AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

A GALINHA E A MINHOCA - A foto ganhou o Primeiro Prémio do Photography Award de Taipei de 2011.

VEJA ESTE CLIP ! - Debtocracy, ou Dívidocracia, é o documentário grego que contou com a colaboração do economista Costas Lapavitsas, que concedeu uma entrevista publicada na última edição do SOL. Veja o filme e leia a análise do especialista sobre a eurocrise



Debtocracy, ou Dívidocracia, é o documentário grego que contou com a colaboração do economista Costas Lapavitsas, que concedeu uma entrevista publicada na última edição do SOL. Veja o filme e leia a análise do especialista sobre a eurocrise

EM CIMA DA HORA !!! - Ministros da zona euro reúnem de emergência perante risco de bancarrota

Ministros da zona euro reúnem de emergência perante risco de bancarrota
13 de Junho, 2011
Convocada para terça-feira uma reunião de emergência dos ministros das Finanças da zona euro após subida recorde dos juros das dívidas soberanas da Grécia, Irlanda e Portugal. Standard & Poor's baixou a notação de Atenas para CCC. Em Dublin, a banca corre risco de falência.
Segunda-feira foi um dia de pânico em torno das dívidas soberanas dos países periféricos europeus, com as probabilidades de default (falência) para a Grécia, Portugal e Irlanda a atingirem níveis recorde: 73,55%, 47,27% e 46,05% respectivamente. Em resultado, a agência de notação financeira Standard & Poor's cortou o rating da dívida de longo prazo da Grécia de "B" para "CCC", tirando-o de perspectiva negativa, mas considerando que o país apresenta um risco "ainda mais elevado" de incumprimento.

"A perspectiva de longo prazo é negativa. A degradação [do rating] reflecte a nossa opinião de que há um risco ainda mais elevado de um ou mais defaults", sublinhou a agência em comunicado.

Um default significa, em termos gerais, que uma entidade ou um Estado não consegue pagar as suas dívidas ou os seus compromissos no prazo acordado.

A descida do rating grego e o nervosismo dos mercados é atribuído às recentes declarações do Governo alemão e do presidente do Eurogrupo, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, que têm vindo a defender uma reestruturação parcial ou "suave" da dívida de Atenas.

A solução é recusada pelo presidente do Banco Central Europeu. Jean-Claude Trichet reafirmou hoje que qualquer reestruturação da dívida grega deverá ser "voluntária" - não unilateral - e não desencadear um default nos pagamentos, o que teria consequências "muito nefastas".

"Temos uma posição muito simples, e é um conselho aos Estados porque o BCE não decide nada: as reestruturações de dívida devem ser voluntárias" e "é preciso evitar tudo o que possa desencadear um default de pagamento", declarou Trichet em Londres.

A reunião de urgência dos ministros das Finanças da zona euro, amanhã, visa conciliar duas visões antagónicas face ao problema grego e encontrar uma solução célere perante o receio dos mercados.

Também a Irlanda deverá estar no centro da discussão de amanhã, depois de um comité de Credit Derivatives Determinations da ISDA (International Swaps and Derivatives Association), uma associação do mercado de derivados, ter declarado que o plano de reestruturação da dívida junior do banco irlandês AIB se assemelha a um "evento de crédito" - ou seja, um default bancário.

SOL com Lusa

AO DESBARATO DOS RATINGS - POEMA POLÍTICO

Usuários da palavra enganadora
num lavor aturado
( pecunioso e selvagem ),
as marionetas fazem surf
na tábua rasa dos nossos valores

Atiram códigos ( poeira ) para os olhos
dos incautos que os sentaram no poder
servindo-se de legumes de aspecto apetitoso
para que o rebanho, na vertigem da vitória,
se esqueça do vinagre

Acordaremos, tarde e a más horas
quando o fartar vilanagem
tirar o coelho da cartola e
( da nação social ) fizer desaparecer os valores
ao desbarato dos ratings

Nilson Barcelli

AVEC LE TEMPS - Silencioso o impulso, Despe-se das amarras, Da paisagem, Bebendo a vida no vento,


Segunda-feira, Junho 13, 2011













Silencioso o impulso


Despe-se das amarras

Da paisagem,

Bebendo a vida no vento,

Num voluntarioso gesto

De invocação dos corpos

Adormecido sinto a tua

Mão percorrer-me os sentidos

E num ultimo fulgor

Ergo a vida e deleito-me

Com a candura dos teus

Olhos, que suavemente

Me devoram numa doce e

Antecipada luxúria.



