AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


terça-feira, 12 de abril de 2016

PCP vai apresentar iniciativa para repor freguesias extintas


Deputado comunista discursou ao início desta tarde nas Jornadas Parlamentares do PCP.


João Oliveira discursou esta tarde nas Jornadas Parlamentares do PCP, que decorrem em Vila Real e terminam esta terça-feira. Num discurso particularmente focado nos problemas de Trás-os-Montes e Alto Douro, o deputado adiantou algumas das medidas que serão propostas pelo PCP, entre elas encontra-se a reposição de freguesias extintas. 
PCP vai avançar com uma “iniciativa legislativa para a reposição das freguesias extintas”, adiantou João Oliveira, defendendo que a “extinção de freguesias imposta por PSD e CDS, contra a vontade de populações e autarquias, inseriu-se numa estratégia de empobrecimento do nosso regime democrático”.
Para o PCP, a medida “não eliminou assimetrias, pelo contrário, agravou-as”, afirmou.
O PCP vai apresentar também “um projeto-lei propondo a reposição do princípio do tratamento mais favorável do trabalhador e eliminação da caducidade dos contratos coletivos de trabalho, por via da sua renovação sucessiva”, com João Oliveira a afirmar que nos anos mais recentes se verificou uma “quebra da contratação coletiva e num gigantesco retrocesso”. Os “direitos consagrados na contratação coletiva devem ser protegidos”, insistiu.
As críticas ao executivo liderado por Passos Coelho mantiveram-se, com João Oliveira a afirmar que, “com a derrota do governo PSD e CDS, abriu-se outro rumo para a Casa do Douro”, algo que protegeria pequenos produtores.
“Aproveitando a fragilização da Casa do Douro promovida por sucessivos governos”, o PSD e o CDS “destruíram a sua natureza pública e entregaram a sua sede a uma entidade privada”, acusa.
Neste discurso proferido em Vila Real, João Oliveira considerou também que “os graves problemas demográficos da região de Trás-os-Montes são o resultado das políticas de Direita”.


www.noticiasaominuto.com

DOMINGO FEIRA DO CARACOL EM SANTA BÁRBARA DE NEXE




São muitas as pessoas que procuram a localidade nesta época do ano para degustar este típico petisco algarvio




É já no próximo domingo que está de volta a Feira anual de Santa Bárbara de Nexe, também conhecida como Feira do Caracol, uma vez que são muitas as pessoas que procuram a localidade nesta época do ano para degustar este típico petisco algarvio.
Do programa da Feira constam ainda uma marcha corrida às 10 horas integrada no programa regional de marchas do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e música ao vivo às 16 horas com a voz de José Manuel Ferreira e o acordeão de Vitorino Pires.

www.postal.pt

“Há outras soluções e outros caminhos capazes de garantir um Portugal mais soberano” (VIDEO)


7
Na abertura das Jornadas Parlamentares que o PCP realiza nos distritos de Vila Real e Bragança, o Secretário-Geral do PCP afirmou que “aqui estamos dispostos a não baixar os braços perante os problemas das desigualdades sociais e regionais e muito menos dispostos a aceitar como uma fatalidade o crescimento das assimetrias regionais e os inquietantes processos de desertificação humana, declínio social, de estagnação e regressão económica como os que enfrenta esta vasta área de Trás-os-Montes e Alto Douro.”

VÍDEO
7elcomunista.net



Os petrificados de Pompéia - BREVE HISTÓRIA - VÍDEOS - FOTOGALERIA



Pompeia ou Pompeios foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 quilómetros da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser eventualmente reencontrada em 1749. 

Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Igualmente chocante são os corpos dos habitantes que sucumbiram diante do vulcão, já que também ficaram preservados, mas em forma de corpos petrificados.

