AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturas e desacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DEPOIS VOLTA TUDO A O MESMO ! - Paris liberará ruas para uso exclusivo de ciclistas e pedestres no dia 27 de setembro


Às vésperas de sediar conferência sobre clima, capital da França organiza amplo movimento para ocupação de espaço público e mobilidade urbana
Veículos serão proibidos de circular pelas principais vias de Paris entre as 11h e as 18h no dia 27 de setembro, em uma iniciativa conhecida como "Journée sans Voiture" ("Dia sem Carro") que busca conscientizar as pessoas sobre a poluição e repensar as maneiras de ocupar o espaço público.

Flickr/CC

'Journée Sans Voiture', edição de 2014: ciclistas ocuparam a turística avenida Champs Élysées


Na ocasião, várias importantes avenidas e praças serão totalmente reservadas especificamente para pedestres e ciclistas em ao menos nove arrondissements (distritos), sobretudo no centro da capital.

Entre as vias que participarão, destacam-se as praças da Concórdia, República e Bastilha, e bulevares como os de Saint-Germain e Montmartre. Outros locais turísticos, como perímetros da Champs Élysées e da Torre Eiffel também terão determinadas ruas interditadas.



Anunciada formalmente pela administração da capital francesa em 5 de agosto, a medida já tinha sido antecipada pela prefeita, Anne Hidalgo, desde março passado. Além disso, a ação vem meses antes da cidade sediar a COP-21, conferência internacional das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que ocorrerá entre 30 de novembro e 11 dezembro.

De fato, essa não será a primeira vez que Paris organiza um "dia sem carros". Desde o fim dos anos 1990, a capital participou de diversas iniciativas do gênero, que fazem parte de mobilizações em escala europeia pela mobilidade sustentável nos centros urbanos.

Durante períodos de seca que acarretam estados de emergência em virtude da poluição, a Prefeitura de Paris já chegou a liberar transporte público gratuito, inclusive de bicicletas, para seus cidadãos.
operamundi.uol.com.br

Sem comentários: