AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ÁGUIA PESQUEIRA










Conto da D. Fartura e do padre Tadeu “Brincadeira poética – crítica a uma visão providencialista da vida que de novo está de volta” Mini auto... vicentino

Conto da D. Fartura e do padre Tadeu
“Brincadeira poética – crítica a uma visão providencialista da vida que de novo está de volta”
Mini auto... vicentino

Andava a D. Fartura
a tentar ganhar o céu…
vai daí, foi à procura
do Senhor Padre Tadeu.
D. Fartura: Ouça cá, ò Senhor Cura…
Eu quero fazer o bem.
PadreTadeu: Fazer o bem assegura
um bom lugar no Além…
D. Fartura: Então devo começar
já no domingo que vem
a distribuir esmola aos pobres…
Padre Tadeu: E, eu, irei anunciar,
sem que me falte ninguém,
exceto ricos ou nobres
que, aqui, não podem contar,
venha pronta p’ra rezar
e traga a bolsa dos cobres.
E não terá que gastar
muita da sua riqueza…
que, mesmo sem se alargar,
os pobres não vão faltar
que o que não falta é pobreza…
Por isso, com uns tostões
por cabeça, o povo inteiro
vem creditar orações…
Não gasta muito dinheiro…
que, eu, ofereço-lhe os sermões.
D. Fartura: Eu quero, enquanto cá ande,
a vida eterna ganhar
com bom lugar no Além…
Cá, em baixo, vivo à grande,
e, não quero abdicar,
faço tudo o que me mande…
e quero fazer o bem,
para isso não olho a quem.
PadreTadeu: Vamos cá a ver então
qual a melhor decisão
que garanta, a cem por cento
uma boa solução?...

D. Fartura: Ponha o povo em oração
que eu garanto o orçamento
e não quero ser injusta,
ganhar o céu à sua custa
e com pouco investimento…
tem o meu consentimento.
PadreTadeu: Eu faço seja o que for
p’ra tratar dos seus assuntos.
Entregue-se ao criador,
não vá desta para melhor
sem me arranjar dois presuntos,
que, eu, garanto-lhe, à prior,
um lugar acolhedor
junto aos sagrados defuntos.

ALGUMAS FOTOS OU NARRATIVAS PODEM FERIR ALGUMAS SUSCEPTIBILIDADES - Algumas das mais inusitadas Histórias de Sobrevivência!

Algumas das mais inusitadas Histórias de Sobrevivência!

A vida é uma aventura. Ela é cheia de surpresas, maravilhas e milagres. Histórias de sobrevivência humana não são diferentes. Quando a pessoa quer ela pode lutar através de todas as dificuldades e geralmente vai conseguir. Em nossa vida nos deparamos com algumas histórias de sobrevivência incríveis que nos deixam em reverência e admiração. Todas essas histórias nos ensinam uma coisa: que a luta pela sobrevivência exige vontade, magnitude elevada e um desejo de viver e voltar para a família. Isto trouxe pessoas de volta da morte contra todas as probabilidades. Essa é a lista de alguns dos sobreviventes mais surpreendentes registrados pela história.


1. A queda do avião e 72 dias de sobrevivência

Em 13 de outubro de 1972, o Vôo 571 da Força Aérea Uruguaia caiu na Cordilheira dos Andes. O avião levava 45 pessoas, a maioria integrantes de uma equipe de rugby e alguns de seus familiares. A luta pela sobrevivência durou 72 dias. No final apenas 16 pessoas foram resgatadas. Na hora do acidente apenas 10 pessoas morreram em consequência do choque contra a montanha. Condições meteorológicas difíceis, escassez de alimentos e uma avalanche foram a razão da morte dos outros 19 que estavam a bordo. Com o passar dos dias a busca pelos passageiros foi abandonado e os sobreviventes ouviram a notícia através do rádio enquanto ele ainda tinha bateria. Sem outra opção tiveram que comer os passageiros mortos, preservados pelo frio, para sobreviver ao horror que foi o Andes. Dois meses após a tragédia Nando Parrado e Robert Canessa viajaram sem rumo por 12 dias até encontrarem um pastor chileno que os atendeu e alertou as autoridades. Sul americanos continuam a chamar o vôo de "O Milagre dos Andes". O episódio transformou-se em filme.  
Foto tirada por um dos sobreviventes... 
...foto tirada do primeiro helicóptero de resgate que alcançou os sobreviventes


