AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra Leia mais em: O poço petrificante de Knaresborough que transforma objectos em pedra -












Localizado nas margens do rio Nidd, próximo a Knaresborough, em North Yorkshire, existe um místico poço que converte objetos em pedra. Qualquer objeto tocado pelas águas do gotejamento do poço, folhas, paus, aves mortas, e mais, naturalmente viram pedras dentro de alguns meses! Por muitos séculos, os moradores acreditavam que o Poço Petrificante era amaldiçoado pelo demônio, um mito alimentado pelo fato de que uma lateral do poço parece com o crânio de um gigante. As pessoas tinham medo de tocar a água e se transformarem em pedra também.


































O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra
Alguns aventureiros deixaram objetos do cotidiano perto da cachoeira, apenas para testemunhar a transformação ocorrer ao longo das semanas. Algumas destas relíquias podem ser vistas ainda hoje, como uma cartola vitoriana e uma touca de uma senhora de 1800, ambos convertidos em pedra sólida. Mais recentemente, as pessoas começaram a deixar ursos de pelúcia, chaleiras, e até mesmo uma bicicleta, com resultados semelhantes.
O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra
Mas a história mostra que o poço nem sempre foi conhecido por suas qualidades petrificantes. A mais antiga referência conhecida vem de John Leyland, antiquário de Henry VIII. Em 1538, ele escreveu que as pessoas acreditavam que o poço tinha propriedades curativas milagrosas. Muitos se banhavam sob suas águas buscando a cura de várias doenças.
O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra
No início dos anos 1600, um médico examinou amostras de água e concluiu que ela propiciava uma cura milagrosa para "qualquer fluxo corporal". Mas como os moradores começaram a observar que os objetos lentamente se transformavam em pedra, a reputação do lugar degringolou.
O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra
Outra razão para o descrédito crescente do poço foi que Mother Shipton, a filha de uma prostituta local, nasceu em uma caverna perto do local. A história conta que esta mulher parecia o cão chupando manga. Enquanto a mãe era lindíssima, a filha criou o horror desde o nascimento, tanto que as pessoas acreditavam que o pai dela era o próprio capeta. Quando ela cresceu, a estranha mulher supostamente passou a exibir poderes psíquicos e teria mesmo profetizado com clareza o Grande Incêndio de Londres em 1666, a derrota da Armada Espanhola em 1588, e até mesmo a invenção dos telefones celulares.
O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra
Em 1630, a área de concessão da Royal Forest, que continha o poço, foi vendido pelo rei Charles I para um cavalheiro local chamado Sir Charles Slingsby. O poço ficou ridiculamente popular, então, assim que Slingsby começou a cobrar os visitantes por visitas guiadas, sem querer criando a primeira atração turística da Inglaterra.
O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra
Eventualmente, os cientistas modernos analisaram amostras da água do Poço Petrificante, desbancando a lenda que o rodeava desde os primórdios: a água contém um elevado teor de mineral que forma um revestimento em torno dos objetos. Com a exposição prolongada, o revestimento criaria um casca mineral dura, muito parecida com as estalactites e estalagmites, mas a um ritmo muito mais rápido. Na verdade, os níveis de calcita na água são tão elevados que os visitantes são proibidos de bebê-la.
O poço petrificante de Knaresborough que transforma objetos em pedra
Turistas que visitam o poço na atualidade são tratados com a visão de vários objetos amarrados ao lado dele, lentamente sendo petrificado sob suas águas em cascata. Pequenos ursos de pelúcia são regularmente abandonados sob a água, e uma vez solidificados, são vendidos em lojas de souvenires nas proximidades.

vídeo


- "Quando eu vi as ursos de pelúcia petrificados pendurados sob a cachoeira, juntamente com roupas, chapéus, sapatos e até mesmo um guarda-chuva, eu percebi que estava observando um espetáculo geológico incrível", conta Monty White, um turista, em seu blog- "Os bichinhos de pelúcia demoram entre três e cinco meses. Os artigos maiores porosos podem levar de seis a doze meses. Os itens não-porosas, como uma cartola ou capacete de bombeiro podem demorar até 18 meses para serem envoltos em pedra".


 http://www.mdig.com.br

Sem comentários: