AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


domingo, 4 de maio de 2014

Porque é que as pessoas têm medo de palhaços? Se você também faz parte desse selecto grupo que não é muito entusiasta das criaturas maquilhadas e de nariz vermelho, não precisa se preocupar: a coulrofobia perdura há séculos!

Porque é que as pessoas têm medo de palhaços?

Se você também faz parte desse selecto grupo que não é muito entusiasta das criaturas maquilhadas e de nariz vermelho, não precisa se preocupar: a coulrofobia perdura há séculos!

Os palhaços são verdadeiras entidades personificadas por actores no mundo todo, comumente encontrados em circos, em grupos teatrais ou em outras reuniões cómicas, que têm a missão de levar alegria ao coração das pessoas. Os personagens são famosos por usarem vestimentas coloridas, geralmente de tamanhos muito exagerados, além de terem as faces maqulhiadas com tinta branca, sempre com as sobrancelhas e outros detalhes ressaltados.
Talvez a maior de todas as características da classe, a qual pode apontar de longe que estamos frente a um palhaço, seja o uso de um nariz vermelho. No entanto, as simpáticas personas representadas pelo uso do rubro no centro da face podem causar em várias pessoas, um efeito muito adverso ao humor, que é o medo. Para ser mais exato, há crianças (e mesmo adultos) que carregam consigo verdadeiro pavor da figura circense.
E essa ocorrência é tão comum, que alguns autores já utilizaram os palhaços para estamparem obras de terror, como é o caso de “A coisa” (“It”, no original, escrito por Stephen King), que até ganhou uma medonha adaptação para os cinemas. Clinicamente, as pessoas que sofrem de medo agudo dos palhaços são diagnosticadas pela síndrome denominada coulrofobia.
Como a maioria dos distúrbios que trazem pavor de alguma determinada coisa (como é o caso de pessoas que odeiam alguns sons), a coulrofobia também pode ser causada por alguma experiência traumática na infância. No entanto, o número de indivíduos que realmente sofre de uma situação médica relacionada à pânico intenso não é tão expressivo assim. O que acontece na maioria dos casos, é que as pessoas simplesmente odeiam palhaços!

Sai daqui, palhaço!

Mesmo assim, é bom salientar que os portadores da fobia sofrem ataques de pânico ao se depararem com os seres de nariz vermelho, acompanhados de perda súbita de fôlego, arritmia cardíaca, suor exacerbado e podem ficar até mesmo nauseabundas...
Essa insatisfação com a presença dos palhaços move tanta gente, que há sites especificamente direcionados a quem não curte os clowns, como o I hate Clowns(em inglês). Além disso, o desgosto já chegou às redes sociais e existe até uma comunidade no Facebook dedicada a compartilhar essa mesma desaprovação, que já conta com mais de 475 mil adeptos!
Fonte da imagem: Divulgação/SmithsonianVocê também faz parte desse mar de pessoas que temem os palhaços? Pessoalmente, acho que crianças são muito mais assustadoras... Principalmente em filmes de terror!