AVISO

O administrador deste blogue
não é responsável pelas opiniões
veiculadas por terceiros
nem a sua publicação quer dizer
que delas partilhe, apenas as
publica como reflexo da
sociedade em que se inserem
dando-lhes visibilidade
mas nunca fazendo delas opinião própria.
Ao desenvolturasedesacatos reserva-se ainda o direito
de eliminar qualquer comentário anónimo ou não identificado, que contenha ataques
deliberadamente pessoais, que em nada contribuampara o debate de ideias ou para a denúncia
de situações menos claras do ponto de vista ético.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

realidades de Cuba

Cuba lidera o grupo de dez países emergentes com maior índice de desenvolvimento social, conclui um estudo feito por uma equipa de investigadores da ONU com base nos resultados do Relatório do Índice do Desenvolvimento Humano 2010 , divulgado em novembro do ano passado.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi proposto há cerca de 20 anos pela ONU como alternativa aos tradicionais indicadores de desenvolvimento dos países baseados no rendimento per capita, ao complementar esta informação com indicadores relacionados com a saúde e a educação das populações.
A partir do relatório de 2010, onde é calculado pela primeira vez um indicador sem a componente do rendimento, os investigadores das Nações Unidas chegaram a conclusões surpreendentes. Com efeito, nos países em desenvolvimento, o Top 10 é encabeçado por Cuba, seguida do Chile, Palau (Oceano Pacífico), Lituânia, Montenegro, Letónia, Argentina, Roménia, Uruguai e Geórgia.

17.º lugar no ranking mundial


Cuba encontra-se ainda em 17.º lugar no ranking mundial e o estudo da ONU sublinha que "foi o único país da América Latina no Top 10 do IDH sem a componente do rendimento, ao longo da última década".
Mesmo durante um período "marcado por carências económicas bem conhecidas, os indicadores sociais cubanos continuaram a melhorar, com a esperança de vida da população a aumentar dois anos e a escolaridade esperada a aumentar cinco anos", refere o estudo.
Quanto aos países desenvolvidos, a Noruega perde a liderança mundial para a Austrália, que se encontrava em segundo lugar, os EUA passam da quarta para a sétima posição e surgem quatro novos países no Top 10: Coreia do Sul, Japão, Islândia e Israel, que empurram o Canadá, Suécia, Holanda e Liechtenstein para fora do grupo dos dez melhores, onde figuram ainda a Nova Zelândia, Irlanda e Alemanha.
Como destaca o estudo, "o relatório de 2010 mostra que há uma reduzida correlação entre crescimento económico e melhoramentos na saúde e na educação, mesmo durante longos períodos de tempo".


Charola Flôr de Lis - estilo do começador

Flor de Lis 2011 estilo do começador e coro.

Charolas Flôr de Lis 01/01 2011

Flor de Lis 2011 marcha de saída

Lya - Te vas (Letra)

uma voz espanhola de raça !

Jornal de Campanha - Francisco Lopes - Presidenciais 2011 - 4ª Edição

Saúde - Taxas no Serviço Nacional de Saúde aumentam - RTP Noticias, Vídeo

Saúde - TaxasTaxas no Serviço Nacional de Saúde aumentam
A partir de hoje aumentam várias taxas no Serviço Nacional de Saúde. Um atestado para apresentar numa junta médica aumenta dos 90 cêntimos para os 50 euros. O ministério da Saúde alega que as taxas não tinham aumentos há mais de 20 anos. no Serviço Nacional de Saúde aumentam - RTP Noticias, Vídeo

COINCIDÊNCIAS


 VISÃO - investigou e denuncia.
Cavaco com vivenda de luxo num aldeamento construído pela SLN.



Jornalistas da Visão publicam que Cavaco Silva tem uma vivenda de luxo perto de Albufeira num complexo construído pela Sociedade Lusa de Negócios (BPN). Interpelado pelos jornalistas Cavaco disse não se lembrar onde registou o imóvel depois dos jornalistas da revista semanal terem verificado que a dita vivenda não se encontra registada na conservatória de Albufeira.