Manuel F. C. Almeida

Segunda-feira, 13 de Junho de 2011

Portas e Ana Gomes, mais um episódio da “A Guerra entre as Estrelas”!

É só "estrelas"! “Já vimos tantos episódios desta série, que até já sabemos o fim de cor e salteado”.
Paulo Portas líder do CDS-PP, pediu ao advogado Garcia Pereira, dirigente do PCTP/MRPP, para avaliar se há razões para acção contra Ana Gomes.
Esta notícia até tem alguma piada, o Garcia Pereira, durante a campanha eleitoral teve sempre ligada a cassete da transparência, da corrupção e dos despesismos dos governos do PS e do PSD!
O grande timoneiro Garcia Pereira vai suspender temporariamente revolução cultural, democrática e popular, para avaliar se há razões para o camarada nacionalista e amigo da revolução Paulo Portas mover uma acção contra a camarada Ana Gomes e assim, esta fazer uma autocrítica e  retractar-se em público ou ir para uma escola de reeducação.
Ou esta senhora não anda bem e necessita de tratamento psiquiátrico, ou então Paulo Portas não tem mesmo condições para fazer parte de um governo sério e credível. No fundo é de interesse nacional saber a verdade acerca dos políticos que nos governam, eu penso que qualquer cidadão suspeito de ter lesado o país num cêntimo que seja, não deveria candidatar-se a nenhum lugar de órgãos de soberania, enquanto não fossem definitivamente esclarecidas todas as dúvidas.
Portanto, vamos esperar atentamente pela queixa-crime……

Ferraz da Costa – Aí estão os vermes a sair de baixo das pedras...

Segunda-feira, 13 de Junho de 2011

Ferraz da Costa – Aí estão os vermes a sair de baixo das pedras...




Ferraz da Costa foi durante anos presidente da CIP. Agora preside a uma coisa qualquer que se chama “Fórum para Competitividade”. Interpretando o sentimento dos seus comparsas e indo bem mais longe do que o seu novo funcionário no Governo, Pedro Passos Coelho, Ferraz da Costa quer um corte de vinte pontos percentuais na Taxa Social Única (TSU), que assim passaria para uns meros 3,75%.
Para “compensar” esta brutal queda no financiamento da Segurança Social, propõe que se taxe praticamente tudo o que existe... a 23% de IVA. Tem tudo bem pensado: se alguém disser que isso vai aumentar a pobreza, esmagando a já deficiente capacidade de consumo de milhares de famílias... é porque «não percebe muito do assunto», como diz ser o caso de Jerónimo de Sousa.
Diz ainda que o facto de os patrões quase deixarem de contribuir para a Segurança Social terá «um efeito muito poderoso nas exportações e nas importações»… sabendo bem, o escroque, que a única coisa que ficará muito mais poderosa serão os motores dos automóveis dos seus bem amados “empresários”, que sonham com um mundo povoado por trabalhadores com um Salário Mínimo de miséria, obrigados a trabalhar sem direitos nem segurança, para financiar o seu próximo Ferrari, ou Lamborghini, ou Porsche Panamera… mais o jipe Cayenne Turbo de 500 cavalos… para ir ao campo.
Não passam de vulgares bandidos, representantes de um sistema criminoso!

GRUPO ESPÍRITO SANTO COLOCOU-SE FORA DA CORRIDA Á PRIVATIZAÇÃO DA TAP.

O Grupo Espírito Santo está fora da corrida à privatização da TAP, que deverá arrancar em breve, disse o presidente da área não-financeira do grupo, Manuel Espírito Santo.

"Saímos da aviação há seis anos quando vendemos a Portugália [à TAP], por isso não estamos interessados em entrar no setor. Não estamos interessados em estudar" o processo de privatização, disse Espírito Santo, à margem da cerimónia de inauguração do novo voo da companhia aérea portuguesa para a cidade norte-americana de Miami.

