1620, para comemorar a festa católica de Corpus Christi.

lounge.obviousmag.org