AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


EUA – Um regime apodrecido


Esta notícia sobre a influência e poderio da NRA, uma organização de contornos fascistas, toda-poderosa nos EUA, que defende a total liberalização e generalização do porte de arma (sobretudo, o negócio que isso gera), deve fazer-nos pensar.
Por vezes diz-se, descuidadamente, que o regime no poder nos EUA é capaz do melhor e do pior. Pelo “melhor” entende-se, normalmente, a grande arte que, em todos os géneros, alguns cidadãos norte-americanos são capazes de produzir.
Nada mais duvidoso! Na sua esmagadora maioria, esses criadores e artistas, ou vivem separados da realidade política do seu país, nomeadamente quanto ao uso privado das armas, ou, os mais consequentes, como se pode ver neste vídeo, são abertamente contra.
A triste realidade da vasta mole de gente que povoa aquele conjunto de Estados é outra e retrata aquilo que, na verdade, aquele regime pode fazer a milhões de pessoas.
Que raio de regime pode convencer milhões de cidadãos de que é normal não existir um serviço público de saúde?
Que raio de regime pode convencer milhões de cidadãos de que é normal o egoísmo fanático, a arrogância ignorante, a ignorância militante erguida como um troféu?
Que raio de regime produz uma sociedade em que muitos acreditam que a solução para o problema da criminalidade com recurso a armas de fogo... é correr a comprar mais armas de fogo? Que a solução para a violência é a escalada da violência? Que "política externa" é a predisposição para a agressão a outros países?
Que raio de regime produz mentecaptos capazes de achar que a solução para tragédias como a do massacre na escola de Newton passa por permitir que toda a gente, jovens incluídos, possam andar armados, principalmente os professores nas salas de aula?
Por mais que a imagem “fantástica” de alguns dos meus saudosos professores e professoras, sentados nas suas secretárias empunhando “canhambulos”, me arranque um sorriso... a noção de que este regime em vigor nos EUA é o principal “formatador” do pensamento único mundial... é arrepiante!
Felizmente, mesmo nestes campos minados podem germinar as sementes de uma outra sociedade... e gente que anseie e lute por ela!



Paradigmas e preconceitos

Uma arma secreta, 
e bem disfarçada, do poder, para manipular as mentalidades

A cultura e a política de direita domina subtilmente as mentalidades das pessoas. É através de gerações de pais para filhos que se impregnam mentalidades caducas, por vezes, inexplicáveis. 

Normalmente essa cultura e mentalidade conservadoras, apoia-se em paradigmas que se apresentam sem que os reconheçamos como tal. Paradigma é aquilo que a sociedade em geral considera verdadeiro sem refletir sobre isso. De uma forma subtil, os paradigmas dominam os nossos pensamentos a partir de tradições que herdamos dos nossos pais, através da educação, da religião e dos preconceitos. 



Todos temos os nossos paradigmas que por vezes nos limitam, não nos deixam ver claro, condicionam o nosso raciocínio. 
É preciso aprender a identifica-los para nos libertarmos. Por vezes é difícil descobrir os nossos paradigmas porque eles estão nas profundezas do nosso subconsciente e camuflados. 

O paradigma ao serviço de uma classe

Porque é que o Marketing utiliza os paradigmas, preconceitos e ideias feitas, completamente irracionais?
Algumas casos:
- A maioria das pessoas compra um produto com embalagem mais bonita sem saber se é melhor.
- A etiqueta de umas calças pode "valer mais" que as calças.
- Muita gente avalia o estatuto social pelo que uma pessoa veste.
- Qual a razão para usar (ou mesmo ser obrigatório) usar gravata?
- A moda que sentido têm?
A moda escraviza as pessoas que sabem ser avaliadas pelo que vestem e não pelo que valem. 
A moda avalia não a qualidade do que se usa mas apenas se está de acordo com o estilo "oficial" para essa época.
- Qual a racionalidade desse paradigma?
O Marketing cria paradigmas e utiliza-os a favor de quem vende e não de quem compra.
O capitalismo alimenta paradigmas para impedir que as pessoas defendam os seus interesses.