"A TAP hoje em dia é uma companhia que realmente teve uma evolução bastante positiva ao longo dos últimos anos, tem um ativo bastante valorizado, principalmente com as rotas todas para o Brasil", mas o grupo tomou a "decisão estratégica de não continuar na aviação", adiantou

Construído no espaço de uma antiga fábrica de cortiça, o complexo de animação turística, inaugurado em 1999 e que albergava o Museu da Cortiça, espaços de restauração e espectáculos, encerrou em Maio de 2010 por dificuldades financeiras.


Silves - Fábrica do Inglês continua sem investidores

Em Silves, o complexo da Fábrica do Inglês permanece encerrado e sem soluções para reabrir em breve. O investimento de 12 milhões de euros, nascido em 1999, fechou há um ano. Dificuldades financeiras ditaram o fim de um empreendimento que levava à localidade algarvia animação e visitantes.

Café Portugal | segunda-feira, 13 de Junho de 2011

Construído no espaço de uma antiga fábrica de cortiça, o complexo de animação turística, inaugurado em 1999 e que albergava o Museu da Cortiça, espaços de restauração e espectáculos, encerrou em Maio de 2010 por dificuldades financeiras.

Aquela que era considerada a principal mostra de cortiça existente em Portugal chegou mesmo a ganhar o prémio de melhor museu industrial da Europa em 2001, ano em que recebeu mais de 100 mil visitantes.

 «Tenho esperança de que ainda se possa encontrar alguma alternativa», desabafa Isabel Soares, sublinhando que houve um investidor interessado em abrir o complexo ainda este Verão, o que não terá, afinal, passado de uma intenção.

A autarca confessa sentir «um aperto no coração» por ter visto aquele empreendimento ser gerado e ter acompanhado os seus primeiros dez anos de êxito, durante os quais Silves «deixou de ser um deserto» no Verão.

Antes da fábrica abrir como complexo de lazer era raro ver movimento na cidade pela altura do Verão, com os residentes a partir para o litoral e praticamente sem pessoas a visitar a antiga capital do Algarve, refere.

«Era entristecedor ir a Silves no Verão e a fábrica acabou por dar um alento muito grande à cidade», recorda Isabel Soares, que refere que foi a partir da abertura do espaço que se começou a conseguir cativar mais os turistas.

Hoje, apesar de o Castelo de Silves ser um dos monumentos mais visitados da região, sobretudo por estrangeiros, a cidade perde visitantes por não possuir um espaço com capacidade para a realização de concertos e outros espectáculos.

Já o museu, além de um conjunto de máquinas e de outros equipamentos que permanecem no mesmo local, reúne um importante espólio documental que remonta ao século XIX, altura em que a indústria corticeira ainda era próspera em Silves.

A Fábrica do Inglês representou um investimento de 12 milhões de euros, tendo o museu recebido nos últimos três anos de actividade uma média de 90 mil visitantes anuais.

ALGARVE - BANCO ALIMENTAR PROMOVE ESPECTÁCULO DE BENIFICÊNCIA EM LAGOA

O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve vai promover, no próximo dia 17 de junho, um espetáculo denominado “Dignific’arte” que tem como objetivo a angariação de receitas para a aquisição de contentores necessários à recolha e armazenamento de alimentos.
O espetáculo vai ter início às 21h30, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, concelho de Lagoa.
O evento contará com a presença da Orquestra do Algarve e de maestros e solistas que irão atuar de forma totalmente gratuita, num esforço conjugado de inúmeras pessoas e entidades para a concretização do objetivo do banco alimentar.

Descoberta a identidade da suposta blogger síria que tanta tinta fez correr nos últimos tempos, graças ao seu blog ‘Uma rapariga gay em Damascus’, e às suspeitas de rapto, que correram os média na última semana.

Emblemática 'blogger' síria é afinal americano de 40 anos


Descoberta a identidade da suposta blogger síria que tanta tinta fez correr nos últimos tempos, graças ao seu blog ‘Uma rapariga gay em Damascus’, e às suspeitas de rapto, que correram os média na última semana.

Afinal não é síria, nem homossexual, como afirmava. Não é nem sequer uma mulher. Amina Abdallah Araf al Omari, é na realidade Tom MacMaster, um norte-americano de 40 anos, que vive nas Escócia.

Amina, que tanta admiração e carinho tinha atraído, pela sua luta e insurgência contra o regime local, não passa afinal de um pseudónimo, sob o qual Tom, a estudar em Edimburgo, se fazia passar.