Morte instantânea: a posição em que as vítimas foram encontradas é uma das provas de que a morte foi instantânea - "A posição dos moldes é a típica reação chamada cadaveric spasm ("espasmo cadavérico" em tradução literal do inglês, um enrijecimento muscular que ocorre no momento da morte), a posição vital na qual a pessoa foi atingida pela onda de calor", explicou. 

VÍDEOS

recolhidos no youtube por António Garrochinho

POMPEIA
PETRIFICADOS DE POMPEIA
POMPEIA REDESCOBERTA
POMPEIA À SOMBRA DO VESÚVIO, MISTÉRIOS E TESOUROS DE POMPEIA


FOTOGALERIA




















O elefante Lin Wang


Lin Wang foi um veterano da Segunda Guerra Mundial, tendo lutado tanto do lado japonês quanto do lado chinês na Segunda Guerra Sino-Japonesa (uma guerra entre China e Japão).

Imagina só qual era o nome original de Lin Wang? era Ah Mei,  A sua tarefa era puxar canhões para o exército japonês no meio das selvas de Burma, até que sua unidade foi derrotada pelas tropas chinesas, em 1943. Ele continuou então sua carreira militar sob o comando dos chineses, até o fim da guerra. 

A Segunda Guerra Sino-Japonesa, que mais tarde se tornaria a Frente do Pacífico da Segunda Guerra Mundial, começou em 1939, reacendendo uma luta de décadas entre a China e o Japão. As forças entraram em confronto no continente asiático, lutando na China, bem como na Birmânia (então controlada pelos britânicos, sendo agora Myanmar).

Lin Wang também conseguiu o que poucos veteranos de guerra conseguiram: um final feliz. O exército chinês liberou-o em 1952, e ele encontrou um novo lar em um zoológico taiwanês. Lá, ele recebeu seu novo nome mais masculino (Lin Wang significa “Rei da Floresta”), e encontrou uma senhora elefante que se tornou sua companheira para o resto da vida.
Estátua de Lin Wang no zoológico de Taipei
Lin Wang se tornou o animal mais famoso em  Taiwan, bem como o elefante de sua espécie que viveu mais tempo em cativeiro, falecendo em 2003 com 86 anos. O País fez luto com um funeral tradicional, como se ele fosse humano, acendendo incenso e queimando “dinheiro” em sua honra. Como homenagem, o zoológico de Taipei encontrou uma maneira de eternizar esse animal, criando uma estátua em tamanho natural dele



historiacomfotos.blogspot.pt

O primeiro rádio da história - o aparelho que revolucionou o mundo


O desenvolvimento da radiocomunicação se inicia no século XVI, com os primeiros estudos sobre o eletromagnetismo. A verificação experimental do alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), em 1887, da existência das ondas de rádio mais tarde chamadas de ondas hertzianas), com propriedades semelhantes às das ondas luminosa, revela novas possibilidades para a programação da voz. Pouco depois, o físico Édouard Branly (1844-1940) constrói um aparelho que capta essas ondas, conhecido como coesor.

Em 1896, o russo Aleksandr Popov (1859-1905) desenvolve a antena transmissora de sinais a pequenas distâncias e, no mesmo ano, o italiano Guglielmo Marconi tira patente de seu telégrafo sem fio, que transmite e capta sinais a até 100 m, considerado o primeiro rádio do mundo.

Somente em 1924 as primeiras transmissoras de imagens – contornos de objetos e, aos poucos, vagas fisionomias humanas – são realizadas, por John Logie Baird (1888-1946), na Inglaterra e por Charles Jenkins (1867-1934), nos EUA. Suas experiências se basearam nos estudos do inglês Willoughby Smith, em 1873, que comprovam a propriedade de o elemento químico selênio transforma a energia luminosa em energia elétrica.