A sociedade e a civilização avançam quando grandes homens rompem com os preconceitos 

Todos os grandes Homens da História, os que revolucionaram a nossa cultura e sociedade, venceram os paradigmas do seu tempo. Jesus rompeu paradigmas. Jesus quebrou as normas e preceitos humanos limitativos. Jesus, perdoou prostitutas, conviveu com pecadores. Jesus lutou contra muitas das regras da sociedade, regras das classes no poder.

Se queremos progredir, inovar, criar, seja na política, na sociedade, na cultura, é preciso alargar horizontes vencendo os paradigmas e preconceitos injustificados, que não servem as pessoas e a sociedade.


É preciso perguntar: PORQUÊ? PARA QUÊ? PARA SERVIR O QUÊ? QUEM?

Há sempre várias formas de ver as coisas. Mesmo em cada época há culturas diferentes que progridem por caminhos diferentes. Precisamos de acutilância na crítica na análise, de perceber o PORQUÊ das coisas. 
Sonhar é romper paradigmas e alargar horizontes. É ter a capacidade de sair dos estreitos limites que a cultura conservadora impõe. É preciso quebrar barreiras mentais, furar regras humanas, para que o sonho se torne realidade. 

Talvez a propósito, ou talvez não, li um texto de Baptista Bastos de que extraio algumas passagens:

A mentira,a manipulação e o preconceito

(Baptista Bastos)

"... O capitalismo está mergulhado numa crise que será sangrenta se as forças progressistas se lhe não opuserem.  “O PCP e o Bloco de Esquerda cumprem o seu papel [...] de travão aos desmandos do poder. Dir-se-á que pouco podem fazer; talvez. Mas muitas coisas estariam pior não fosse a intervenção deles. E também constituem forças morais e éticas num período da História em que, parece, esses valores e padrões soçobram, ante as investidas actuais. Não é necessário ser comunista ou bloquista para se compreender a natureza de certos partidos. E o preconceito ideológico, sabiamente organizado e dirigido, prejudica, inclusive, o conhecimento dos factos e as verdades históricas. Até quando?”


Para relembrar:


VERMELHO CANALHA




SOLIDÃO______raizes pátios a escada que me liga á dolorosa floresta que é o viver

 O CORPO a árvore uma cripta que me entala a cada estoupa os buracos

 Nas fendas largas  os raios infindáveis e as minhas MÃOS  choram choram choram choram  húmidas

  Na  BOCA  a paralisia repetida  repetida sempre repetida  a  queimar-me  o chão abaixo na sombra

Na flor morre-me por vezes o grito

Algumas coisas estranhas ao redor de nós

A beleza da natureza ou da obra humana está nos olhos de espectador. A fotografia é apenas uma maneira de mostrar ou representar essa beleza. Este post é um acumulado de fotos especiais que não são apenas o exemplo de belas fotografias, mas também fotografias de alguns milagres que acontecem no mundo, seja pela própria natureza, seja pelas mãos dos homens. Também podemos considerar a criatividade e inovação da mente do fotógrafo, tanto quanto clica o natural, como o artificial. O importante é que algumas são realmente muito bonitas e misteriosas, pois mesmo que as imagens estejam disponíveis aos nossos olhos quase todos os dias, não conseguimos vê-las com a forma como estas fotografias nos mostram. Eu sou simplesmente apaixonada por essas fotos. Essa ai de cima, por exemplo. Ilusão de ótica? Photoshop? Que nada! Essa estátua do francês Bruno Catalano está às margens de um lago no seu país natal e mostra um homem com cabeça, ombros e um dos braços apoiado numa mala que, por sua vez, está soldada as pernas. Numa galeria seria algo comum. Com a natureza de fundo nos causa uma impressão do extraordinário. Mas vamos a todo o post. Espero que vocês gostem, mesmo que provavelmente já conheçam algumas dessas fotos. 

Aeroporto de Gibraltar, um dos mais extraordinários do mundo. É cortado por uma avenida, cujos usuários se vêm obrigados a parar quando das decolagens e pousos dos aviões. 


"A Glória da Manhã". Tipo de nuvem rara que se forma no Golfo de Carpentaria, na Austrália. 


O fantástico rio sobre o rio. Esse é o complexo de Vias Navegáveis de Magdeburg, na Alemanha.



