quarta-feira, 27 de julho de 2016

AS CERCAS AVALANCHE

Durante os meses do ano em que se encontram debaixo da neve profunda, ninguém se dá conta que elas existem. Mas quando a neve derrete, o que está por baixo é exposto ao mundo. Nos meses de verão muitos visitantes coçam a cabeça com a visão das cercas de avalanche e querem saber para que serve aquilo. Seu propósito real é muitas vezes desconhecido para o observador casual: ajudar a manter estradas, ferrovias e cidades -para não mencionar as pessoas nelas- a salvo de uma súbita avalanche, muitas vezes mortal.

Em lugares como a Suíça e Alpes franceses, onde os moradores tiveram que conviver com a ameaça de avalanches durante milhares de anos, os sistemas intrincados de estruturas artificiais atenuaram o risco de avalanches por muito tempo.
As cercas de avalanche expostas 01
Estranhamente, o objetivo deste tipo de cerca em regiões montanhosas não é parar um alude de neve, mas para causar um.
As cercas de avalanche expostas 02
As cercas, geralmente referidas como cercas de neve, são posicionadas de modo que a neve à deriva é encaminhada para um lugar onde apresenta a menor quantidade de perigo.
As cercas de avalanche expostas 03
Ao longo de muitos séculos, as comunidades aprenderam, muitas vezes pagando com vidas custo, onde as zonas de iniciação de avalanches estão localizadas. Isto levou à necessidade de estabilizar a neve e aí surgiu a idéia de uma cerca.
As cercas de avalanche expostas 04
Sem dúvida, foram muitas tentativas e erros, mas a ideia era ajudar a absorver a força da neve através de um sistema de cercas e transmitir essa força para o chão, mantendo a neve em seu lugar.
As cercas de avalanche expostas 05
Às vezes, estas cercas são construídas em torno de uma bacia. A neve é forçada a descambar na bacia e irá formar uma lagoa temporária na primavera.
As cercas de avalanche expostas 06

Estâncias de esqui também usam estas cercas para criar uma maior profundidade de neve para seus hóspedes desfrutarem.
As cercas de avalanche expostas 07
Quando muitas cercas são posicionadas diretamente acima de uma cidade, como Honningsvag, Norwayin, então é seguro assumir que elas estão lá para ajudar a controlar qualquer avalanche potencial.
As cercas de avalanche expostas 08
Há a neessidade de despender uma grande quantidade de tempo e de energia para a construção destas vedações.
As cercas de avalanche expostas 09
Muitas montanhas da Europa foram cobertos com elas em sua forma atual há mais de um século, começando com versões de madeira e ultimamente metal.
As cercas de avalanche expostas 10
Não importa como vemos estas cercas, se como uma maravilha feita pelo homem ou uma visão panorâmica a mais, o caso é que a sua eficácia é inquestionável.
As cercas de avalanche expostas 11

Estas cercas já salvaram muitas vidas e reduziram custos de manutenção de retirada de neve. tornar redes em lugares mais inacessíveis.
As cercas de avalanche expostas 12
Claro, a cerca de neve não é uma panaceia para evitar avalanches. Há um limite à capacidade humana quando se trata de contornar o poder destrutivo da natureza.
As cercas de avalanche expostas 13
Pode-se até dizer que, estritamente falando, as cercas de neve não podem garantir a proteção de uma avalanche. Isso é porque elas não são construídas para suportar uma carga mais pesada de neve que em última análise estaria envolvida em uma avalanche.
As cercas de avalanche expostas 14
Então, em última instância, as cercas de neve em verdade são medidas auxiliares que ajudam as tornar menos grave o que de outra forma poderia ser uma catástrofe.
As cercas de avalanche expostas 15
As cercas de avalanche expostas 16
As cercas de avalanche expostas 17
As cercas de avalanche expostas 18
As cercas de avalanche expostas 19
www.mdig.com.br

Sem comentários: