AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Ponte Luís I alargada para facilitar ligação pedonal entre o Porto e Gaia

Ponte Luís I alargada para facilitar ligação pedonal entre o Porto e Gaia

Requalificação do tabuleiro inferior já foi aceite pela empresa que juntou a Estradas de Portugal e a Refer e é alternativa, mais barata, a uma nova ponte pedonal.
O tabuleiro superior da ponte já tem passeios que 

ultrapassam, em largura, a antiga estrutura em ferro
Os adeptos da construção de uma nova ponte pedonal entre o Porto e Gaia vão ter de desistir, para já, dessa ideia. Os dois municípios conseguiram convencer a empresa que agregou a Estradas de Portugal e a Refer a alargar o tabuleiro inferior da Ponte Luís I que, desta forma, ganhará passeios de cerca de dois metros de largura em cada lado da travessia. O desenho está a ser feito pelos serviços da Câmara de Gaia e a obra deve ser integrada nos trabalhos de requalificação da ponte, para os quais há 500 mil euros.
O avanço desta alternativa foi esta terça-feira revelado em reunião de Câmara pelo vereador do Urbanismo do Porto, Correia Fernandes, quando se discutia um protocolo de cooperação com Gaia para a reabilitação urbana e salvaguarda do Centro Histórico das duas cidades, aprovado por unanimidade. Este protocolo prevê a criação, ainda em Julho, de um grupo de trabalho intermunicipal, mas os técnicos estão já a colaborar para corrigir um dos problemas identificados na ligação entre as duas cidades.
O tabuleiro superior da Ponte Luís I foi já alargado, para acomodar a linha amarela do metro e a circulação de peões que à cota alta se desenvolve em dois passeios construídos para lá da infraestrutura existente. Correia Fernandes explicou que essa mesma solução será adoptada no tabuleiro que liga as duas margens, embora neste caso, admitiu, seja necessário desenhar uma cobertura, num material leve e visualmente não intrusivo, para proteger os passantes da queda de objectos.
O projecto vai ter de passar pelo crivo das instituições que zelam pelo património, como a Direcção Regional de Cultura e a Unesco, mas o arquitecto, eleito pelo PS, não tem grandes dúvidas de que esta é a melhor hipótese de trabalho. Durante um curto debate na reunião, e respondendo ao vereador do PSD Amorim Pereira, Correia Fernandes argumentou que a construção de novas travessias, mesmo pedonais, implica um acréscimo de carga sobre as duas margens já de si sobrecarregadas de equipamentos. “Poderíamos estar a criar um problema futuro só para debelar uma necessidade actual”, disse.
O aumento da pressão turística sobre as duas Ribeiras tem sido evidente, nos últimos anos, e há muito que o tabuleiro inferior da ponte Luís I não chega para as necessidades. Correia Fernandes lembrou que ao longo dos seus quase 130 anos de funcionamento a ponte foi sofrendo vários reforços para acomodar o aumento sucessivo de carga. A última grande intervenção, já neste século, visou integrar a linha de metro no tabuleiro superior e salvaguardou as características e a beleza estética deste projecto do francês Théophile Seyrig. O vereador portuense garante que o mesmo vai acontecer desta vez.
A empresa pública que tem a seu cargo a ponte tem disponíveis 500 mil euros para uma intervenção neste tabuleiro. Correia Fernandes acredita que esse valor cobre os custos deste projecto mas também não antevê grande dificuldade para, entre os dois municípios, se conseguir o montante que possa faltar. O orçamento deve ser conhecido nas próximas semanas, dado que os autarcas do Porto e de Gaia pretendem apresentar o projecto à Infraestruturas de Portugal, a empresa pública que agrupou a Refer e a Estradas de Portugal.
Esta iniciativa pode ser vista como o pontapé de saída do grupo de trabalho conjunto que vai começar a ocupar-se das questões dos dois centros históricos, vistos como um espaço comum de relevante interesse histórico e paisagístico, apesar de só o do Porto, e uma pequena parte de Gaia – a Serra do Pilar – estarem classificados pela UNESCO. Gaia tem a pretensão de candidatar a sua ribeira, com as caves, a Património da Humanidade, e este trabalho com o Porto visa também apoiar essa pretensão da cidade vizinha.
Os dois municípios participam, com Gondomar e Santa Maria da Feira, num outro grupo de trabalho, este integrado na Área Metropolitana do Porto, que está a pensar um plano estratégico para o Rio Douro e as suas margens. Até ao final de Julho será conhecido o relatório com as linhas mestras das intervenções no rio, que as câmaras e a AMP poderão candidatar a fundos comunitários. Nessa mesma altura, adiantou Correia Fernandes, será apresentado o projecto de um outro grupo metropolitano, o da Estrada da Circunvalação, já com uma estimativa de custos das várias empreitadas previstas nos concelhos do Porto, Matosinhos, Gondomar e Maia.   