O autor da farsa garante que apenas tentou passar informação sobre determinados acontecimentos no Médio Oriente, através de alguém que o vive todos os dias, de forma apelar a uma audiência ocidental.

Apesar de pedir desculpas, MacMaster insiste na ideia de que é o único autor dos posts publicados, e de que não deveria importar o nome por trás das declarações.

«A voz narrativa pode ser fictícia, mas os factos são verdadeiros e enganadores em relação à situação real», salientou.

A confissão põe fim ao mistério, que na última semana correu a Internet, onde se conjecturou sobre o rapto de ‘Amina', supostamente sequestrada por três homens armados, quando se deslocava para um encontro com coordenadores dos protestos ao regime Sírio, do presidente Bashar Al-Assad.

A reacção generalizada é agora de fúria contra o autor do blog e da farsa, pela preocupação infundada que causou. A comunidade homossexual da Síria diz mesmo que MacMaster prejudicou a sua causa, colocando a segurança de várias destas pessoas em perigo.
14:26 - 13-06-2011

Deputados pedem subsídios e subvenções vitalícias após queda do Governo

 
13 de Junho, 2011
Pelo menos cinco deputados que estiveram pelo menos 12 anos no Parlamento reclamaram o subsídio de reintegração e pelo menos dois pediram a subvenção vitalícia após a dissolução da Assembleia da República. A notícia é avançada pela TSF, que cita informação oficial da Assembleia da República, que não divulgou os nomes dos requerentes. Cinco parlamentares pedem um subsídio de reintegração, enquanto dois deputados reclamam uma subvenção vitalícia, atribuível a quem esteve mais de 12 anos no Parlamento como, por exemplo, o socialista Vera Jardim, que deixou recentemente a AR.

Segundo a TSF, é possível que mais deputados venham a pedir este subsídio, o que poderá levar a que a verba de 604 mil euros prevista no orçamento do Parlamento para estes pagamentos tenha de ser reforçada.

Os deputados Osvaldo de Castro e Marques Júnior disseram à TSF que estão a avaliar um eventual pedido. Jaime Gama e Manuela Ferreira Leite não indicam a sua opção.

SOL

Vai sendo altura de lembrar que na altura da adesão à CEE (1986) foi prometido aos portugueses desenvolvimento, crescimento económico, mais e melhor emprego, maior nível e qualidade de vida, mais riqueza e mais justiça, porém, entre 1985 e 1995, anos de governação de Cavaco Silva, e posteriormente de António Guterres, até 2001, foram os períodos em que se verificou o sistemático e gradual desmantelamento da agricultura, das pescas e da indústria transformadora, que são sectores produtivos primordiais, sem falarmos no escandaloso programa de privatizações

foto retirada da net por A.Garrochinho

Segunda-feira, Junho 13, 2011


Remendar a História Recente

DEPOIS de ler o artigo do Presidente Cavaco Silva no semanário EXPRESSO, onde aquele senhor explanou a sua ideia de repovoamento agrário e incentivo aos jovens agricultores, verifiquei que se esqueceu de assinalar – acreditando talvez na memória curta das pessoas - que foi ele um dos grandes responsáveis pela política de liquidação das actividades económicas básicas, de que agora se queixa sermos deficitários, e sabendo que aquelas suas novas ideias dificilmente encontrarão terreno para germinarem junto dos jovens, num cenário de desalento e descrédito, como é o caso presente, mesmo apelando à habitual expontaniedade, voluntarismo e iniciativa das novas gerações. Vai sendo altura de lembrar que na altura da adesão à CEE (1986) foi prometido aos portugueses desenvolvimento, crescimento económico, mais e melhor emprego, maior nível e qualidade de vida, mais riqueza e mais justiça, porém, entre 1985 e 1995, anos de governação de Cavaco Silva, e posteriormente de António Guterres, até 2001, foram os períodos em que se verificou o sistemático e gradual desmantelamento da agricultura, das pescas e da indústria transformadora, que são sectores produtivos primordiais, sem falarmos no escandaloso programa de privatizações, que retirou ao Estado o controlo de sectores fundamentais, vocacionados para o desenvolvimento da economia. Para saber um pouco mais sobre este período, basta consultar este documento. A par disso, vieram as imposições de quotas (na agricultura, pecuária e pescas) bem como os subsídios para serem arrancados vinhedos e olivais, e promovido o abstencionismo, cedendo às imposições da CEE, como compensação para a entrada de subsídios. Esses auxílios comunitários, na ordem dos 50.000 milhões de Euros, destinados à reconversão e modernização da agricultura e pescas, por inoperância, incompetência e a fatal corrupção que habitualmente anda associada a estas operações de financiamento, acabaram por ser delapidados e dispersarem-se inglóriamente, conduzindo o país para a dramática situação em que actualmente se encontra. Era bom que Cavaco Silva, quando fala agora lá dos aposentos do Palácio de Belém, percebesse que não é num ápice que se consegue restaurar a confiança, invertendo aquilo que levou um quarto de século a consumar, isto é, a sistemática destruição do tecido económico do país, e o crescimento do desânimo entre as suas forças produtivas, e que ostenta, bem visível, a sua marca. E não é muito curial passar por cima de factos, tentando remendar a História recente.

