AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Governo retém verbas à Câmara de Évora por violação das regras do OE

Governo retém verbas à Câmara de Évora por violação das regras do OE


Em reunião pública de 27 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, deu conhecimento da retenção pelo Governo, prevista para setembro, da verba de 146 mil euros, a primeira de uma retenção que ascenderá ao valor global de 575 mil euros no final do ano. Esta retenção é justificada pelo incumprimento, em 2012 e 2013, das regras do Orçamento de Estado que impunham uma redução da dívida em atraso da Câmara em 10%.
O atual Executivo contestou junto dos órgãos competentes, uma vez que tal retenção ainda irá agravar mais os problemas de tesouraria existentes, mas apesar do processo global ter sido reavaliado pelo Governo, manteve-se a penalização. 
O Presidente informou ainda os resultados da reunião que manteve com o Ministro do Ambiente para tratar das questões referentes ao sistema de abastecimento de água e saneamento. Uma reunião que considerou positiva, pois o ministro manifestou a abertura em relação às propostas apresentadas pelo Presidente da Câmara de Évora, que irá agora analisar.
A Vice-Presidente Elia Mira apresentou a proposta de entrada gratuita nas Piscinas Municipais durante a semana em que se comemora o 50º Aniversário da criação deste equipamento (que decorrerá de 1 a 6 de setembro) e alteração de horário de funcionamento de tanques de natação no dia 5 de setembro. A proposta obteve aprovação unânime. 
Deste modo, no dia 5, o funcionamento dos tanques de natação será das 9 às 22 horas e não das 9 às 20 como é habitual e o acesso às Piscinas será gratuito para toda a população a partir das 15 horas. Nos restantes dias, haverá acesso gratuito consoante o tema diário (avós e netos (até 12 anos); estudantes; atletas federados; pais e filhos (até 12 anos); nascidos em 1964 e antigos trabalhadores das piscinas. A partir das 15 horas é grátis para todos. 
Foi também aprovada por unanimidade a submissão à Assembleia Municipal da proposta para autorização prévia destinada à assunção de compromisso plurianual referente a concurso público para fornecimento de energia. 
Cerca de duas dezenas de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com agentes locais, relativos ao ano de 2014 (apoios logísticos), foram igualmente aprovados por unanimidade. (Nota de Imprensa da CME)


www.cincotons.com

Meet(ing)s - Dantes havia meetings. Eram comícios, manifestações, encontros de protesto ou de apelo à ação política. Faziam parte da agenda política da sociedade.



Meet(ing)s

Dantes havia meetings. Eram comícios, manifestações, encontros de protesto ou de apelo à ação política. Faziam parte da agenda política da sociedade. Agora a palavra perdeu o "ing" e a "coisa" perdeu o caráter político/contestat
ário. Os "meets" aliás nasceram nos EUA e foram importados para Portugal por mero mimetismo. Não se inserem na luta política. São encontros de jovens sem objetivos específicos, são puros atos de exibição, potenciados pelas novas técnicas de comunicação. Os seus promotores e atores não pretendem nada, apenas "mostrar-se". Querem ser notícia, "aparecer" numa sociedade que os ignora. Isso envolve um risco elevado. É que, para aparecerem, precisam da comunicação social, mas para aparecerem na comunicação social, têm que ser apresentados como um risco, preferencialmente tem que haver distúrbios, ou mesmo "sangue"... Sem isso não há notícia, o "meet" não tem "interesse jornalístico". "Aparecer", para esses jovens (sobretudo se africanos), significa pois necessariamente serem exibidos como "perigosos". É este o risco e o paradoxo do protagonismo que procuram. E a comunicação social, sobretudo no mês de agosto, agradece estas não-notícias...

blogsinedie.blogspot.pt

Criatividade em rolos de papel higiénico - Anastassia Ellias é um artista criativo e talentoso. Ele diz que um dia olhou para um rolo vazio de papel higiénico e começou a pensar em algo que poderia fazer com ele. O artista é ilustrador e super irreverente.

Criatividade em rolos de papel higiénico

     Anastassia Ellias é um artista criativo e talentoso. Ele diz que um dia olhou para um rolo vazio de papel higiênico e começou a pensar em algo que poderia fazer com ele. O artista é ilustrador e super irreverente.
     A partir disso, começou a fazer verdadeiras obras de arte com rolos de papel higiênico e até lançou um livro chamado Rouleaux onde apresenta vários de seus projetos que foram feitos com esse material.
     Para se deliciar com tanta coisa boa, dê uma olhada na ideia do artista Anastassia Ellias e admire:












MUITAS COISAS QUE VOCÊ TALVEZ NÃO SAIBA - CURIOSIDADES E PINTURAS SURREALISTAS

1- Sapo boi indiano


1- Sapo boi indiano

 O Hoplobatrachus tigerinus ou Sapo boi indiano pode ser encontrado na Ásia, Paquistão, Afeganistão e Nepal. Em época de acasalamento, os machos ficam com o corpo na cor amarela e o saco vocal azul, enquanto coaxam para atrair as fêmeas. 