Documentários Completo em Português:Tempestade Negra







VÍDEO



FALECEU UM HERÓI ! VALE A PENA VER ESTE VÍDEO ! - LEMBRANDO SIR NICHOLAS WINTON, O HOMEM QUE SALVOU 669 CRIANÇAS DAS GARRAS DA MORTE NAZIS

 Antes de ontem, em 1º de julho de 2015, Sir Nicholas Winton faleceu com a idade de 106 anos. Este homem salvou nada mais nada menos que 669 crianças, em sua maioria judeus da Tchecoslováquia, na véspera da Segunda Guerra Mundial. Na linha do tempo em 6:30 vemos como, em 1998, o programa da BBC "That’s Life" fez um tributo comovente a este herói incrível e abnegado onde, ele sem saber sabia, reencontrou com todas as crianças que salvou.


Sir Nicholas foi nomeado cavaleiro no Reino Unido em 2003 e recebeu a Cruz da primeira classe, a mais alta condecoração militar da República  Checa, em 2007, e no ano passado ele aceitou a maior honraria do país, a Ordem do Leão BrancoTchau Seu Nicholas!

Se quer entender a grandeza deste homem não deixe de assistir toda a reportagem do vídeo abaixo, um extrato do Fantástico de 23/12/2007.

vídeo



 http://www.mdig.com.br

A Grécia segundo Portas: “Há um radicalismo que não se importa de dar cabo de tudo”



A Grécia segundo Portas: 


“Há um radicalismo que não 

se importa de dar cabo de tudo”


JOSÉ COELHO / LUSA

Numa homenagem ao congressista norte-americano de ascendência açoriana, Devin Nunes, Paulo Portas explicou a atual crise grega com o “radicalismo que não se importa de dar cabo de tudo, por razões ideológicas”

“Há um radicalismo que não se importa de dar cabo de tudo, por razões ideológicas”. Foi assim que o vice-primeiro ministro Paulo Portas explicou esta quinta-feira à noite a situação difícil por que passa a Grécia. Paulo Portas falava na ilha de nas Velas, São Jorge, Açores, durante uma homenagem ao congressista norte-americano, Devin Nunes.
“Fere a nossa sensibilidade ver aquelas imagens da classe média à frente de multibancos vazios e sem saber o que acontecerá às suas poupanças e às suas vidas. Lembra-nos o confisco que não há muitos anos aconteceu na Argentina e no Brasil”, recordou Portas, dirigindo-se ao político de ascendência açoriana que chegou mais alto na hierarquia do Estado americano.
E logo o parceiro da coligação PSD-CDS tratou de sossegar o homenageado, de férias nos Açores: “Estás em Portugal, Devin. Portugal é completamente diferente: fizemos um grande esforço e já terminamos o programa com a troika; não pedimos mais dinheiro nem mais tempo; evitamos um programa cautelar na saída; vamos ter um défice inferior a três por cento e ficamos livres de sanções; antecipamos o pagamento total do empréstimo do FMI, porque conseguimos juros mais em conta nos mercados; a economia está a crescer mais do que a média da zona euro e há confiança.”
“Portugal é uma grande nação”, rematou o vice-primeiro-ministro.


Software do Google causa polémica ao identificar negros como gorilas

Software do Google causa polémica 

ao identificar negros como gorilas

Descoberta desagradável foi feita pelo programador Jacky Alcine, morador de Nova York, nos Estados Unidos; representante da empresa se desculpou pelas redes sociais

O Dia
Alcine tomou um susto quando percebeu que ele e uma amiga foram identificados como gorilas
Reprodução/Twitter
Alcine tomou um susto quando percebeu que ele e uma amiga foram identificados como gorilas
Um software de reconhecimento automático de imagens do Google causou polêmica após identificar um casal de negros como gorilas. A descoberta desagradável foi feita pelo programador Jacky Alcine, 21 anos, morador de Nova York, Estados Unidos.
O rapaz estava vendo suas fotos quando se assutou ao perceber que ele e uma amiga, que são negros, eram identificados como gorilas pelo software. Ao notar o problema, Jacky fez uma publicação no Twitter para chamar a atenção do Google.
O representante da empresa Yonatan Zunger respondeu e perguntou se o Google poderia acessar sua conta para ver onde as coisas deram errado. "Minha lista de prioridade de bugs que você nunca quer ver acontecer", escreveu ele na rede social.
Leia também:
O serviço do Google é capaz de identificar pessoas, monumentos, cidades e até situações, tudo para organizar fotos similares. "Estamos chocados e verdadeiramente sentimos muito pelo que aconteceu. Estamos tomando medida imediata para evitar que esse tipo de resultado reapareça", declarou Zunger, de acordo com o "Metro".

