AVISO


OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "desenvolturasedesacatos"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011


ALGARVE -  AUTARQUIAS DE PORTIMÃO E LOULÉ  REDUZEM ILUMINAÇÃO DE NATAL
Orçamento total é inferior a 50 mil euros
Portimão corta na iluminação de Natal e festas de fim de ano
25-11-2011 8:47:00

O Município vai “reduzir substancialmente o investimento” na iluminação de Natal e festejos de fim de ano para conter despesas, mas compromete-se a suportar consumos da luz e licenciamentos se comerciantes financiarem decoração das ruas.

A autarquia de Portimão justifica a decisão com crise económica e financeira que o país atravessa e perante a necessidade de contenção de despesas previstas no Plano Municipal de contenção da despesa.
Assim, só haverá instalação de símbolos de Natal na Alameda da Praça da República, em Portimão, e em cada uma das duas restantes freguesias do concelho e iluminação das fachadas das igrejas.
Segundo o comunicado da câmara esta medida implica um investimento de cerca de 20.000 euros, uma redução de aproximadamente 80% dos valores investidos em 2010.
No entanto, “caso as associações de comerciantes ou empresários entendam financiar a iluminação de algumas artérias da cidade, a autarquia compromete-se a suportar os custos de consumo à EDP, os licenciamentos que estiverem em causa e o apoio logístico à respetiva instalação”, promete o executivo liderado pelo socialista Manuel da Luz.
Quanto a espetáculos e outras animações a autarquia manifestou disponibilidade financeira para que possam decorrer iniciativas na Alameda da Praça da República, ao abrigo da Carta Compromisso assinada entre a Câmara de Portimão e a UAC – Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio.
Entre estas conta-se um mercadinho temático sobre colecionismo e antiguidades, a Stock Out de Inverno, uma feira de artesanato e uma degustação de chás e doces tradicionais de Natal.
Para a concretização destas ações, estão disponíveis estimados em 17.900 euros do orçamento camarário.
Por sua vez, os alunos do curso de Design do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes vão decorar os vidros das montras de lojas que se encontram devolutas na zona comercial de Portimão, com o intuito de minimizar o impacto negativo provocado pelas mesmas.
Passagem de ano apenas com fogo de artificio simbólico
Por outro lado, a Câmara de Portimão não organizará os festejos da Passagem de Ano nos termos das edições anteriores, estando todavia previsto um fogo-de-artifício simbólico e animação em diversos pontos do município através de grupos locais.
No entanto, “caso os empresários e/ou comerciantes encontrem meios de financiamento para a realização destes eventos, com programas de reconhecida qualidade, a edilidade garantirá os licenciamentos necessários e o respetivo apoio logístico” adianta a câmara.
Parte das verbas resultantes da redução de despesa agora decidida será aplicada no financiamento das iniciativas assumidas e no reforço do apoio à distribuição de cabazes de Natal aos mais carenciados do município, conclui o comunicado do município.
'portimão' 'natal' 'fim-de-ano' 'crise' 'animação' 'comércio' 'apoio-social'

LOULÉ


  Loulé diminui iluminação de Natal em 2011
25-11-2011 7:37:00

A autarquia de Loulé destinou “um orçamento substancialmente mais reduzido” para iluminar o Natal. Ainda assim, deverão ser iluminadas “as mais importantes artérias do concelho”. Programa de animação arranca a 1 de dezembro.    
No dia 1 de dezembro, tem início o Programa de Animação de Natal que o Município vai levar a cabo até ao dia 6 de janeiro, nos principais centros comerciais do concelho.
Para as 16h00 está prevista a chegada do Pai Natal, junto à Cerca do Convento, seguindo-se a atuação do Coro Infantil da Fundação António Aleixo e do Grupo Coral Infantil de Loulé, com as mais emblemáticas canções de Natal, para além do repertório próprio.
Para as 17h00 está agendada a inauguração das iluminações de Natal. Este ano, com um orçamento substancialmente mais reduzido, as luzes vão continuar a dar brilho e a levar o espírito da época às.
Em Loulé, as luzes irão acender-se na Praça da República, Largo Gago Coutinho, Avenida 25 de Abril, Rua 5 de Outubro, Avenida José da Costa Mealha, Coreto na Avenida José da Costa Mealha, Avenida Marçal Pacheco, Largo de S. Francisco e três ruas envolventes, Largo Dr. Bernardo Lopes e Igreja de Nossa Senhora da Piedade (colocação de uma estrela).
Para a cidade de Quarteira, vão estar iluminadas a Avenida Infante de Sagres, Largo do Mercado, Rua Bartolomeu Dias, Rua Vasco da Gama, Avenida Sá Carneiro e Avenida Mota Pinto (mais as quatro rotundas), Igreja S. Pedro do Mar, Praça do Mar e Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Também o coração do comércio da vila de Almancil volta a receber estas decorações natalícias, em particular a Avenida Duarte Pacheco/Avenida 5 de Outubro, Praceta Sá Carneiro, Rua do Vale Formoso, Rua da República e Igreja de S. Lourenço (árvore de Natal).
Fonte de Boliqueime, Rua João Batista Ramos Faísca e fachada da Igreja são os pontos que vão estar iluminados em Boliqueime.
Nas fachadas das igrejas das sedes de freguesia do Ameixial, Alte, Benafim, Salir, Tôr e Querença será colocado um elemento decorativo alusivo ao Natal e quatro elementos decorativos junto às sedes de freguesia.
Refira-se que, durante este período de festas, haverá animação infantil, diariamente, na Cerca do Convento, em Loulé, e na Praça do Mar, em Quarteira, onde ficará instalado um carrossel de Natal, e no Largo do Tribunal de Loulé, onde as crianças e jovens poderão divertir-se nos carrinhos de choque que aqui estarão. O horário de funcionamento destas atrações é das 10h00 às 19h00.
Incrementar o comércio tradicional, atraindo mais compradores às baixas comerciais das localidades, e simultaneamente, criar o espírito tão especial que esta quadra integra são os principais objetivos de mais estas ações da edilidade louletana.

OBSERVATÓRIO DO ALGARVE

Sem comentários:

Enviar um comentário