PEPINOS, MAIS PEPINOS E SÓ PEPINOS... UMA DÁDIVA DO CÉU...!

PEPINOS, MAIS PEPINOS E SÓ PEPINOS... UMA DÁDIVA DO CÉU...!


DEPOIS DE LERES ESTA MENSAGEM, NUNCA MAIS OLHARÁS O PEPINO DA MESMA FORMA! QUE GEMA PRECIOSA É ESTE LEGUME!

**1. Os PEPINOS contêm a maioria das vitaminas de que precisas diariamente. Só um pepino contém as Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.**

**2. Sentes-te cansado à tarde? Dispensa a cafeína e come um Pepino. Os Pepinos são óptimas fontes de Vitamina B e Carbonatos que fornecem aquela ‘animação’ que dura horas.**

**3. Cansado de ver o espelho da casa de banho embaciado depois do banho? Tenta esfregar uma rodela de pepino no espelho; isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como num SPA.**

**4. As lesmas e caramujos arruínam as tuas plantas? Coloca algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio), na tua horta ou jardim, e as pestes ficarão longe toda a temporada. As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar um cheiro detectado por humanos mas que deixam as pestes loucas e as fazem fugir da área.**

**5. Procuras uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia? Tenta esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colagénio de tua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também!**

**6. Desejas evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Come algumas fatias de pepino antes de dormir e acordarás sem dor e sem ressaca. Os Pepinos contêm bastante açúcar, Vitamina B e electrolises para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!**

**7. Queres evitar aquela fome à tarde ou à noitinha com alguma coisa?Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.**

**8. Tens uma importante entrevista de emprego e reparas que não tens tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfrega uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão rápida e durável brilho que não somente fica óptimo como também repele a água.**


**9. Não tens em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta a ranger? Pega numa fatia de pepino e esfrega no sítio problemático... e o rangido foi-se!**

**10. Cansado, stressado e sem tempo para uma massagem facial ou visita ao SPA? Corta um pepino inteiro e coloca numa panela de água a ferver, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a 100º e soltam-se no vapor, criando um relaxante cheirinho que reduz o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.**

** 11. Acabaste de almoçar e vês que não tens "chewing gum" ou rebuçados de hortelã?Pega numa fatia de pepino e espreme no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o sabor da comida, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.**

**12. Procuras algo ''verde'' para limpar as torneiras, pias ou aço inoxidável?Esfrega uma fatia de pepino na superfície que desejas limpar, isto não só remove anos de zinabre mas traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam as tuas unhas e mãos enquanto limpas.**

**13. Usas a caneta e cometes um erro? Toma a casca do pepino (o lado de fora ) e devagar usa-a para apagar o erro. Também funciona muito bem nos lápis que as crianças deixam nas paredes!**

Entendam-se, pelas alminhas, que já estou com a cabeça à roda!

Diário de Notícias: homem mais pequeno do mundo mede 59,93 centímetros;
Correio da Manhã: homem mais pequeno do mundo mede 55 centímetros;
Bola: homem mais pequeno do mundo mede 61,5 centímetros;
i: homem mais pequeno do mundo mede 59,7 centímetros;
Expresso: homem mais pequeno do mundo mede 60 centímetros;
Outra vez o Diário de Notícias: homem mais pequeno do mundo mede 61,6 centimetros.

Irra! Ou o Marcelo começa a divulgar depressa a composição do governo com nomes concretos e definitivos ou ainda damos todos em malucos.

por Rui Rocha
Delito de opinião