2. Bebê com um tumor raro nasceu duas vezes

Macie McCartney Esperança em fevereiro de 2008, no Texas, EUA, sobreviveu a um tumor maligno que atinge 1 em cada 35.000 bebês. Foi durante a gravidez de sua mãe que os médicos descobriram que a criança tinha um tumor do tamanho de uma pequena fruta que estava parando o fluxo de sangue e enfraquecendo o coração. Os médicos então operaram a mãe, e através de um corte no abdômen removeram o tumor do bebê e em seguida o colocaram de volta no útero. Não houve complicações até que a mãe deu à luz. A criança sobreviveu e hoje já está com quase 3 anos. 

Macie logo após o nascimento....
...e no último natal recebendo a visita do Papai Noel


3. O homem que sobreviveu 27 dias na sujeira e cinzas

Khaleed Hussain, um trabalhador agrícola de apenas 20 anos ficou preso sob sua própria casa após o gigantesco terremoto no dia 08 de outubro de 2005 no Paquistão. Ele teve que permanecer numa posição dolorosa durante 27 dias antes da ajuda chegar. Durante todo o calvário Khaleed só conseguia mover seu braço direito. Ele foi encontrado vivo por um jovem no início de novembro com uma perna quebrada em vários lugares. 
Local onde Khaleed foi encontrado



4. Ela sobreviveu a um raio e à queda do avião

Juliane Koepcke, filha de um biólogo americano, foi a única sobrevivente entre os 93 passageiros do vôo 508 da Companhia LANSA, que caiu na Amazônia Peruana em 1971 quando ia de Lima para Pucallpa no Peru. Seu avião foi derrubado quando um raio atingiu uma de suas asas. Quando acordou, ela ainda estava presa a seu assento no meio da floresta, a dois quilômetros do resto do avião. Todas as outras pessoas no avião estavam mortas. Ela teve a clavícula quebrada, uma laceração no braço e perdeu a visão de um dos olhos. Lembrando das técnicas de sobrevivência que aprendeu com seu pai, ela seguiu por um declive até que encontrou água e então seguiu o fluxo de água procurando a civilização. No décimo dia, ela encontrou uma cabana com suprimentos que usou para limpar seus ferimentos. No dia seguinte, um grupo de caçadores a encontrou e a levou para um local seguro e, finalmente, para os braços de seu pai.
Juliane numa foto antes do acidente... 
...e numa mais recente, visitando o local da queda do avião! 

5. O homem que foi cortado em duas partes
Em junho de 2006, Truman Duncan, um guarda-chaves de ferrovia, estava trabalhando nos pátios ferroviários de Cleburne, Texas, quando aconteceu o acidente. Ele escorregou e caiu sobre os trilhos. Apesar de ter feito um esforço para escapar de uma locomotiva que manobrava, ele foi atingido e atropelado pelas rodas de aço que estavam apoiando 20.000 toneladas de peso. Preso nas rodas do trem ele foi arrastado por vários metros. Seu corpo foi cortado pela metade, com o acidente lhe custando as pernas, rins e pélvis. Sem ter sido visto pelo maquinista ele teve que esperar por 45 minutos até que a ajuda viesse pela chamada que fez ao serviço de emergência 911. Ele passou por 23 cirurgias e sobreviveu para contar a história.






