AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

dogana








 

óleo sobre tela

PASTOR DE CABRAS
ALBUQUERQUE MUSEU DAS ARTES & CIÊNCIA

VITORINO NEMÉSIO - VERSOS A UMA CABRINHA QUE EU TIVE


Com seu focinho húmido
Esta cabrinha colhe
Qualquer sinal de noite
De que a erva se molhe.

Daquela flor pendente
Pra que seu passo apela
Parece que a semente
É o badalinho dela.

Sua pelerina escura
Vela-a da noite sentida;
Tem cada pêlo uma gota,
Com passos, poeira, vida.

De silêncio, silvas, fome,
Compõe nos úberes cheios
Toda a razão do seu nome
E fruto de seus passeios.

Assim já marcha grave
Como os navios entrando,
Pesada dos pensamentos
Da sua vida suave.

E enfim, no puro penedo
De seus casquinhos tocado,
Está como o ovo e a ave:
Grande segredo
Equilibrado.



Photobucket

A MINHA AVÓ QUE É VIVAÇA, PISCA-ME O OLHO E REAGE ASSIM QUANDO LHE FALO DO (DES)GOVERNO DOS TRÓIKA - TINTAS

passado e presente


JÁ FOI JOVEM
JÁ TEVE AUTOMÓVEL
JÁ TEVE TRABALHO
JÁ AMOU
JÁ TEVE AGASALHO
JÁ SE CANSOU
É UMA CARTA FORA DO BARALHO
METE MEDO
SUA VIDA É MISTERIOSA
É UM SEGREDO
SUA CONDUTA É DESASTROSA
É UM PERIGO
É UM HOMEM
O MUNDO DELE ESCARNECE E GOZA
É UM SEM ABRIGO

António Garrochinho

Governo Passos Portas – Aperta-se o cerco


Leio que o governo vai estudar portagens à entrada das cidades. Independentemente de a notícia ser ou não verdadeira, devo dizer que em abstrato e em condições ideais, seria mais uma forma de “convencer” os automobilistas inveterados a optarem tendencialmente pelos transportes públicos nas suas deslocações aos grandes centros. Seria uma forma de preservação do ambiente e da qualidade de vida nas cidades, poupança de combustíveis, diminuição das emissões poluentes para a atmosfera, etc. É uma ideia discutível...
Mas assim, em Portugal e agora, exatamente quando o governo neoliberal de Passos e Portas aumentou selvaticamente os preços dos poucos transportes públicos disponíveis, que mesmo antes dos aumentos já não eram grande alternativa ao transporte individual... a medida não serviria nenhum objectivo que não fosse o continuado assalto aos bolsos dos cidadãos.
Perante tal profusão de taxas, taxinhas, portagens e derivados, pergunto-me se não seria mais prático colocar “portagens” nas portas dos prédios. As várias entradas e saídas, ou, pelo menos, uma de manhã e outra ao fim da tarde, seriam contabilizadas e descontadas no ordenado ou na pensão de reforma...
É melhor não me pôr aqui a dar ideias... mas fica – se ainda fosse necessária – a confirmação de que o neoliberal é um indivíduo que não tendo a menor noção de serviço público, tem, em contrapartida, total à-vontade e descaramento para servir-se em público.

Limpeza em Faro.



REMOÇÃO DE 300 CARROS ABANDONADOS
 
A defesa de Faro

será que podem remover/sustituir os vasos das laranjeira que se encontram na baixa ( que são regados e tratados por privados) pois a maior parte deles estão podres... 
 
Santa Bárbara de Nexe aquela aldeia que manda muito dinheirinho para a CMF  e nem só está esquecida, as promessas eleitorais estão todas por cumprir, o protocolo com a Junta de freguesia está
emperrado. Os melhoramentos no chamado poli desportivo  estão em estaca zero, afinal o que é que o Srº presidente vem fazer a Snata Bárbara de Nexe nas suas visitas, vem só nos cumprimentar ?