A atmosfera possui três camadas que atuam de modo diferente na propagação das ondas de rádio através dela. Essas camadas são a Troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera, a Estratosfera, que é a camada intermediária e a Ionosfera, que vai até o fim da atmosfera. Ao atravessar a troposfera a onda de rádio refrata (muda de forma ou direção) a medida que aumenta de altitude. Isto se deve ao aumento de velocidade em decorrência da atenuação dos gases a medida em que vai se afastando da Terra.

Quando atravessa a Estratosfera, a onda não sofre nada, pois não existe gases o suficiente para refração. Quando chega na Ionosfera, a onda de rádio pode sofrer diversos fenômenos dependendo das atividades elétricas que ocorrem neste lugar. Os fenômenos mais comuns são os de reflexão.

historiacomfotos.blogspot.pt















PRÉMIOS DA SONY WORLD - O Sony World Photography Awards 2015 é um dos prêmios de fotografia mais importantes do mundo, que nesta edição bateu o recorde de participantes: 173.444 fotógrafos de 171 países enviaram fotos, tornando-se o ano de maior sucesso em oito anos de história dos prémios.

O Sony World Photography Awards 2015 é um dos prêmios de fotografia mais importantes do mundo, que nesta edição bateu o recorde de participantes: 173.444 fotógrafos de 171 países enviaram fotos, tornando-se o ano de maior sucesso em oito anos de história dos prêmios. Nesta semana, a Sony e a Organização Mundial da Fotografia anunciaram a lista dos finalistas nas categorias Profissional, Aberta e Juventude.

32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography

Abaixo seguem algumas das fotos indicadas como finalistas do prêmio nas 3 categorias:

Categoria Aberta


Um cardume de tubarões de recife patrulham a costa das Seychelles, uma ilha ao largo da costa da África.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 01
Crédito: Byron Dilkes, Reino Unido

Um homem realiza uma "bomba" mergulhando no mar. O fotógrafo Antony Crossfield fez a imagem para mostrar como poderia criar "ficção" em fotografia digital.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 02
Crédito: Antony Crossfield, Reino Unido

Estes pelicanos vivem em Port Vincent no sul da Austrália. Eles se acostumaram a esperar por resíduos de peixe para a sua alimentação.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 03
Crédito: Melissa Little, Austrália

Fotógrafo Harfian Herdi flagrou essas três pererecas em apuro durante a luz da manhã.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 04
Crédito: Haifan Herdi, Indonésia

Um menino Nenets brinca ao relento em temperaturas de 40 graus abaixo de zero na Sibéria. Os Nenets são um grupo indígena no norte da Rússia.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 05
Esta foto foi tirada durante o Torneio de Ginástica Artística, na Polônia.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 06
Crédito: Adrian Jaszczak, Polônia

Estes são os guindastes nas docas Harland e Wolff, em Belfast, Irlanda do Norte.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 07
Crédito: Norman Quinn, Reino Unido

No norte do Irã, Saeed Barikani capturou este velho pastor, que foi surpreendido por uma tempestade de neve no campo.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 08
Crédito: Saeed Barikani, Irã

Esta foto de arquitetura impressionante foi feita em Berlim.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 09
Crédito: Jürgen Schrepfer, Alemanha

Esta foto sem título foi feita pelo artista Joseph Makeni no Quênia.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 10
Esta foto foi tirada durante a dança Bujang Ganong, uma atração tradicional na Indonésia.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 11
Crédito: Aprison Aprison, Indonésia

Categoria Profissional


Esta foto é do salar Useless Loop, na Austrália, e foi tirada de um avião a 1.500 metros.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 12
Crédito: Simon Butterworth, Reino Unido

O fotógrafo Jonathan Yeap Chin Tiong tirou estas fotos para capturar a graça subaquática da equipe de nado sincronizado em Cingapura durante a sua sessão de treinamento.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 13
Crédito: Jonathan Yeap Chin Tiong, Singapura

Este projeto, chamado "César", mostra crianças nascidas por cesariana.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 14
Crédito: Christian Berthelot, França