6. O mais sortudo de todos

Frank Selak, um professor de música croata, pode ser considerado o homem mais sortudo da Terra. Sobreviveu a muitos acidentes, dos mais diversos e variados tipos. Em 1962, aos 32 anos sobreviveu a um acidente de trem, que descarrilou e caiu num rio de águas geladas. Selak conseguiu quebrar a janela de vidro do trem e carregando uma velhinha com um dos seus braço nadou até a margem do rio. Chegando na margem, desmaiou e foi resgatado por aldeões. No acidente 17 pessoas morreram. Em 1963, em uma viagem de Zagreb para Rijeka de avião, teve outra surpresa. A parte traseira do avião tocou o topo de uma montanha e se despedaçou. A diferença de pressão puxou Frank para fora do avião. Os jornais locais relatam que ele voou por mais de 850 metros até cair em uma enorme pilha de FENO! 
Quando acordou do coma, três dias depois, os médicos disseram para o feliz sortudo que ele era um fenômeno e que no desastre 20 pessoas morreram. Em 1968, já trabalhando com a sua atual profissão, professor de música, Frank sofre outro acidente. Estava em um ônibus escolar, quando o motorista ao passar por uma ponte, perdeu o senso de direção, caindo da ponte com mais de 4 metros de altura direto nas águas geladas do rio. Novamente Selak, quebrou a janela do veiculo e nadou até a margem do rio. Em 1970, sobreviveu a dois acidentes de carro. Detalhe: nos dois, o carro estava em chamas e em um o carro acabou no fundo de um rio! Em 1994, estava dirigindo em uma estrada a beira de um penhasco localizada perto da cidade de Karlobag, quando perdeu a direção do veiculo e foi penhasco abaixo. Durante a queda seu corpo foi jogado para fora do automóvel e caindo em cima de uma arvore (a unica existente no imenso penhasco). De lá pode observar seu carro continuar a queda e explodir em um milhão de pedaços no choque com o chão.
A vida de Frank é repleta de momentos espetaculares que teria feito qualquer outro humano com menos sorte passar dessa para uma melhor. O seu nascimento já foi um momento memorável e predizia o seu grande dom de sobreviver a tudo. Em 03 de junho de 1929,o pai e mãe de Frank(que estava grávida de sete meses), foram em uma viagem de pesca de um dia em um pequeno barco. Enquanto o pai de Selak pescava, a sua mãe inesperadamente deu à luz. Foi um milagre ele permanecer vivo, porque o seu pai, em pânico, lavou-o, um bebê recém-nascido, na água do mar fria, congelante. Demorou horas para conseguirem chegar ao hospital. O frio quase matou o Selak nas suas primeiras horas de vida mas os médicos, em um trabalho de extrema competência, conseguiram salvar o bebê. E se você pensa que a sorte de Frank Selak acabou por aí, se enganou. Em 2002, o sortudo de uma figa ganhou um milhão de dólares na loteria! O único probleminha é que Frank se recusava de ter que buscar o prêmio, visto que teria que ir de carro, trem ou avião. 



8. O homem que sobreviveu a 9 tiros disparados por um pelotão de fuzilamento



A Revolução Mexicana foi uma luta armada de sete anos que começou em 1910, liderada por Francisco Madero contra Porfirio Díaz. Em 18 de março de 1915,o soldado Wenseslao Moguel foi capturado em combate. Ele foi condenado à morte sem julgamento. Um pelotão de fuzilamento atirou nove vezes, incluindo um tiro a queima-roupa na sua cabeça para garantir sua morte. Os executores o deixaram lá supondo que ele estivesse morto. Ele milagrosamente conseguiu fugir e viveu uma vida alegre e feliz. A foto acima mostra Moguel em 1937, apontando para a cicatriz de um dos tiros.