FUNCIONÁRIOS DO FISCO OBRIGADOS A JUSTIFICAR CONSULTAS A PROCESSOS




76 deputados investigados em quatro legislaturas

76 deputados investigados em quatro legislaturas






O ex-ministro Miguel Macedo tornou-se esta quinta-feira o 76.º deputado da Assembleia da República a perder a imunidade parlamentar, desde a legislatura que se iniciou em 2002, com a tomada de posse do Governo de Durão Barroso, para ser constituído arguido.


E, esta sexta-feira, a Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, da Assembleia da República (AR), deverá aumentar aquele contingente para 77 deputados, com aprovação de mais um pedido de levantamento de imunidade formulado por uma autoridade judicial, para constituição e interrogatório como arguido de Rui Duarte.
Este deputado e Miguel Macedo representam os partidos, PS e PSD, que têm tido maior representatividade na AR e, também, no grupo dos suspeitos de crime com penas superiores a três anos. Os dados fornecidos ontem, ao JN, pelo gabinete do secretário-geral da AR, Albino Azevedo Soares, relativos ao período entre a IX legislatura (2002) e o dia de ontem, indicam que perderam a imunidade 39 deputados do PSD, 29 do PS, cinco do CDS-PP, dois do PCP e um do BE

Dona do Pingo Doce ganha concessão do Oceanário de Lisboa

Dona do Pingo Doce ganha concessão do Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa passa a ser gerido pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos
Natacha Cardoso/Global Imagens
02/07/2015 |  Dinheiro Vivo
O Governo confirmou esta quinta-feira que a Sociedade Francisco Manuel dos Santos venceu a concessão do Oceanário de Lisboa. O grupo dono do Pingo Doce passa a gerir este espaço por um período de 30 anos, anunciou o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva. A operação representa um encaixe de 114 milhões de euros para o Estado.
A autorização aprovada hoje pelo Conselho de Ministros permite alienar em bloco as ações representativas do capital da sociedade concessionária do Oceanário de Lisboa, mas na opinião do Governo não vai implicar perdas para quem quer usufruir do espaço.
"O oceanário continua a ser um equipamento público do Estado, mas passará a ter também um valor acrescentado no que respeita à investigação do valor dos oceanos. É uma proposta de mérito inquestionável", afirmou o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, no final do Conselho de Ministros.
encaixe da operação "superou largamente as expetativas", salientou o governante, defendendo tratar-se de uma boa notícia, porque a dívida da Parque Expo, se não fosse resolvida, teria impacto no bolso dos contribuintes, e porque esta concessão trará vantagens adicionais, uma vez que o oceanário se vai dedicar a novas matérias, como a investigação dos oceanos.
Sobre o encaixe de perto de 114 milhões de euros, explicou que 24 milhões são relativos à alienação das ações da sociedade concessionária do Oceanário de Lisboa e o resto à concessão do oceanário por 30 anos, num total de 79 milhões de euros.
Onze milhões de euros vão ser recebidos já este ano e o restante até 2045: "Só em 2015 são 35 milhões de euros", disse o governante, referindo-se á soma dos 24 milhões de euros da alienação de ações e 11 milhões de euros da concessão.
Defendendo que esta foi a melhor proposta para a Oceanário, Moreira da Silva enalteceu que a Sociedade Francisco Manuel dos Santos se comprometeu a gastar também cerca de 110 milhões de euros para novas atividades do oceanário, como a conservação dos oceanos.
"Além de aquário, o oceanário vai tornar-se num centro de referência internacional na área dos oceanos", disse, salientando que a proposta desta sociedade do grupo Jerónimo Martins "tira partido de um aquário para promover ações de conservação dos oceanos, investigação e desenvolvimento e educação" nesta área.
"Isto extravasa experiências com zoos ou infraestruturas do género", afirmou, referindo-se a propostas vencidas de outras entidades que têm mais experiência na exploração de aquários, acrescentando que a escolha do Governo foi orientada pela "ambição e nível de compromisso" dos candidatos, tendo em vista não só o encaixe financeiro, mas também a valorização do equipamento no contexto de investigação e desenvolvimento da proteção dos oceanos.
Além da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, concorreram à concessão o grupo espanhol Aspro Parks (proprietário do parque de diversões aquáticas Aqualand, em Alcantarilha, no Algarve, entre outros parques europeus), a empresa portuguesa Mundo Aquático (gestora do parque algarvio Zoomarine), o grupo francês Compagnie des Alps (administrador de mais de uma dezena de parques de lazer, museus e áreas de esqui) e a espanhola Parques Reunidos, que gere 56 parques na Europa, nos Estados Unidos da América e na Argentina.