 Flagrante do forte nevoeiro que envolveu toda a cidade de Sydney, na Austrália, em meados do ano passado. 



 A surpreendente Torre da Lua Crescente, em Dubai, nos Emirados Árabes, que abriga um complexo empresarial e comercial. 


A fantástica foto de uma tempestade em Montana, EUA, no ano de 2010. 



Essa foto é fruto de muita polêmica na WEB. Alguns acreditam ser montagem, mas a história nos conta que pertence a Jean Guichard, e foi tirada em 1989 quando o mesmo estava num helicóptero acompanhando as ondas que castigavam os faróis franceses após dias de fortes tempestades. Como os guardas faroleiros aguardavam resgate, um deles abriu a porta de acesso a plataforma ao ouvir o barulho da aeronave. Ao perceber que a onda abraçava o farol ele fechou rapidamente a porta e conseguiu se salvar.



Aeroporto da Maldivas, localizado numa ilha ampliada artificialmente no meio do Oceano Índico. 
  


A noroeste de Montana, EUA, a água deste lago é tão transparente que parece que o mesmo é raso, quando na verdade é bastante profundo. 



Este é um fenômeno geológico único conhecido como Danxia Landform. Estes fenômenos podem ser observados em vários lugares na China, sendo que  este exemplo está localizado em Zhangye, na Província de Gansu. O multicolorido é resultado de acumulação de arenito vermelho e outras rochas durante milhões de anos.


Uma rara foto de um pôr do sol visto de dentro de uma onda. 



Do lado de fora da parede. 



Da varanda do piso 103, em Chicago, EUA. 



Um paraíso perdido na Ilha de Lamu, no Oceano Índico. 



 Uma favela em São Paulo, no Brasil. A fronteira entre a riqueza e a pobreza. 



A maravilhosa Ponte Banpo, em Seul, na Coréia do Sul. 



Os pilares de Lena, as margens do Rio Lena, na Rússia. 



A "Feliz Casa Rizzi" em Bruswick, na Alemanha. Projetada pelo artista americano James Rizzi. 



Na cidade de Buford, EUA, vive apenas uma pessoa. É um homem, que trabalha como zelador e prefeito. 


Marcos Levine é um artista no sentido literal. Ele cria suas pinturas com pregos num painel de madeira. Na sua última exposição nos EUA ele utilizou mais de 50 mil pregos para fazer suas obras. 



Loja de jogos em Paris. Na verdade o chão é absolutamente plano. 



O maior congestionamento de trafego do mundo foi registrado nesta rodovia, na China. A fila se estendeu por 260 quilômetros. 



O grande exemplo de uma "Grande Família".


Um túnel incomum no Sequoia National Park, na Califórnia, EUA. 



Dia e Noite. Os efeitos da sombra da luz artificial sobre o Monumento na cidade de Kaunas, na Lituânia. 



Essa é a ponte sobre o Golfo de Jiaozhou, na província chinesa de Shandong. É a maior ponte do mundo, com aproximadamente 40 kms e oito pistas de rolamento.



Na cidade turística de Skagen você pode assistir a um fenômeno natural surpreendente. Esta cidade é o ponto mais setentrional da Dinamarca, onde o Báltico e o Mar do Norte se encontram. As duas marés opostas neste lugar não podem mesclar, porque têm diferentes densidades.



O fenômeno da migração das arraias. Duas vezes ao ano cerca de 10 mil arraias nadam da província de Yucatán, no México, até a Florida para procriar. Fazem as viagens na primavera e no outono. 



A fronteira entre Bélgica e Holanda em um café. Na verdade não é toda a fronteira entre belgas e holandeses que é inusitada. Apenas a parte entre os municípios de Baarle-Nassau (Holanda) e Baarle-Hertog (Bélgica) que chama atenção. São 26 peças, espécie de azulejos no chão, que delimitam onde é a Holanda e onde é a Bélgica. Na foto a cima, a esquerda está a parte holandesa e a direita a belga.


Essas árvores crescem na floresta perto de Gryfino, na Polônia. O motivo da curvatura é desconhecido. 



Dubai vista do BurjKhalifa, o maior edifício do mundo. 



Chicago, EUA, debaixo de um nevoeiro no ano passado. 