As ruas de Faro já começaram a ficar mais limpas, pois a empresa contratada para a remoção dos veículos abandonados em todo o Concelho já começou a limpar a cidade desde final de Maio.

O Cais Comercial já ganhou uma nova imagem. Iniciou-se ai a limpeza dos, onde já foram removidos 170 veículos. Durante esta e a próxima semana serão removidos da via pública cerca de 20 veículos que se encontram nas mais variadas zonas da cidade. Estão também a decorrer cerca de 115 processos administrativos, para brevemente serem removidos esses veículos abandonados.

Apelamos a todos os cidadãos que nos continuem a informar da localização de veículos que estejam abandonados, pois todos queremos uma cidade mais limpa e organizada.

Para a Câmara Municipal este serviço reveste-se da maior importância para uma correcta e dignificante política ambiental para cidade de Faro.

coração Outono - poemas ilustrados de António Garrochinho


coração Outono
 
para te ver
gostava de ser pássaro incansável de eterno voar
gostava que este Outono em mim pudesse acabar
e esta folha murcha que é o meu coração
resuscitasse do túmulo peito
e voltasse á cor da felicidade
a cor da tua pele
a cor do teu olhar
e o vento do amor
me lançaria leve na procura
do ninho que ambos almejamos
 
António Garrochinho
Passos requer procedimento interno sobre fugas de informação
O líder do executivo pediu a Júlio Pereira, secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), para dar seguimento a um procedimento interno na sequência do caso das alegadas fugas dos serviços.

Fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho afirmou à agência Lusa que o chefe do Governo recebeu hoje o inquérito que tinha pedido a 23 de Julho ao secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, na sequência das notícias do semanário Expresso sobre alegadas fugas de informação do ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho.

Esse relatório, segundo a mesma fonte, é classificado e foi enviado ao presidente do Conselho de Fiscalização do SIRP, Marques Júnior, que hoje foi ouvido na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais sobre o caso das alegadas fugas.
a Bola.pt

MARCHA A PÉ DE PROTESTO CONTRA AS PORTAGENS NA VIA DO INFANTE - Portagens/Via do Infante: Protesto a pé na EN125 a 15 de agosto


Portagens/Via do Infante: Protesto a pé na EN125 a 15 de agosto
05-08-2011 

Uma marcha a pé na EN125, junto a Faro, a 15 de agosto é a próxima ação de protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante, promovida pela Comissão de Utentes e Movimento “Portagens na A22 Não”.  
 
A convocatória está a ser divulgada nas redes sociais e cita uma decisão da Comissão de Utentes da A22 e do movimento no FB “Portagens na A22 Não” para um novo protesto, a 15 de agosto, “entre o sítio do Patacão e o Restaurante Austrália” na EN125 com horário a ser divulgado brevemente.
Trata-se de uma localidade nos arredores de Faro e o percurso iria dificultar a entrada da cidade e o acesso ao aeroporto de quem vem da Via do Infante.
Observatório do Algarve
Carlos Oliveira

Há lágrimas nos teus olhos

Há lágrimas nos teus olhos
e oiço sem querer o meu povo chorar:
soubesses tu que tudo o que me dizes
é a sombra do que não me podes dar.
Venço apenas a morte
quando te amo
Mas o medo e o silêncio andam connosco
e se sofro não é a ti que chamo.
Chora por mim, por nós,
lembra-me a voz desse proscrito antigo:
morro e toda a tua grandeza,
pátria, vai comigo.

Do Livro: "Mãe Pobre"

publicado por Vasco Barreto
blog A individualidade criativa

Joaninha avó avó

A ideia peregrina de ligar para o INEM com o FIM de testar a sua capacidade de resposta, só podia sair da cabeça oca de entrada de cada deputada com esta figurinhas pueril. Uma tonta colossal.É dessa garotada que compos o grupo parlamentar do peipeideipsdei. Do que para mim, isto ainda vai acabar mal. Ai vai vai.