Fotógrafo Kimmo Metsaranta tirou essa foto tentando fazer um estilo natureza-morta usando um animal vivo. Este gato não foi muito cooperativo.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 15
Esta foto tomada por Massimo Siragusa faz parte de uma série sobre clubes na Itália. O país é conhecido por seus clubes exclusivos com acesso restrito. Muitos para pessoas de profissões específicas.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 16
Crédito: Massimo Siragusa, Itália

Estas duas meninas de Bengali Pcodental, Índia, nasceram na pobreza com cegueira por catarata congênita. A cirurgia para curar a cegueira é simples, mas muitas das pessoas na Índia não tem condição de pagar.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 17
Crédito: Brent Stirton, África do Sul

Ludwig Rieder, da Itália, se prepara para a corrida de treinamento de luge em dupla para os homens durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 18
Crédito: Sascha Fromm, Alemanha

O rio Ganges na Índia é um dos rios mais poluídos do mundo por causa do lixo tóxico despejado por fábricas todos os dias.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 19
Crédito: Giulio di Sturco, Itália

Hector Garcia Jr. de San Antonio, Texas, tem quase 600 quilos. Ele se esforça para executar as tarefas diárias, como tomar banho. Quando esta foto foi tirada, Garcia tinha começado uma dieta.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 20
Na Suécia, os pais são incentivados a tirar férias do trabalho para passar tempo de qualidade com seus filhos. O fotógrafo Johan Bavman tirou essa foto e outras para mostrar como são os pais suecos em licença de paternidade.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 21
Crédito: Johan Bavman, Suécia

No distrito de Ryogoku de Tóquio, há muitas academias de treinamento para lutadores de sumô e a entrada de curiosos é bastante restrita. O fotógrafo Marcin Klocek conseguiu acesso especial na casa de formação Miyagino.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 22
Crédito: Marcin Klocek, Polônia

Esta foto foi parte de um projeto chamado "Áreas Restritas", que a fotógrafa Danila Tkachenko diz ser um utópico esforço dos seres humanos para o progresso tecnológico.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 23
Crédito: Danila Tkachencko, Rússia

Judeus ultra-ortodoxos celebram o feriado de Purim no Mea Shearim, bairro de Jerusalém. O festival comemora o resgate de judeus do genocídio na antiga Pérsia.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 24
Crédito: Gili Yaari, Israel

Um manifestante ucraniano toca piano em uma barricada na frente da linha de motim da polícia durante os protestos Euromaidan na Ucrânia.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 25
Este é o chuveiro público no parque aquático Caribbean Bay, em Everland, o maior parque temático na Coreia do Sul.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 26
Crédito: Julia Fullerton-Batten, Reino Unido

O fotógrafo Dougie Wallace tirou essa foto para ilustrar a diferença de expectativa de vida de Glasgow, na Escócia em relação a Londres.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 27
Crédito: Dougie Wallace, Reino Unido

A Escola de Circo Palestinian foi criada em 2009 na aldeia de Birzeit. Aqui, uma criança palestina pratica na escola.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 28
Crédito: Rich Wiles, Reino Unido

Categoria Jovem


O famoso festival do Tio Mersey, em Liverpool, é um evento anual que comemora a história da cidade e do rio. Muitos barcos altos e raros podem ser vistos reunidos no rio, como fazem todos os anos.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 29
Crédito: Alex Foden, Reino Unido

A fotógrafa Stephanie Anjo tirou essa foto de sua prima na cidade natal de seus pais em Portugal.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 30
Crédito: Stephanie Anjo, Reino Unido

Esta foto foi tirada no final da primavera em Sydney, na Austrália, quando a população local aproveitava a praia.
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 31
Crédito: David Pereira, Singapura

Mulher queimada por ácido no Paquistão
32 fotos impressionantes dos Prêmios da Sony World Photography 32
Crédito: Jordi Pizarro, Espanha


http://www.mdig.com.br/