A Grécia frente a uma Europa punitiva

A Grécia frente a uma Europa punitiva


(Imagem da Internet)

Não sei se vai ou não vai haver referendo na Grécia no domingo.

Se houver, também não sei se vai vencer o sim, ou vai vencer o não à continuação da submissão da Grécia a uma austeridade punitiva imposta pela "catastroika" da Europa. (se o meu voto contasse seria NÃO).

Mas, quer haja referendo, quer não haja, quer ganhe o sim ou o não, há uma coisa que os gregos (o Povo Grego) já ganharam:

DIGNIDADE.

Dignidade por não cederem à chantagem dos burocratas, dos contabilistas e mangas de alpaca incompetentes que se apoderaram do Governo da União;

Dignidade por quererem decidir por eles o que a eles respeita;

Dignidade por, perante um cataclismo financeiro e social à vista, o Governo ter decidido pegar o boi pelos cornos, em vez de andar a fazer faenas para enganar o Povo como tem feito o Governo de Portugal;

Dignidade por recordarem aos restantes compatriotas Europeus o cognome, que lhes cabe por direito e por prática, de berço da democracia.

Dignidade por quererem ser livres e quererem livrar-se de uma Europa punitiva, que veste roupagem de solidária e democrática, mas que mais não é do que um bando de tresloucados agiotas.

Força Grécia, atirem os vossos Migueis de Vasconcelos pela janela, já que nós por cá continuamos fieis atentos, venerandos e servidores a um Governo que até a esperança já nos conseguiu roubar e continua na senda desse desígnio até que não reste uma pedra do edifício económico, social e solidário que já foi Portugal.

pralixados.blogspot.pt

TISA: O "Maior Acordo Secreto do Mundo" Entregará Milhões de Dados Pessoais às Multinacionais

TISA: O "Maior Acordo Secreto do Mundo" Entregará Milhões de Dados Pessoais às Multinacionais


O Acordo Internacional sobre Comércio e Serviços (TISA) entregará às empresas o controle dos dados de centenas de milhões de dados de cidadãos que vivem nos 50 países que o assinaram, segundo informa o site Público, citando informação vazada pelo Wikileaks.

Segundo os últimos vazamentos divulgados pelo Wikileaks, as multinacionais abrirão o terreno para o armazenar, processar ou transferir informação pessoal "sempre que essa atividade estiver relacionada com a gestão do negócio desse provedor de serviços", o que na prática supõe um grande tráfego de dados pessoais, à serviço das grandes empresas e suas filiais, garante o site espanhol.

Na quarta-feira, o Wikileaks revelou também o conteúdo do texto central da TISA. Este acordo secreto irá impor a todos os signatários cláusulas que beneficiam as grandes corporações multinacionais em detrimento da soberania e dos interesses públicos de cada país.

Embora os negociadores defendam para que seja mantido em segredo estes textos por pelo menos cinco anos após a ratificação do acordo, o WikiLeaks fez acordo com vários meios de comunicação do mundo para difundir estes vazamentos. A ratificação deste acordo requer a aprovação do Parlamento Europeu, instituição que até a data não se pronunciou sobre o TISA.

No começo de junho, estes meios de comunicação revelaram uma primeira versão do Anexo sobre o Comércio Eletrônico do TISA, no qual se estipula que as empresas possam usar dados pessoais dos cidadão de outros países sem contar sequer com uma sede física nestes estados. A nova versão do documento ratifica esta posição, moldando também a insistência de Washington para que nenhum dos estados "possa impedir um prestador de serviços" manipule estes dados por conta própria.

 http://www.anovaordemmundial.com

PUBLICIDADE DE RUA COM MUITA GENIALIDADE

PUBLICIDADE DE RUA COM MUITA GENIALIDADE


Não importa o quão bom seja seu produto ou serviço, se não for feita uma boa propaganda em cima dele, ele nunca será um sucesso. É como dizem, a propaganda é a alma do negócio. É com ela que sua marca vai passar ao cliente a necessidade de adquirir o que você pretende vender e é com ela que sua marca será vista por todos.