Duarte Lima pediu fotos do cadáver de Rosalina - Ex-advogado de Lima é agora 'chefe' da polícia

Caso Feteira

Duarte Lima pediu fotos do cadáver de Rosalina

por Carlos Diogo Santos DN
Duarte Lima pediu fotos do cadáver de Rosalina

Mas, o DN soube que o que está a deixar intrigada a Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro é um pedido que o advogado português fez, em Outubro de 2010, ao Instituto de Medicina Legal de Cabo Frio (onde Rosalina foi autopsiada) que é "estranho" e "inesperado".

Ex-advogado de Lima é agora 'chefe' da polícia

Ex-advogado de Lima é agora 'chefe' da polícia
(Este texto foi publicado na edição impressa do DN de 10 de Junho) João Costa Ribeiro Filho era o advogado de Lima no Brasil. Desde Dezembro que é secretário de Segurança num outro estado.
Durante meses, o advogado brasileiro de Duarte Lima acusou a polícia daquele país de "despreparo", "manipulação de provas" e até de "falta de seriedade e de credibilidade". Mas o DN descobriu que actualmente é ele quem gere, num outro estado do Brasil, a força policial que tanto criticou e que agora está prestes a concluir a investigação ao homicídio de Rosalina Ribeiro - a Polícia Civil.
Em Outubro do ano passado, dois meses antes de ser eleito secretário de Segurança, Justiça e Cidadania do estado do Tocantins, João Costa Ribeiro Filho disse em comunicado de imprensa estar "muito surpreendido e indignado ao ver a publicação na comunicação social portuguesa da carta rogatória enviada pela polícia brasileira com a totalidade das perguntas", alegando que tal facto era "mais uma demonstração da falta de seriedade e credibilidade" das autoridades.
No mesmo comunicado, reiterava ainda as severas críticas feitas pelo seu colega português aos investigadores brasileiros: "A colocação permanente de informações relativas à investigação (...) são a prova cabal do despreparo da polícia do Rio de Janeiro e evidenciam uma clara manipulação de provas, como referiu há dias com toda a sua autoridade o Prof. Germano Marques da Silva."
Mas depressa Duarte Lima perdeu os serviços do seu advogado brasileiro. Isto, porque João Costa Ribeiro e Filho foi escolhido para ocupar o cargo de secretário de Segurança, Justiça e Cidadania. Na prática, o ex-advogado de Duarte Lima passou a ser responsável, no estado do Tocantins (a cerca de 1500 quilómetros do Rio de Janeiro), pelo sistema penitenciário, gestão da Polícia Civil e ainda pela chefia da Polícia Comunitária.
Actualmente Domingos Duarte Lima conta apenas com os serviços de Maria Aparecida de Medeiros, uma advogada pouco conhecida no Brasil, mas que desde o início auxiliou João Ribeiro neste processo. Principalmente, no contacto pessoal com a polícia do Rio de Janeiro, visto que João Costa Ribeiro Filho vivia em Brasília e não se podia deslocar à delegacia carioca sempre que necessário.

Desde o primeiro instante Duarte Lima quis ter acesso a todos os documentos que existem no Brasil sobre a investigação ao assassinato de Rosalina Ribeiro, sua cliente e ex-companheira do milionário Lúcio Tomé Feteira.

FMI – Já faltou mais...



Pouquíssimo tempo depois de substituir Dominique Strauss-Kahn na cadeira de presidente do FMI, por este estar a braços com uma grande embrulhada de contornos muito mal contados, para onde foi arrastado pela sua reconhecida “ciguêra” sexual por tudo o que se mexa... agora é a vez de Christine Lagarde vir a ter, muito provavelmente, um encontro imediato e desagradável com a justiça francesa, por mor de uns dinheiros públicos que, alegadamente, seguiram por caminhos errados... e o que mais se verá.
Se esta tendência para a asneira e a alta rotatividade dos presidentes do FMI de tornar num padrão... quer dizer que ainda há esperança para a nossa ladina Fátima Felgueiras e para o sempre isaltinante” Morais... entre outros.
Na dúvida, devem manter-se sempre contactáveis. Já faltou mais...