Os balões sobre a Capadócia, na Turquia. 




Um deserto tomado por Phacelia, nos EUA. Essa floração acontece de vez em quando em vários anos. 



Escritório de Selgas Cano, em Madri, Espanha. 




Restaurante em um penhasco na Costa Leste de Zanzibar. Dependendo da maré o mesmo pode ser alcançado de barco ou a pé. 




O fantástico "Lago Esmeralda" na cratera de um vulcão extinto na Nova Zelândia. 




O Carrocel de Correntes mais alto do mundo, localizado em Viena, na Austria. Tem 117 metros. 




As "Portas da Masmorra" na Cape Perpetua, região litorânea do Oregon, EUA. Na maré com fortes ondas a água corrente cria paisagens fantásticas. 


Fonte: Odssfu
Post(s) á beira mar

Esta á a minha visão do Futuro, e, por amor a Portugal são
estes os votos que endereço a todos para 2013: POR
PORTUGAL, COM PORTUGAL É IMPERATIVA A REVOLUÇÂO
POLÍTICA E ÉTICA, o resto é, hoje, cosmética, e amanhã nova
crise.

Andrade da silva
2012-12-28 - Andrade da Silva - "Militares, Deputados e Outrosl"

Este artigo insere-se no projecto de colaboração de Amigos e Amigas da AOFA e o seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do Autor
.
clik no link abaixo

O ataque à carteira em 2013
No próximo ano haverá muitos bens e serviços cujo preço voltará a aumentar, ainda assim, a taxa de inflação deverá ser substancialmente inferior à registada em 2012.
O ataque à carteira em 2013
Lusa
ECONOMIA
O Governo, Banco de Portugal e as instituições internacionais esperam um abrandamento da taxa de inflação no próximo ano e que este aumento médio de preços se fique pelos 0,9% (apenas a Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Económico espera que seja diferente, nos 0,8%).
Uma subida média que resulta de um aumento no gás, na electricidade ou no preço das telecomunicações, entre muitos outros.
Ainda assim, a subida dos preços em 2013 será substancialmente à verificada em 2012, ano em que a taxa do IVA sobre vários produtos aumentou, levando a um aumento do preço de venda ao público desses mesmos produtos.
Assim, a inflação este ano deve-se ficar pelos 2,8%, segundo a estimativa do Governo, FMI, e Banco de Portugal, enquanto a Comissão Europeia espera que atinja os 2,9% e a OCDE se fique pelos 2,7%.
Dos vários produtos cujos preços vai aumentar destacam-se os seguintes:
Electricidade e gás
A electricidade vai subir 2,8% e o gás vai aumentar 2,5% a partir de Janeiro, valor que será revisto trimestralmente até ao final de 2015, altura em que o mercado ficará totalmente liberalizado.
Telecomunicações
Falar ao telemóvel vai ficar mais caro no próximo ano, com os três operadores de telemóveis - TMN, Optimus e Vodafone - a prepararem-se para subir os seus tarifários em 3% a partir de Fevereiro.
Transportes
O preço dos transportes públicos em 2013 vai aumentar "em linha com a inflação" depois de ter disparado nos últimos dois anos, com subidas consecutivas de 4,5%, 15% e 5%.
O despacho governamental que estabelece o aumento dos transportes foi publicado a 19 de Dezembro e fixou em 0,9% o aumento médio para 2013 confirmando o que o secretário de Estados dos Transportes já havia assumido quando garantiu que os aumentos iriam ficar "em linha com a inflação" prevista no Orçamento do Estado para 2013, ou seja, 0,9%.
Portagens
Os preços das portagens nas auto-estradas e ex-SCUT vão aumentar cerca 2,03% em Janeiro, de acordo com a fórmula de cálculo que resulta da taxa de inflação homóloga, divulgada em Novembro pelo Instituto Nacional de Estatística.
Tabaco e bebidas alcoólicas
O preço do tabaco e das bebidas alcoólicas deve sofrer nova alteração no próximo ano por força de mais aumentos de impostos incluídos no Orçamento do Estado para 2013.
Como nos anos anteriores, o Governo volta a decidir-se por um aumento generalizado dos impostos que incidem sobre estes produtos, o que deverá implicar um aumento no preço de venda ao público dos cigarros, tabaco de enrolar, charutos, cigarrilhas, cerveja e outras bebidas alcoólicas.
Indústria alimentar
Leite, pão e café devem manter-se no próximo ano com preços semelhantes aos de 2012: os industriais do sector admitem que face à crise têm pouco espaço de manobra para subir preços e preferem perder margens do que clientes.
Rendas
Os inquilinos com contrato de arrendamento posterior a 1990 vão ter, em 2013, um aumento máximo de 3,4%, enquanto nos outros casos a actualização será negociada com o senhorio ou calculada segundo o valor fiscal do imóvel.
Taxas moderadoras
As taxas moderadoras na saúde vão aumentar em Janeiro de acordo com a inflação, com excepção das consultas de medicina geral e familiar nos centros de saúde.
Segundo a lei, o valor das taxas moderadoras é anualmente actualizado ao valor da inflação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística relativa ao ano civil anterior.
Assim, uma consulta de especialidade no hospital que tem actualmente uma taxa de 7,50 euros deverá subir para 7,71 euros.
Inalteradas ficarão as taxas moderadoras das consultas de medicina geral e familiar nos cuidados primários, cuja taxa moderadora actualmente é de cinco euros.