Dito isso, e o fato constante de que somos atacados por todos os tipos de propaganda, parece difícil notar algo que realmente vale a pena comprar. No entanto, os publicitários que elaboraram essas propagandas são realmente muito bons no que fazem, e pensaram fora da caixa no que diz respeito ao entendimento da publicidade.
















FonteHC
www.worldnoticias.com

A ARTE DA SOBREVIVÊNCIA - VEJA AQUI EM VÍDEO O QUE ESTA MÃE PATA FAZ PARA SALVAR OS FILHOS

O que esta Pata  faz para salvar seus filhotes é impressionante



Esta pata com certeza poderia ganhar um 'Oscar' de melhor atriz! Repare na sua actuação para enganar a hiena que estava interessada em seus patinhos. Sua estratégia é impressionante:

  • Ela finge que está ferida, assim a hiena pensa que ela é uma presa fácil (e bem maior que uns patinhos magricelas);
  • Depois ela sai se debatendo e mancando miseravelmente em direcção ao rio, mantendo uma distância segura da hiena, mas perto o suficiente pro predador achar que vai capturá-la facilmente;
  • Quando chega ao rio, a hiena pode perceber que não será fácil pegá-la, mas aí a pata "atriz" finge que está se afogando, em uma cena tão patética, que faz a hiena acreditar que vale a pena entrar na água para tentar capturá-la;
  • Enquanto a hiena entra na água seduzida pela promessa de uma refeição fácil, os patinhos correm para o rio escondidos, e nadam até a outra margem, onde a hiena não poderá alcançá-los;
  • Quando os patinhos estão a salvo, a mamãe pata acaba com a encenação e nada rapidamente para encontrar seus filhotes, deixando a hiena confusa no meio do rio!
Pronto: todos estão salvos graças as impressionantes habilidades de actriz dessa pata super talentosa! Nós também não sabemos como uma simples pata pôde pensar em algo tão elaborado, mas fatos assim só fazem aumentar nosso fascínio pela natureza!

vídeo


www.curtoecurioso.com

Espécie rara, frango negro é exótico e muito caro - As cores negras dominam o reino animal. Ursos, gatos, cachorros, pássaros, e muitos outros sempre tiveram essas cores características em suas espécies.

Espécie rara, frango negro é exótico e muito caro

As cores negras dominam o reino animal. Ursos, gatos, cachorros, pássaros, e muitos outros sempre tiveram essas cores características em suas espécies.
Mas esta raça de frango indonésio conhecido como Ayam Cemani leva a cor negra em um reino completamente diferente. A cor preta das Ayam Cemani não está limitada aos seus penas, e sim ao corpo todo. Tudo sobre esse frango é preto, a pele, bico, pena, língua, pés, unhas do pé, até mesmo sua carne, ossos e órgãos.
O sangue deles, embora não seja negro, é muito escuro. Ayam Cemani é tão espetacular e exótico que está se referido como a “Lamborghini das aves”
A palavra ‘Ayam’ significa ‘frango’ em indonésio, e ‘Cemani “se traduz em “completamente preto” em javanês. Esta raça exótica originado de Java, na Indonésia.
Eles foram introduzidos para a Europa em 1998 por um criador holandês, onde emplacou interesse entre os criadores de aves devido à sua aparência e constituição genética. Ayam Cemani é uma das galinhas mais caros do mundo, custando até até US $ 2.500 a unidade.
Ayam Cemani teve sua colocação alterada devido a uma característica genérica que promove a proliferação de células de cores preta. O gene causa uma mutação que existe na Ásia mais de 800 anos atrás.
Na Ásia, o Frango Negro é considerado raro, porque sua carne pode conter poderes místicos. As aves são sacrificadas durante o parto, por vezes, visando fortunas para a mãe. O frango também é sacrificado em outras ocasiões especiais, para trazer sorte. Alguns asiáticos acreditam que comer este frango vai aliviar a sua consciência, e trazer prosperidade.

Confira as fotos do Frango Negro;

frango_negro_
frango_negro_1
frango_negro_2
frango_negro_3
frango_negro_4
frango_negro_5
frango_negro_6
frango_negro_7
momentocurioso.com.br