9. A sobrevivência de Aron Ralston 

O engenheiro mecânico americano e montanhista Aron Ralston Lee (nascido em 27 de outubro de 1975) foi forçado a amputar seu antebraço direito para libertar-se depois que ficou preso por uma pedra quando praticava alpinismo em abril de 2003. Ralston estava escalando no Parque Nacional Canyonlands, em Utah, quando uma enorme pedra caiu sobre ele e prendeu seu braço direito numa fenda. Ele não tinha contado a ninguém sobre seu plano da escalada e sabia que ninguém o estaria procurando naquele local. Após 4 dias preso e sem poder se mover, com a água do cantil acabando, ele então começou a beber sua própria urina. Ralston chegou a esculpir seu nome, data de nascimento e data presumida da morte na parede de arenito do cânion. Também gravou seu último adeus a família em uma câmera de vídeo. Quando estava prestes a morrer decidiu lutar. Em alavanca forçou seu antebraço contra a pedra até que o osso quebrou. Usando a outra mão ele cortou a pele e a carne com uma faca de emergência. Livre, caminhou pelo canyon até encontrar uma família que também praticava escalada. Só então ele foi finalmente levado pelo helicóptero de uma equipe de resgate. A mesma equipe de resgate recuperou seu antebraço, que foi cremado mais tarde.
Ele hoje continua suas escaladas usando um braço mecânico e também é um palestrante motivacional. Está vivendo uma vida normal, é casado e pai de uma criança. O cineasta Inglês Danny Boyle dirigiu em 2010 o filme127 Hours sobre a verdadeira história de Ralston.


10. A modelo de ferro

Katrina Burgess com certeza é linda, mas suas experiências de vida não. Charmosa e bonita, seu corpo é mantido unido por um total de 10 hastes metálicas. Ela quebrou o pescoço, costas e costelas, feriu sua pélvis e perfurou seu pulmão em um acidente que mudou sua vida para sempre em janeiro de 2009. Seu carro saiu da pista e caiu em um buraco, a uma velocidade de 112 Km/h quando ele se dirigia para sua cidade natal de Weymouth, em Dorset, Inglaterra. Os médicos tiveram de inserir uma haste metálica do seu quadril até o joelho e prender com os pinos de titânio. Uma semana depois, eles inseriram mais seis hastes horizontais com o comprimento de suas costas para apoiar a sua coluna vertebral. Na semana posterior, eles inseriram um parafuso de titânio no topo da sua coluna. Após todos esses procedimentos ela lutou durante cinco meses para sair do estado grave, detalhe, sem tomar analgésicos ou qualquer medicamento que reduzisse a dor. Hoje atua nas passarelas. 

Fonte postsabeiramar.blogspot.pt

REVOLUÇÃO! Em decassílabo heróico) Se sofro, o que me importa, a mim, sofrer Enquanto tantos mil, sofrendo mais, Transformam cada grito, dos que eu der, Num gemido que abafa outros iguais…

REVOLUÇÃO!

Em decassílabo heróico)


Se sofro, o que me importa, a mim, sofrer
Enquanto tantos mil, sofrendo mais,
Transformam cada grito, dos que eu der,
Num gemido que abafa outros iguais…

Se morro, o que me importa, a mim, dizer
Que a morte me chegou cedo demais,
Enquanto mil houver que irão morrer
De frio, de fome e falta de hospitais…

Mas… uma coisa sei; morro de pé!
Ninguém ficará surdo à voz de um só
Se ela projecta em mil aquilo que é

E, na corda impotente, o sujo nó,
Rebenta de repente, explode a fé
E outro Golias cai mordendo o pó!




Maria João Brito de Sousa – 11.02.2014 – 12,49h


O Quarto Estado - Pelizza da Volpedo 

ESPECTACULAR TRABALHO EM AGUARELA O PINTOR STEVE HANKS PARA VOCÊ SE DELICIAR - VEJA AQUI OS SEUS TRABALHOS IMPRESSIONANTES

... elas não existem. São frutos da imaginação de Steve Hanks, um pintor norte americano, natural de San Diego, considerado hoje um dos melhores ou talvez o melhor artista de aquarela em atividade no Mundo. Hanks é um gênio e suas imagens são incrivelmente realistas. Siga o post e aproveite para ver vários de seus trabalhos. 





































postsabeiramar.blogspot.pt