AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

"GALDÉRIAS" DESFILARAM EM JERUSALÉM

Centenas de mulheres desfilaram, esta sexta-feira, em Jerusalém, Israel, em mais uma edição da Marcha das Galdérias. "Não nos digam o que usar, digam-lhes para não nos violar", foi o mote do protesto contra a violência sexual que nasceu, em 2011, em Toronto, no Canadá. 

















www.jn.pt

utentes carenciados passam fome

utentes carenciados passam fome


  • Uma em cada três pessoas que recorreram a instituições de solidariedade social no ano passado afirmaram ter passado fome pelo menos uma vez por semana devido à falta de dinheiro, revela um estudo realizado em 216 instituições.
  • O estudo, promovido pelo Banco Alimentar contra a Fome e pela Entreajuda, apurou que cerca de 20 por cento dos 1889 utentes de instituições sociais inquiridos afirmaram ter tido falta de alimentos ou sentido fome «alguns dias por semana» nos seis meses anteriores.
  • Mais de um quarto (26%) referiu que tinha passado um dia inteiro sem ingerir quaisquer alimentos por falta de dinheiro.
  • Os inquiridos são na sua maioria desempregados (38%) ou reformados (29%), com uma média de idades de 53 anos, e na maioria casados ou a viver em união de facto (43%). A maioria dos agregados (52%) dispunha de rendimento mensal igual ou inferior a 400 euros, e 25 por cento igual ou inferior a 250 euros

cris-sheandbobbymcgee.blogspot.pt

Paul Krugman: o risco da saída da Grécia é ser bem sucedida

Paul Krugman: o risco da saída da Grécia é ser bem sucedida  

Negociações entre o Eurogrupo e o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, têm decorrido num clima de desconfiança 
DR
Paul Krugman: o risco da saída da Grécia  é ser bem sucedida
O prémio Nobel Paul Krugman considera que uma eventual saída do euro por parte da Grécia, depois de meses de impasses nas negociações com o Eurogrupo, poderia trazer problemas de curto prazo. “Seria seguramente feio para a Grécia, pelo menos de início". Mas, dentro de um ou dois anos, a principal questão seria outra: “O risco real para o euro não é que a Grécia falhe, mas que seja bem sucedida”.
Um novo dracma desvalorizado pode trazer ganhos a Atenas e dar argumentos aos críticos da austeridade
Num post recente no blogue doNew York Times onde critica a postura das autoridades europeias e do FMI, que está "a fazer o papel de polícia mau", o economista traça um cenário hipotético depois das primeiras dificuldades com a saída da moeda única. “Suponha que um novo dracma muito desvalorizado traz uma avalanche de britânicos bebedores de cerveja para o Mar Jónico, e que a Grécia recupera. Isso encorajaria os desafiadores da austeridade e da desvalorização interna noutros lugares”, sustenta.
Krugman lembra que a Europa tem apontado como exemplos de sucesso países como Espanha, que fez cortes orçamentais. Mas se as “forças anti-austeridade” puderem apontar para a recuperação da Grécia, “o descrédito do establishment vai acelerar”, antecipa. O economista antevê que a Alemanha tente sabotar a Grécia pós-saída do euro, mas espera que essa opção seja considerada “inaceitável”.
joao.madeira@sol.pt

7 Invenções que são mais antigas do que você imaginava!

7 Invenções que são mais antigas do que você imaginava!





Muitas das invenções que nos ajudam nos dias atuais são muito mais antigas do que você imagina. Conheça 7 dessas invenções:

1 – Dentaduras

Há registros de que a civilização etrusca já usava próteses dentárias no século IV a.C.. As dentaduras da época eram feitas com dentes de animais ou de seres humanos, unidos com metal e ouro. O sistema era tão avançado que é a base da confecção de certas próteses atuais!
Foto: sciencemuseum.org
Foto: sciencemuseum.org

2 – Escovas de dentes

A escova de dentes moderna surgiu na China no século XV e era feita de osso ou de bambu, pelos de porco amarrados na sua ponta. A China começou a negociar sua invenção com a Europa, onde o pêlo de porco foi substituído por pêlos de cavalo. Foi só no início do século XX que cerdas sintéticas entraram no lugar do pêlo animal.
Escovas de dentes tinham pelos de porco! (foto: Reprodução)
Escovas de dentes tinham pelos de porco! (foto: Reprodução)

Veja também: Curiosidades sobre os dentes

3 – Chiclete

chiclete
O chiclete não é uma invenção recente, tem mais de 5.000 anos! A goma de mascar mais antiga era obtida da casca de bétula, foi encontrada na Finlândia! No entanto, o crédito da invenção dos chicletes é dos astecas. Eles mascavam chiclete, que era uma goma retirada de certas árvores há cerca de 5.000 anos atrás. O chiclete que conhecemos foi patenteada por Thomas Adams, em 1860. Ele queria que sua goma fosse usada nos pneus dos carros, mas como não conseguiu, descobriu que sua invenção seria muito mais rentável como goma de mascar.

4 – E-mails

Aquele monte de e-mail que você envia e recebe diariamente é uma invenção que foi patenteada em 1982, mas é de 1969. A primeira mensagem entre dois computadores foi enviada naquele ano e fazia parte do projeto ARPAnet – um embrião do que hoje é a internet.
Ray Tomlinson, o inventor do E-mail! (foto: divulgação)
Ray Tomlinson, o inventor do E-mail! (foto: divulgação)

5 – Lentes de contato

Em 1888, o inventor alemão Adolf Fick testou em coelhos a sua primeira lente de contato, um protótipo de vidro que era muito pesado. Na época, não foi dada muita atenção ao invento, até que a idéia foi revivida em 1930, se tornando um dos maiores sucessos comerciais que se tem notícia.
lentes_de_contato 

6 – Maquiagem

Acredita-se que o povo egípcio foi o primeiro a usar de artifícios para corrigir imperfeições em seu rosto, há mais de 4000 anos! Os egípcios, tanto homens quanto mulheres, usavam bastante delineador e sombras, com cremes e lápis compostos de misturas minerais e com corantes vegetais.
maquiagem 

7 – Camisinha

O italiano Gabriele Fallopius inventou um preservativo feito de linho embebido em uma solução química para ser usado durante o sexo e, com isso, tentar diminuir a proliferação do sífilis. Isso foi no século XVI, na Europa, mas estudos levam a crer que Fallopius pode ter se inspirado no Egito e na Roma antigos, pois os egípcios e os romanos já usavam preservativos de tripas de animais para fins anticoncepcionais milhares de anos antes.
Camisinha rudimentar feita com linho e embebida em uma solução química para diminuir o contágio de doenças! (foto: Reprodução/YouTube)
Camisinha rudimentar feita com linho e embebida em uma solução química. Uma tentativa para diminuir o contágio de doenças! (foto: Reprodução/YouTube)

listonas.com.br

PINTURAS NO ROSTO E NO CORPO