2- Ímãs de vacas


2- Ímãs de vacas

 As vacas são suscetíveis a uma desordem chamada reticulopericardite traumática ou doença da ferragem, que surge com a ingestão de objetos de metal. Os objetos ingeridos podem perfurar o estômago da vaca e ferir seu diafragma ou coração. Uma das práticas para evitar isso envolve passar um ímã no alimento do gado para remover objetos de metal. Outra prática é alimentar o gado com ímãs. Ímãs compridos e estreitos, chamados de ímãs para gado, podem atrair pedaços de metal e ajudar a impedir que eles machuquem o estômago da vaca. Os resíduos de metal acabam presos na primeira câmara do estômago da vaca. Os ímãs, que ficam nessa primeira câmara, atraem os objetos de metal em direção ao fundo da câmara e para longe de paredes sensíveis do estômago. 



3- A mãe de primeira viagem mais velha do mundo


3- A mãe de primeira viagem mais velha do mundo

 Rajo Devi Lohan teve seu primeiro filho em novembro de 2008, aos 70 anos. Ela afirmou que tinha esperado por mais de 40 anos para ter este filho, e que planeja amamentá-lo por pelo menos três anos. 



4- A maioria das escolas japonesas não têm zeladores


4- A maioria das escolas japonesas não têm zeladores

 A maioria das escolas japonesas não têm zeladores. Em vez disso, as crianças fazem a limpeza diária, como parte de uma prática enraizada em tradições budistas que associam limpeza com a moralidade. 



5- Beija-flores


5- Beija-flores

 Beija-flores podem voar para trás. Eles são os únicos pássaros que podem fazer isso. 



6- Elefantes


6- Elefantes

 Os elefantes são extremamente sensíveis quando o assunto é vibração. Eles utilizam a atividade sísmica gerada pelas suas trombas e patas para se comunicar com outros elefantes. 



7- Magnetospirillum magneticum


7- Magnetospirillum magneticum  Magnetospirillum magneticum é uma bactéria de vida livre, que tem a capacidade departicipar ativamente em ferro, convertê-lo em magnetita magnético, alinhá-lo como uma espinha dorsal ao longo de seu corpo, e viajar através de seu ambiente usando campos magnéticos. 




8- Santuário Ise


8- Santuário Ise

 O Santuário Ise é um santuário xintoísta dedicado à deusa do sol, Amaterasu e está situado na cidade de Ise, na província de Mie, no Japão, é demolido e reconstruído a cada 20 anos. Isso vem acontecendo há mais de 1.000 anos, e alguns registros indicam que ele pode ter começado há 2.000 anos. 



9- Ursos x cavalos


9- Ursos x cavalos

 Ursos adultos podem correr tão rápido quanto cavalos. 



10- Vírus gigantes


10- Vírus gigantesCientistas descobriram vírus gigantes (do tamanho de 1 mícron de comprimento), com o nome Pandoravírus. Porque mais de 93% dos seus genes se assemelham a nada conhecido e sua origem não pode ser rastreada a qualquer linhagem celular conhecida, os cientistas sugerem a existência de um quarto domínio da vida.


ARTES




Caos e surrealismo nas pinturas foto-realistas de Nicola Verlato


Nicola Verlato é um artista italiano que atualmente reside nos Estados Unidos, onde cria suas pinturas. Considerando-se quase totalmente autodidata, sua primeira e mais marcante experiência "acadêmica" se deu quando, dos 9 aos 14 anos, ele passava os verões no estúdio de um monge pintor em um monastério perto de sua cidade natal.

Usando uma técnica foto-realistaNicola Verlato cria pinturas em que o caos reina. De maneira surreal, o artista pinta seus personagens, homens e mulheres, em meio a lutas, explosões e acidentes de carro, onde os corpos aparecem voando jogados pelo impacto ou se lançando impetuosamente sobre o inimigo. Cada pintura, especialmente as da série "Car Crash" (Batida de Carro), parecem o resultado final de uma cena em câmera lenta que vai ficando cada vez mais devagar, até culminar com um momento congelado no tempo, com todo o caos e desordem visíveis por apenas um instante.

Vejam o caos e surrealismo nas pinturas foto-realistas de Nicola Verlato:


Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Nicola Verlato pinturas foto-realistas surreais explosões corpos voando acidente carro

Imagens via site de Nicola Verlato. Dica via I Heart my Art - Nicola Verlato, "Pan’s crucifixion".

estou-sem.blogspot.pt

AS MAIS BELAS PINTURAS DO MUNDO - PINTORES FAMOSOS - JEAN FRÉDÉRIC BAZILLE




FOTOGALERIA

ATENÇÃO SE QUISER DIMINUIR O TAMANHO DAS IMAGENS CKIL NUMA DELAS