AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sábado, 1 de agosto de 2015

O ANEL DE OURO DA RÚSSIA - A CIDADE DE SERGIEV POSAD E O SEU MOSTEIRO

Vários capítulos da história russa podem ser facilmente ilustrados com as fotos de Sergiev Posad, que é uma pequena cidade localizada na região de Moscovo. Tatar jugo, Andrey Rublev e Dmitry Donskoy, a luta entre Peresvet e Chelubey, Minin e Pozharsky, Pedro, o Grande e Savva Mamontov - todas estas grandes pessoas e eventos são mais ou menos relacionadas com a Sergiev Posad.
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad
Sem dúvida, o principal marco da cidade é o famoso Trinity Lavra de St. Sergius. E tem estado a viver 'uma vida interessante desde a sua fundação ( meados do século 14). A história começou quando um jovem Varfolomey, que mais tarde foi levado a votos monásticos com as idéias de não-dinheiro, estabeleceu-se numa cabana simples, após a morte de seus pais. Passo a passo, o mosteiro foi se tornando maior e foi atraindo tanto  novos devotos e peregrinos de toda a Rússia. Cem anos mais tarde, o principal templo de pedra foi fundado no local da antiga igreja de madeira. Foi construído por monges sérvios de Kosovo, que se refugiaram aqui depois da Batalha de Campo Kosovo. Mais tarde o mosteiro tomou o nome da Trindade Sergius Lavra.
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad
Ivan o Terrível  visitou este lugar para realizar o controle do processo de construção e em seguida, depois  Dmitry testou a sua durabilidade. Diz-se que Stenka Razin foi prisioneiro dentro de um dos seus mosteiros.
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad
O Lavra resistiu ao cerco dos intervencionistas polacos e lituanos durante 16 anos, no momento da Streltsy Uprising ele serviu como um refúgio para Tsarevna Sofia Alekseevna, Ivan e Peter tsareviches. Este é o lugar onde o massacre dos apoiantes de Sofia que lutaram contra Pedro O grande governante absoluto. Por volta de 1763 a Trindade Sergius Lavra, foi quase 'esquecido' mas depois, tornou-se um dos mosteiros mais ricos da Rússia bem como foi considerado ser um dos maiores proprietários de terras na zona
.
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad
 Desde 1993, o complexo arquitetônico da Trindade Lavra de St. Sergius foi inscrito pela UNESCO como Património Mundial.
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad
Mas a Santíssima Trindade Lavra não é o único marco de Sergiev Posad. Estar rodeado por vegetação e de pé sobre as margens do Rio Kanchura, esta cidade preservou uma grande quantidade de edifícios antigos que nos levam ao passado. Os posads (os bairros da cidade) foram construídos de forma espontânea ao redor do mosteiro e da cidade moderna . A maioria dos distritos ainda têm encantadores nomes antigos, como Liquidação Hardware (Skobianoy Poselok), Peasant Village (Krestianskaya Sloboda) ou Town 'Birds (Ptitsegrad).
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad
 Sergiev Posad depende consideravelmente do mosteiro. 
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad

Opinião de olho de pássaro de Sergiyev Posad
Oferecemos-lhe esta vista aérea da cidade
São Sérgio Lavra, Sergiyev Posad
www.airpano.com

A COR DOS OLHOS DESTE GAROTO SURPREENDEU O MUNDO

Nas penúltima Imagens da Semana  mostramos uma fotografia de um garoto com os olhos de uma cor safira inacreditável. Hoje descubro sua história: seu nome é Theuns, vive no Zimbábue e sua fotografia, realizada pela fotógrafa Vannesa Bristow, estampou recentemente as páginas da revista Africa Geographic.

A cor dos olhos deste garoto surpreendeu o mundo
Ainda que o princípio para muitos o trabalho de Vannesa era considerado um abuso do Photoshop, a verdade é que foi a própria fotógrafa que decidiu retirar as dúvidas, assegurando que a atractiva e inusual cor dos olhos do pequeno é verdadeira.

- "A todos vocês, incrédulos que desconfiam da originalidade da fotografia: não é Photoshop", comentou a fotografa à revista Africa Geographic.
A cor dos olhos deste garoto surpreendeu o mundo
 um oftalmologista,  assegurou que o pequeno padece de albinismo ocular ou albinismo Nettleship-Falls, que faz com que o pigmento da íris seja menos denso.

Vanessa conheceu o pequeno Theuns e sua mãe, quando procurava por seu cão na localidade de Marimani e ao perceber a cor dos olhos do menor, não duvidou um instante em fotografá-lo.


http://www.mdig.com.b

SERÁ QUE O GAJO É CONVENCIDO, SERÃO EFEITOS DE CAMPANHA ELEITORAL, SERÁ DO CALOR !?


A PINTURA DE BENITO CERNA LEON (PAINTER WOMAN)

Benito Cerna Leon


Benito  Cerna  nasceu no Peru em 4 de Abril de 1960 

Pintor autodidata trabalhou em vários projectos de restauro de obras de arte e monumentos históricos.    
      




















danceswithcolors.blogspot.com

ALGARVE - PS acusa Coligação de trocar algarvios por «turistas» na lista para as Legislativas

PS acusa Coligação de trocar algarvios por «turistas» na lista para as Legislativas

CaeiroLombaA presença de Pedro Lomba e Teresa Caeiro na lista de candidatos a deputados pelo Algarve da coligação PSD/CDS-PP foi ontem criticada pelo PS, que acusa a “Portugal à Frente” de substituir dois algarvios por «dois turistas, que têm agora mais razões para, em Agosto e Setembro, virem passar férias no sul do país».
Em relação a Teresa Caeiro, os socialistas dizem que a ex-Governadora Civil de Lisboa tem agora uma «justificação acrescida para vir mais vezes de férias».
Já sobre Pedro Lomba, o PS refere que o atual Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro é «conhecido por ser um dos paladinos das politicas de mais austeridade e de que “é preciso ir para além da Troika” e um dos maiores críticos e opositores às decisões do Tribunal Constitucional, nomeadamente quando este órgão de soberania decidiu impedir os cortes que o Governo PSD / CDS pretendeu impor aos salários e subsídios dos trabalhadores da função pública».
Para o PS Algarve, «as opções da coligação evidenciam a secundarização das estruturas regionais do PSD e do CDS, em contraponto à opção do PS, que privilegiou as opções tomadas pelo PS Algarve, e reforçam o facto de, em quatro anos e meio, o Algarve ter sido abandonado à sua sorte pelo Governo da Coligação de Direita».
Nas últimas Eleições Legislativas, o cabeça de lista do PS por Faro foi João Soares, nascido em Lisboa e ex-presidente da Câmara da capital. A escolha de João Soares também foi na altura criticada, até a nível interno do próprio partido. Aliás, as Legislativas de 2015 são as primeiras a não integrar, na lista de candidatos dos socialistas pelo Círculo Eleitoral de Faro, qualquer elemento de fora da região.

Faro ganhou “novo” beco na Cidade Velha, já a pensar no Festival F

Faro ganhou “novo” beco na Cidade Velha, já a pensar no Festival F

Novo Beco do Castelo, antiga Travessa das Freiras, fechada em meados do Século XIX.
Novo Beco do Castelo, antiga Travessa das Freiras, fechada em meados do Século XIX.
Há um “novo” Beco na Vila-Adentro de Faro, que abre caminho para um espaço nobre da Cidade Velha da capital algarvia que tem estado escondido há muitos anos.
O Beco do Castelo nasceu esta quarta-feira, onde antes existiu a Travessa das Freiras, e liga o Largo do Castelo à propriedade privada conhecida como «Muralhas»,um espaço que está a ser recuperado e integrará a edição de 2015 do Festival F, que decorre em Setembro.
Além de criar uma via de acesso mais ampla a esta propriedade, que se estende desde o Arco do Repouso até à antiga Fábrica da Cerveja, sempre junto à muralha da Vila-Adentro, este beco permitirá dar outro aproveitamento ao pátio da ex-Fábrica da Portugália, já que é delimitado, por um dos lados, por um dos muros desta infraestrutura.
Novo Beco do Castelo, antiga Travessa das Freiras, fechada em meados do Século XIX.
Novo Beco do Castelo, antiga Travessa das Freiras, fechada em meados do Século XIX.
Numa fase inicial, e como termina numa propriedade que não é pública, o Beco terá um portão numa das suas extremidades. Mas, no futuro,  e numa lógica de aproveitamento do quintalão das Muralhas para atividades económicas, que estará nos planos dos seus proprietários, será um ponto de passagem livre, durante boa parte do dia.
Durante o Festival F, que trará muita música portuguesa à Cidade Velha de Faro nos dias 4 e 5 de Setembro, já se poderá ter um primeiro vislumbre do uso a ser dado ao Beco do Castelo, no futuro, já que as «Muralhas» irão acolher o palco principal do evento.
Esta “nova” artéria oficial de Faro tem, ainda assim, uma história bem antiga, já que fazia parte da Travessa das Freiras, encerrada em meados do século XIX.

http://www.sulinformacao.pt/

CICLISMO - 77ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA - 3ª ETAPA - DAVIDE VIGANO FOI O VENCEDOR










Ciclismo: 77.ª Volta a Portugal em Bicicleta

Ciclismo: 77.ª Volta a Portugal em Bicicleta

60 FOTOS HISTÓRICAS - São sessenta imagens históricas, mas pouco conhecidas. Algumas destas fotografias simbolizam conquistas do Homem, a evolução científica e os valores humanos. Outras retratam momentos de grandes guerras, as consequências dos conflitos e a morte.

São sessenta imagens históricas, mas pouco conhecidas. Algumas destas fotografias simbolizam conquistas do Homem, a evolução científica e os valores humanos. Outras retratam momentos de grandes guerras, as consequências dos conflitos e a morte.

Alerta: algumas destas fotos são chocantes e podem ser desaconselháveis a pessoas mais sensíveis