Jornais
A generalidade dos jornais não irá aumentar preços em 2013 ou não tem ainda uma posição assumida sobre a matéria.
Estão no primeiro caso os títulos dos grupos Controlinvest - JN, Diário de Notícias e Jogo - mas também os semanários do grupo Impresa Expresso e Visão. O jornal i e o desportivo A Bola também não prevêem aumentos de preços.
Já a Cofina - dona de títulos como o Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios e revista Sábado, entre outros - não tomou "uma decisão relativa à política de preços, pelo que todos os cenários estão em aberto", de acordo com fonte oficial.

 Falso consultor da ONU era militante do PS
Artur Baptista da Silva, suposto consultor das Nações Unidas e especialista em economia, era um militante do Partido Socialista (PS) e chegou a participar em várias campanhas eleitorais, como a da vereadora da Câmara de Lisboa, Helena Roseta, confirmou a própria ao jornal Público.
Falso consultor da ONU era militante do PS
Ao que parece, Artur Baptista da Silva também se ‘movia’ bem no seio político. Para além de ser militante do PS, “apareceu em várias campanhas eleitorais e seguramente na minha", lembra a vereadora Helena Roseta, a quem Artur Baptista da Silva pediu um espaço para uma associação de solidariedade sediada no Porto, a Espaço T, conta hoje o Público.


Mas, a vereadora acredita que o espaço não chegou a ser atribuído e que o pedido continua em análise.
Anos antes, em 2001, "o então ministro Jorge Coelho até veio a Santo André lançar a primeira pedra do pólo local Instituto Piaget, de que Artur Baptista era director", recorda o presidente da junta de freguesia alentejana, Jaime Cáceres, acrescentando que o falso consultor da ONU "fazia questão que se soubesse que era uma figura proeminente no PS", na altura o partido do Governo, lembra o Público.
Mas a ‘fama’ de Baptista da Silva viria a cair em desgraça em Santo André, devido ao atropelamento mortal de duas mulheres. "Foi um escândalo na terra", conta o ex-autarca, Fonseca Santos, "a população revoltou-se e nessa altura ele desapareceu".
Entretanto, uma fonte oficial do Banco Mundial garantiu à agência Lusa que o nome de Artur Baptista da Silva não consta das suas bases de dados, e o ex-economista desta instituição, Martin Ravallion, vítima de plágio, considera "que este tipo de burla não é aceitável" mas não tenciona agir legalmente contra o português.

PSD 

Paulo Rangel apela a grande manifestação no Norte contra o Governo
O eurodeputado do PSD, Paulo Rangel, defendeu em entrevista ao programa Pólo Norte, do Porto Canal, que o corte no financiamento da Casa da Música e a privatização da RTP mereciam uma manifestação na Avenida dos Aliados, com a dimensão do protesto de 15 de Setembro em Lisboa.
Paulo Rangel apela a grande manifestação no Norte contra o Governo
DR
POLÍTICA