AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


quarta-feira, 19 de março de 2014

A BELEZA A ATRAÇÃO DOS CARROUSSÉIS SEMPRE PRESENTE NAS NOSSAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

O histórico carroussel da Praça da República, Lyon, França

              

Montado há muitas décadas na Rua da República, o carroussel fica defronte de um espelho d’água muito agradável em dias sem neve em plena Praça da República (veja abaixo).


Não muito longe da escadaria da beira do rio onde está a famosa escultura ONLY LYON em letras vermelhas, na Praça Bellecour, este carroussel é um dos poucos com dois andares que já fotografei (outro que me lembro fica aos pés da Torre Eiffel, em Paris).

Os leitores de In Vino Viajas sabem que “coleciono” imagens de carrousséis. Carrosséis são antigas criações de lazer popular e existem em praticamente todos os continentes. Veja nas fotos a seguir alguns detalhes deste de Lyon.

São conhecidos por carrousel em frances, carosello ou giostra em italiano; carosella em espanhol e merry-go-round em ingles. Alguns deles são guardados como verdadeiro patrimônio cultural da cidade.

Historiadores dizem três coisas curiosas sobre carrosséis: 1) o primeiro registro da existência de um carrossel destes é um baixo-relevo bizantino com cerca de 500 anos Antes de Cristo; 

2) carrosséis foram utilizados como parte do treinamento de soldados das cavalarias turca e árabe no século XII; 

e 3)  na Europa os carrosséis giram no sentido horário e nos Estados Unidos eles andam quase sempre no sentido anti-horário - isto como cultura inútil é simplesmente maravilhoso.

Os mais antigos na Europa são franceses e datam do século XVI; eram utilizados para enfeitar palácios e áreas imperiais ou entreter convidados em eventos da corte como casamentos ou recepções a visitantes de outros paises. 

Não sei muito mais sobre carrosséis, mas meu lado criança se divertiu muito com este clássico carroussel da Praça da República, em Lyon, e por isso compartilho com você, enquanto almoço na capital francesa da gastronomia

FOTOGALERIA

ESTIMADO(A) VISITANTE SE PREFERIR DIMINUIR O TAMANHO DAS IMAGENS É FAVOR CLIKAR NAS MESMAS